Como criar um logo

Como criar um logo

Um assunto fascinante para quem trabalha com design e marketing, mas complexo e delicado com mil facetas.

Criar um logotipo profissional é como realizar uma pintura ou uma obra de arte, é a máxima expressão de criatividade aplicada aos negócios!

O logotipo é a personificação do que é sua empresa e dos valores que ela carrega consigo!

Vamos descobrir juntos as técnicas para criar um logotipo eficaz, com impacto seguro, replicável em muitos formatos e suportes e, por fim, evergreen, ou seja, que permanecerá indelével nas mentes de quem o observa, espera-se, para sempre!

Como criar um logotipo empresarial: as fases de desenvolvimento

Como criar um logotipo empresarial: as fases de desenvolvimento

Para criar um logotipo, a primeira coisa a fazer é limpar a mente, entrar em sintonia com sua empresa e tentar se colocar no lugar do cliente que o verá!

Visualize-o na sua cabeça, só assim você conseguirá realizá-lo ou fazê-lo realizar por pessoas externas sob sua sugestão!

Outra premissa importante:

De quais elementos é composto um logo?

O logo empresarial baseia-se em dois elementos, que muitas vezes são fundidos juntos: Logotipo e Pictograma.

Aquilo que entendemos por logo é simplesmente a abreviação de logotipo (do grego logos e tipo, respectivamente palavra e tipografia).

A marca, ou seja, a ideia de marca que representa graficamente os valores empresariais, é portanto composta pelo logotipo (a parte textual) e pelo pictograma (a parte gráfica).

O pictograma é basicamente, o ícone da marca. Um exemplo disso é a maçã da Apple.

O logotipo é visualmente realizado com uma fonte (as letras do logotipo), para ficar no exemplo anterior, as letras A P P L E da famosa marca.

O concepto é, de fato, a realização e a fusão desses elementos.

Existe finalmente também o payoff, vulgarmente chamado de slogan da marca, ou seja, o elemento verbal que acompanha o logotipo de uma empresa ou produto (por exemplo, Nike, Just do it), que muitas empresas inserem no conceito.

Voltamos então às fases de desenvolvimento de um logotipo empresarial:

  • Pesquisa de mercado e briefing inicial: veja, antes de tudo, como se comportam seus concorrentes, como se apresentam ao público, quais cores usam e que tipo de fonte. Organize um briefing inicial tentando entender o que seu logotipo deve transmitir.
  • Escolha do tipo de logotipo: existem muitos tipos de logotipo.

O logotipo ilustrativo (exemplos são Alfa Romeo ou o logotipo do Liverpool).

O logotipo abstrato ou simbólico: remete a um símbolo ou uma ideia (exemplos são Twitter e seu passarinho tuitante ou o Swoosh da Nike) e finalmente o logotipo textual.

Uma fonte bem estudada que renuncia ao pictograma ou à ilustração (exemplos disso são Coca Cola ou Amazon). Faça um mapa mental e escolha qual tipo é para você!

  • Criar um esboço em preto e branco, talvez também em papel: a ideia começa a ganhar forma e a fusão entre o logotipo e o pictograma, finalmente, reflete o que você quer transmitir
  • Escolha da fonte: praticamente qualquer logo é composto por uma parte textual (não é verdade o contrário porque existem muitos logos sem ícone).

A escolha de uma fonte mais graciosa ou muito quadrada e essencial é um elemento muito importante. Existem muitas ferramentas online para escolher uma fonte e baixá-la nos programas de design gráfico, mas você também pode criar um logotipo do zero, criando uma tipografia (você cria, na verdade, uma fonte só sua através de programas como Illustrator).

  • Definição das cores: mesmo que seu logo deva ser adaptado em todas as dimensões e em todos os formatos possíveis com variações até importantes em nível cromático, as cores que compõem o logo são fundamentais porque essas propriedades transmitem emoções e sensações diferentes.

Estude a psicologia das cores para entender quais são os mais adequados para a sua empresa!

Características de um logo eficaz 

Agora vamos descobrir as características que um logo deve ter para ser profissional e eficaz.

  • Repetibilidade : falamos sobre isso nas fases de desenvolvimento. Seu logo deve ser replicável em todos os suportes impressos e digitais e deve poder ser adaptado em variantes de tamanho e cor
  • Unicidade : parece óbvio e banal, mas seu logo deve ser único! Só você possui aquele logo e ninguém deve tê-lo igual. Obviamente, você também não pode copiar um logo e torná-lo idêntico!
  • Clareza e facilidade de compreensão: um logo eficaz é imediatamente claro e, para a maioria das pessoas, evoca a mesma mensagem. Os elementos são equilibrados e transmitem um único valor
  • Duração: um logo para ser lembrado por décadas deve ser criado para funcionar agora e daqui a 100 anos. Portanto, não a logos criados por moda, sim a logos com elementos que também no futuro poderão ser modificados através de rebranding.

IMPORTANTE: o logo deve ser feito em formato vetorial! Com programas de gráficos vetoriais como Adobe Illustrator ou similares, que utilizam o modelo de cor CMYK, ou seja, prontos para impressão!

Os logos feitos no Photoshop são úteis mas apenas em suporte digital (por exemplo, o logo para um site web).

Os logos feitos com tecnologia raster, portanto, são funcionais apenas para aquele âmbito, porque não investir mais recursos em uma tecnologia que pode ser aplicada tanto à impressão quanto à web?

Além disso, a grande vantagem de criar um logo em vetorial é a possibilidade de torná-lo animado!

Dica bônus: como criar um logo animado

Com o programa da suíte Adobe, After Effects, é possível modificar cada parte de cada elemento vetorial do seu logo, assim podendo animá-lo e criar animações divertidas e funcionais muito úteis para intros e videoclipes curtos, que estão muito em alta na internet!

Regras gerais para um logo de sucesso

Existem múltiplos estudos que abordam as regras para realizar um logo profissional e de sucesso.

Entre os muitos, podemos citar alguns:

  • Estudo e uso de brancos e espaços negativos: muitos logos utilizam sabiamente os brancos tornando o layout gráfico mais leve (um exemplo é o novo logo da Juventus) ou aproveitam os espaços negativos (se usar um fundo colorido) para criar efeitos bonitos e fazer elementos aparecerem do nada (o exemplo da FedEx que faz aparecer uma seta entre as letras E e X)
  • Equilíbrio entre os elementos: é fundamental criar um equilíbrio entre logotipo e pictograma e eventual payoff. Para fazer isso, é importante seguir algumas regras básicas do design de logo como a utilização da grade (ou gaiola), para dar ordem aos elementos. Dar sempre máxima legibilidade ao logo, dividindo-o em partes iguais para encontrar um equilíbrio perfeito.

Regra fundamental: dar ritmo, energia e harmonia a todos os elementos, equilibrando-os sabiamente!

Como criar um logo grátis e as ferramentas úteis para te inspirar

Se você tem habilidades gráficas, criar um logo é uma experiência estimulante e criativa!

Existem muitas ferramentas on-line que permitem a criação de logos gratuitos, mas, na verdade, oferecem apenas a possibilidade de se inspirar e ter ideias, para então realizar um profissional do zero.

De qualquer forma, aqui estão as melhores ferramentas para criar um logo personalizável grátis

  • Logoshi: uma ferramenta muito interessante que permite inserir o nome da empresa e um eventual payoff. A partir daí, o sistema irá redirecioná-lo para muitos logotipos ou ideias para realizá-lo (ferramenta crua, mas eficaz)
  • Canva logo creator: uma seção específica da famosa ferramenta para a criação de gráficos on-line. Nada a dizer, muito bonito e funcional com a possibilidade de mover e modificar elementos e fontes
  • Logotyope maker: uma evolução do Logoshi com variantes e gráficos muito modernos e refinados
  • Desing mantic: solução semelhante às anteriores, mas com resultados muito particulares para projetos um pouco mais elaborados. Também há a possibilidade de filtrar o logotipo por categorias!

Como criar um logo profissional de baixo custo

Depois de esclarecer suas ideias e fazer seus testes, você pode passar para a realização profissional do seu logo e da respectiva identidade de marca com material gráfico coordenado.

Se o orçamento disponível não é muito, certamente um marketplace que recomendamos utilizar é Fiverr, onde você pode contratar por poucos euros (Five-rr, a partir de 5 dólares) um freelancer capaz de criar o seu logo empresarial.

Obviamente, se você tiver o orçamento, a escolha recomendada é sempre investir em tipografias de alto nível capazes de acompanhar sua empresa de perto também para futuras eventualidades.

..E depois de ter construído o logo?

Depois de ter construído o logo e a identidade corporativa, recomendamos que você faça criar com a mesma identidade visual também um novo layout para o seu site web corporativo.

É importante, na verdade, que todo o seu ecossistema publicitário seja familiar para seus clientes e potenciais clientes, que assim reconhecerão suas cores e fontes tanto online quanto offline.

Por fim, com um layout gráfico profissional será simples construir seu site web no Framework360, a plataforma essencial para quem trabalha com a web.

Framework360 è a primeira plataforma completa de marketing digital, que ajudará você a criar e gerenciar, por meio de inúmeras telas e janelas intuitivas, diversas ferramentas de marketing para vender seu produto/serviço.

Depois de se registrar confortavelmente no seguinte link e ter criado assim seu ambiente, você estará pronto para começar.

Agora não te resta mais nada a não ser se divertir: inspire-se e comece a criar sua identidadeà on-line!

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