Alterar o estado do pedido

Dentro este artigo, vamos ver como modificar o estado de uma venda recebida, por exemplo, de nosso site web e-commerce.

 

Acedemos à opção Vendas

Primeiro, acedemos à opção Vendas que encontramos dentro do menu principal do Framework360. Uma vez lá dentro, encontraremos a lista de todos os clientes que efetuaram uma compra em nosso site web com o estado do pedido visível à direita como mostrado na figura:

Clicando no nome do cliente, entraremos na tela de detalhes da compra efetuada.

Dentro da tela de detalhes, poderemos ver, clicando nas abas acima Dados principais e Carrinho (como mostrado na figura), respectivamente os dados do cliente e quais foram os produtos e as respectivas quantidades adquiridas pelo cliente.

Indo para a parte direita da tela de detalhes poderíamos visualizar e modificar o status do pedido, objeto deste vídeo, e outros dados que iremos analisar no próximo passo.

Passo 2: Dados contidos na seção Resumo da Venda

Dentro da seção Resumo da Venda (destacada na figura anterior) poderão ser vistas diversas informações importantes do pedido realizado, como a origem do pedido, o total do pedido e o status de pagamento.

O status de pagamento é diferente do status do pedido, uma vez que, por exemplo, um pedido pode estar para ser enviado, mas o status de pagamento poderá ser mesmo assim recebido.

Se o cliente efetuar o pagamento através de um método rastreável por parte do Framework360 (por exemplo, pagamentos realizados com cartão ou com PayPal), o status de pagamento será atualizado automaticamente de Não Recebido para Recebido; enquanto que, se o cliente nos pagar com um método de pagamento não rastreável por parte do Framework360, como pagamento em dinheiro na entrega ou pagamento com cheque, será o operador a mudar manualmente o status de pagamento clicando na opção Estado de pagamento.

Além disso, é oportuno especificar que no momento em que o estado de pagamento passarà de Não recebido para Recebido automaticamente o Framework360 modificará o estado do pedido de aguardando pagamento para em processamento. Naturalmente, no momento em que o estado do pedido é em processamento , espera-se que um operador altere manualmente o estado do pedido no momento em que o pedido for enviado. No próximo passo, veremos como modificar o estado do pedido manualmente.

 

Passo 3: Modificar o estado do pedido

Abaixo da seção Resumo da venda, sempre na parte direita da tela de detalhes do pedido, encontraremos a seção Estado do pedido.

Dentro da seção Estado do pedido, estará presente justamente o estado do pedido, para modificar esse estado bastarà clicar sobre ele e selecionar o estado no menù suspenso que aparecerá, como mostrado na figura seguinte:

Os estados do pedido selecionáveis serão:

  1. Aguardando pagamento
  2. Em processamento
  3. Para enviar
  4. Enviado
  5. Concluído
  6. Cancelado
  7. Reembolsado

Sempre que houver uma mudança de estado, o Framework360 nos perguntará se enviar um e-mail automaticamente ao cliente, no qual será avisado da mudança, ou se proceder sem o envio do e-mail.

Se quisermos gerenciar os e-mails que partem automaticamente no momento em que é feita uma mudança no estado do pedido, devemos nos dirigir à subopção E-mail de sistema do menu principal do Framework360 seguindo os seguintes passos:

Configurações > E-mail > E-mail de sistema

Dentro da opção E-mail de sistema encontraremos a aba Pede dentro da qual poderemos modificar todos os e-mails predefinidos que partem automaticamente quando o estado de um pedido é alterado.

Agora vamos voltar a falar sobre a seção Estado do pedido e ver quais outras funcionalidades esta seção nos reserva.

Uma funcionalidade muito importante é aquela que nos permite ver a cronologia de todas as alterações do pedido realizadas com a respectiva data e hora, de modo a poder verificar se toda a cadeia do pedido foi bem-sucedida ou se houve erros. Para fazer isso, devemos clicar no relógio presente ao lado do estado do pedido, como mostrado na figura seguinte:

Além disso, se o estado do pedido é aguardando pagamento abaixo aparecerá o Link de pagamento que poderá ser enviado ao cliente, este por sua vez acessando tal link poderá efetuar o pagamento.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.