
Você quer ganhar com seu blog ou seu e-commerce? Uma solução pode ser criar um site de afiliados!
Fala-se de sites de afiliação quando, seja através de links ou através de outras estratégias que veremos a seguir, consegue-se ganhar uma porcentagem no momento em que o usuário compra um produto, após clicar no link do seu site.
Isso acontece porque você é definido como afiliado, ou seja, parte de um programa de afiliação.
Existem muitos, e por exemplo, um dos mais importantes é exatamente a Amazon (veremos isso também).
As estatísticas sobre esse tipo de site são impiedosas: apenas 15% dos afiliados ganha mais de 1000 euros por ano!
Nós queremos ganhar mais, e para fazer isso precisamos entender como criar um site de afiliação eficaz e rentável!
Como criar um site de afiliados: fatores de sucesso

As primeiras coisas a ter em mente, um pouco como todos os sites, são:
- Escolha de uma hospedagem performática;
- Escolha do nome de domínio estratégica
Uma vez escolhido o hosting onde hospedar o site e ter escolhido o nome do domínio (estudado com base no segmento de mercado que você quer atacar evitando o clássico mercadinho), você precisará de uma estratégia técnica: qual plataforma escolher e qual tema utilizar.
Antes de falar sobre fatores técnicos, concentremo-nos por um momento em um aspecto fundamental: qual nicho escolher para seu site de afiliados!
Escolha do nicho e previsões de ganhos em um site de afiliação
Esse aspecto è fundamental.
Faça uma verdadeira previsão matemática e estatística. Se há X visitas por mês sobre um determinado assunto e você recebe 10% nos cliques de um link, calcule quantos usuários você poderia alcançar e quantos deles poderiam clicar no link, obtendo assim o ganho efetivo.
Compreendemos melhor:
Vamos supor que a palavra-chave escolhida como principal tenha um total de 20.000 pesquisas em um mês, e você pense em conseguir interceptar cerca de 10%, através de marketing de conteúdo e patrocinados (campanhas sociais), são cerca de 1000 visitas em um mês; neste ponto, você deve entender quantos desses usuários clicarão no link de afiliação, e depois quantos realmente converterão na plataforma de afiliação que você escolheu.
Resumindo, dos 1000 usuários mensais chegamos a cerca de 250 usuários que clicam (25% seria realmente um ótimo resultado) e obviamente nem todos compram (geralmente apenas 10%) então, dos 250 chegamos a cerca de 25 usuários.
Neste ponto, calculamos a porcentagem de ganho sobre os produtos afiliados adquiridos pelo usuário, que em média gera cerca de 15 euros por artigo, o cálculo nos leva a 375 euros, sem ter feito absolutamente nada! você na verdade criou uma verdadeira renda passiva!
Isso em teoria, uma vez que existem muitos fatores que podem infelizmente diminuir as porcentagens.
Agora vamos ao cerne do tutorial explicando como escolher o nicho a ser utilizado para criar um site de afiliação.
Você pode escolher entre:
- Macro nicho: você poderá se divertir, fazer um blog, promover vídeos no YouTube, criar parcerias com outros afiliados ou se promover também nas redes sociais. Enfim, escolhido o setor você só precisará inventar um plano de negócios para atrair usuários e fazê-los clicar. Foque em um SEO limpo e refinado que te trará tráfego orgânico.
- Micro nicho: neste caso fala-se de um assunto ou produto extremamente raro, que apenas um segmento muito pequeno de usuários pode apreciar.
Diferença entre marketing de afiliados e site de afiliados

O site de afiliação (affiliate site) permite que você ganhe com as compras dos usuários provenientes do tráfego do mesmo site (você recebe apenas a porcentagem em relação ao total do produto adquirido), já o marketing de afiliados é a modalidade na qual você recebe o dinheiro, ou seja, as estratégias de marketing que o merchant (quem realmente vende o produto) adota para tornar possível seu ganho (ou seja, a porcentagem que ele deve te dar, o sistema pelo qual você entrou no programa de afiliação etc...).
Inserir os links de afiliados.
No seu site você deverá inserir links específicos que a plataforma de afiliados fornecerá.
Uma boa estratégia pode ser inserir esses links no blog.
Se o usuário pesquisar uma consulta na web, você deverá dar uma resposta através dos seus artigos.
Esses devem ser seo friendly, ou seja, otimizados para aparecer nessa pesquisa, mas acima de tudo, devem realmente ser úteis para quem estava procurando essa consulta.
Vamos fazer um simples exemplo:
Você está criando um site de afiliados para jardinagem.
Você notou que "como cortar a grama" é uma pesquisa muito popular e fez um post onde explica todas as técnicas e segredos para cortar a grama.
Aqui, de forma estratégica, você poderá inserir um link onde colocará o melhor modelo de cortador de grama em circulação, que levará para fora do seu site, na página do produto da Amazon por exemplo.
Esse link específico, se clicado, uma vez concretizada a venda, te levará a ganhar a comissão.
Incentive, portanto, o leitor interessado a clicar aumentando assim a possibilidade de ganho.
Escolha do programa de afiliação e link de afiliação
Vimos isso, o programa de afiliação é aquela técnica de marketing que permite a um comerciante vender seus próprios produtos através de sites externos, como por exemplo o seu, dando-lhe assim uma porcentagem sobre a venda.
O link de afiliação é o link que o comerciante te dá sobre o produto que você escolheu vender.
É um link um pouco especial que permite o rastreamento para que se um usuário comprar daquele link, a você será imediatamente creditada a porcentagem da venda.
Aqui estão os programas de afiliados mais populares:
- Programa de afiliados Amazon: um dos programas de afiliados mais seguros do mundo, mas não necessariamente o mais rentável, as porcentagens variam conforme o setor, mas chegam a 10-15% no máximo.
- Awin: um serviço completo que permite obter comissões muito altas. É uma rede global, portanto, assim como a Amazon, você está em uma situação segura;
- Tradedoubler: outro sistema de rede global que garante comissões altas, excelente assistência e aconselha como ganhar mais através de estatísticas e análises.
Agora vamos ver como criar o verdadeiro site.
Faça afiliação com Framework360

A nova plataforma Italiana de marketing digital permitirá que você faça tudo o que discutimos, diretamente da sua interface.
Framework360 não só poderá te ajudar na criação e configuração do seu site, através do qual você poderá aproveitar seus links de afiliação (por exemplo, através da criação de um blog e do upload de conteúdos), mas ao mesmo tempo tem dentro dele um programa de afiliação que permite a profissionais liberais e agências web interceptar clientes recebendo uma comissão.
Basta se registrar no programa de afiliação, e a partir daí, através da plataforma de afiliação, você poderá gerar um link do produto que pretende oferecer ao cliente em busca do serviço (por exemplo, um restaurador que precisa criar sua página web).
O cliente, clicando no link, se adquirirà uma assinatura, te permitirá ganhar 20% de comissões sobre essa compra, gerando assim um ganho que será imediatamente retirável da plataforma.
Experimente Framework360
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.