Você quer lançar um novo produto? Quer testar a eficácia de uma campanha social? Ou deseja diversificar seu portfólio?

Em todos esses casos, você precisa saber o que é um micro site e como realizá-lo.

Características e objetivos de um microsite

Características e objetivos de um microsite

Um micro site é um site web desenvolvido em uma única página (semelhante à landing page, mas diferente em alguns aspectos), que geralmente é montado em um domínio separado em relação ao site principal da empresa ou, no máximo, em um subdomínio (exemplo: www.subdominio.nomeempresa.com.br).

Como mencionado, o objetivo de um microsite é conduzir tráfego e divulgar um novo produto/serviço, e muitas vezes está associado a uma campanha publicitária social, ou realizada por meio de canais tradicionais.

Ao contrário dos sites e das landing pages, o microsite tem objetivos super específicos e um público-alvo restrito e selecionado. Consequentemente, também as métricas e os objetivos serão muito claros e restritos.

Fases de criação de um microsite

Como em todos os aspectos do web marketing, será fundamental, em primeiro lugar, definir os objetivos e o público-alvo.

Através do uso de um CRM, ou dos gráficos dos programas de rastreamento como Analytics ou as estatísticas das redes sociais, você poderá captar importantes informações sobre seu público e sobre qual parte dele poderá estar interessada neste novo produto/serviço que deseja lançar no mercado, através do uso de um microsite.

Portanto, público-alvo super específico (exemplo: mulheres de 18 a 23 anos) ligado a um interesse geral do core business da sua marca. 

Uma vez identificado o target, será fundamental definir um objetivo muito específico:

  • Aumentar o engajamento dos usuários em uma certa porcentagem;
  • Criar x leads de e-mail;
  • Obter x visitantes em um determinado período de tempo.

Estes são apenas exemplos de muitos objetivos que podem ser impostos na criação de um microsite, mas a palavra-chave é especificidade!

Vamos em frente.

Você adquiriu e escolheu o nome do domínio (onde obviamente estará presente o nome do seu novo produto ou serviço) e agora estará pronto para realizá-lo.

Framework360 é ótimo dada a sua versatilidade, mas veremos isso melhor mais tarde.

Por enquanto, lembremos que, ao contrário da landing page, que tem o único objetivo de vender, ou de um site que apresenta a totalidade de uma empresa, o microsite tem objetivos bem específicos e não necessariamente ligados à venda.

Isso implica uma estrutura diferente.

São exemplo microsites com elementos espetaculares, de certo efeito e muito interativos.

Também a gamificação è uma ótima ferramenta de interação para um micro site.

Exemplos práticos de microsite

Analisemos agora alguns exemplos de microsite para entender melhor quais são os elementos visuais que podem fazer a diferença. 

Um dos exemplos úteis para esse propósito è o microsite de Karl Meltzer, ultramaratonista estadunidense embaixador da RedBull que criou um projeto um pouco pesado pra falar a verdade, como velocidade de execução, mas com impacto imediato com carrosséis de imagens em rolagem, links para vídeos do YouTube, enfim, realmente um microsite...muito macro.

https://atrun.redbull.com/karl-meltzer-appalachian-trail/p/1

Outro exemplo útil è Inside Chanel.

A Chanel lança seu aprofundamento sobre Gabrielle Chanel, verdadeiro nome de Coco, com um microsite essencial mas eficaz: há a presença de um vídeo com mudanças repentinas de luz que chama a atenção e explica sobre o que estamos falando, basta isso!

https://inside.chanel.com/it/gabrielle-chanel-and-literature

Finalmente, Air France que joga com um microsite chamado questionsinthesky, criando engajamento e aumentando sua ressonância.

https://questionsinthesky.airfrance.com/

As fases seguintes, como sempre, serão conectar o microsite às plataformas de rastreamento, otimizá-lo em chave SEO e inserir uma cópia persuasiva e atrativa, finalmente, medir os dados.

Criar seu microsite com Framework360

Criar seu microsite com Framework360

Graças ao Framework360, a plataforma italiana mais inovadora e completa para tudo que diz respeito ao marketing digital, você poderá criar seu microsite de uma forma totalmente simples, intuitiva e eficaz.

Você não precisará de habilidades em construção de sites ou programação, através do page builder interno da plataforma e os vários plugins instaláveis oferecidos para a configuração e personalização do site (incluindo a seção "temas", à qual recomendamos que você dê uma olhada), você poderá criar um microsite otimizado, seja qual for o seu objetivo.

Experimente Framework360 para sua atividade online.