
Se você tem um site, provavelmente já aconteceu de você ter a necessidade de criar um formulário de contato personalizado, para ser contatado pelos visitantes ou para gerar leads.
Existem vários sites que oferecem esse tipo de serviço, muitos têm uma versão gratuita, outros, com mais opções, são pagos.
O principal objetivo de um site é fazer com que o formulário de contato seja preenchido pelo usuário; portanto, é muito importante que o formulário seja o mais atraente possível, uma vez que um formulário eficiente pode aumentar em mais de 100% as conversões. Muitas vezes, é necessário apenas algumas pequenas modificações no formulário de contato para ter mais conversões, ou seja, maior número de preenchimentos do formulário.
Como o usuário chega ao formulário de contato

O usuário geralmente chega ao formulário de contato porque foi atraído por uma oferta ou por um produto. Uma boa prática para ter um site web eficiente é tentar acolher o visitante, ou seja, criar um interesse que o leve a descobrir mais; mas depois é necessário guiar o usuário para o formulário.
No momento em que o usuário chega ao formulário, seu interesse é conquistado e ele está portanto disposto a deixar seus dados, através do preenchimento do módulo.
Como criar um formulário de contatos eficiente

Para criar um formulário eficiente é importante que respeite algumas regras que valorizam sua eficácia; para fazer isso, um formulário de contato deve ser principalmente:
- Agradável
- Simples de preencher
- Interessante
Formulário de contato simples
Ter um formulário de contato simples e com poucos campos para preencher é fundamental, pois permite que até mesmo os visitantes menos experientes não tenham dificuldade em seu preenchimento. Além disso, o tempo de permanência em um site geralmente é muito curto, portanto, o tempo para convencer os visitantes a preencher o formulário é limitado.
Para que um formulário seja eficaz, e portanto converta, é necessário que os campos sejam:
- Poucos
- Imediatos
- Adequados
Os possíveis campos a serem inseridos em um formulário de contato podem ser os seguintes:
- Nome: mesmo que nem sempre seja necessário, faz o usuário se sentir uma pessoa e, portanto, permite um aumento da confiança em relação ao site;
- Email: é um dos campos fundamentais, pois garante as conversas subsequentes com o visitante e, portanto, potencial cliente;
- Número de telefone: este campo é importante de ser inserido porque permite à empresa contatar também telefonicamente o usuário, mas por outro lado, para o visitante pode ser uma informação reservada que não deseja revelar;
- Mensagem: é uma parte muito importante do formulário, pois permite ao usuário expressar seu interesse por um produto ou serviço, solicitar informações ou esclarecimentos. Além disso, a empresa dessa forma tem mais informações sobre o potencial cliente, que podem ser úteis para os contatos subsequentes.
O que acontece após o envio do formulário de contato

Quando o visitante de uma página web preenche e envia o formulário de contato, pode acontecer que: o usuário seja direcionado a uma página de agradecimento ou seja exibido um popup de sucesso pelo envio do formulário.
A primeira solução, ou seja, uma página de agradecimento é muito melhor em relação à segunda solução, pois:
- A página de agradecimento após o envio do formulário permite tranquilizar o usuário;
- Graças a essa página é possível direcionar o visitante para outros conteúdos ou produtos e assim isso permite continuar sua permanência no site;
- É possível rastrear essa página, de modo a examinar as conversões e descobrir o que levou o usuário a enviar o módulo de contato.
Como criar um módulo de contatos com o Framework360

Graças ao Framework360, criar módulos de contatos é fácil, entre as vantagens que você pode encontrar:
- Módulos extremamente simplificados
- Possibilidade de criar os formulários de forma visual, arrastando os campos e definindo as ações que o módulo deve realizar
- Responsive facilitado, com um clique você consegue tornar o módulo de contatos responsivo tanto para tablet quanto para mobile
- Você pode gerenciar de maneira rápida os módulos de contatos
- Com um único clique, você pode adicionar novos campos
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Criar um módulo de contato de maneira ideal pode ser útil para transformar um simples visitante em um potencial cliente.
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