Neste artigo, vamos ver como criar um papel personalizado para acessar o próprio ambiente Framework360.
A criação de um papel personalizado pode ser utilizada para permitir que um colaborador, um funcionário ou um cliente que deseja gerenciar seu próprio site acesse o interior do seu ambiente.
Vamos começar!
Primeiro, vamos na subopção Papeis e Permissões através do menu principal do Framework360 seguindo os seguintes passos:
Configurações > Usuários e Permissões > Papeis e Permissões
Uma vez dentro, já encontraremos disponível o papel de Admin, através do qual será possível gerenciar e visualizar todas as funções presentes na plataforma. Caso queiramos dar ao nosso usuário a possibilidade de visualizar e modificar apenas determinadas funções, devemos criar um novo papel.
Para criar um novo papel, clique no botão no canto superior direito Adicionar, neste ponto nos depararemos com a seguinte tela:
Agora vamos inserir o nome que preferimos para o papel que estamos criando, se quisermos, podemos também adicionar uma descrição do papel, no nosso exemplo chamamos o papel de “Colaborador Externo”.
Personalizamos as funções do Novo Usuário
Agora vamos para a área Permissões através do botão destacado na figura seguinte:
Uma vez dentro da área Permissões nos encontraremos diante de várias seções com as quais poderemos personalizar de maneira muito analítica o que nosso usuário poderá fazer.
As áreas que encontraremos são as seguintes:
- Modo Somente Leitura
- Visualização de Dados do Novo Usuário
- Menu para Novo Papel
- Widget Dashboard Novo Papel.
Agora vamos ver em detalhes o que essas áreas nos permitem fazer e como personalizá-las.
Com a primeira seção chamada Modo Somente Leitura podemos decidir que nosso usuário poderá apenas visualizar os dados presentes no site, mas não poderá modificar o conteúdo.
Dentro da seção Visualização de Dados do Novo Usuário, por outro lado, podemos decidir se o usuário poderá ver todos os dados relacionados aos Clientes, Web Tracking, Vendas e Arquivos, ou, visualizar apenas seus próprios dados sempre relacionados às categorias mencionadas.
Poderíamos, além disso, personalizar a Sidebar que nosso usuário irá visualizar.
Para modificar a Sidebar vamos mover para a coluna Menu Atual da seção Menu para Novo Papel os itens que desejamos que nosso usuário visualize, enquanto, moveremos para a coluna Voices Inutilizadas as vozes que desejaremos não mostrar como mostrado na figura:
Através do botão Adicionar Divisor presente na coluna Adicionar Conteúdos poderíamos adicionar um divisor não clicável na Sidebar do nosso usuário, talvez para tornar a Sidebar mais intuitiva e organizada.
Continuando a rolar a página Permissões encontraremos a seção Widget Dashboard Novo Papel através da qual poderemos decidir quais widgets, presentes dentro do dashboard, o nosso usuário poderá visualizar.