Como criar um slogan

Como criar um slogan

A colocação de uma marca no comércio e na memória dousuário final é representada pelo slogan. 

Por slogan ou claim, entende-se um texto breve, mas impactante, que seja capaz de representar o produto que está sendo patrocinado.

Para que um claim tenha sucesso, deve ser criado de forma a conseguir capturar a atenção do usuário de maneira positiva, promover ações precisas e prometer um resultado realista.

Frequentemente, umslogan é associado a umlogo ou aonome da marca para tentar evocar emoções no público-alvo e garantir uma fácil e imediata memorização.

Agora vamos ver como criar um.

Como criar um slogan de sucesso

Como criar um slogan de sucesso

Um slogan para ser eficiente deve apresentar algumas características importantes e seguir alguns princípios. Um slogan deve:

  • Começar pelo logo: um slogan funciona melhor apenas com um logo ao seu lado, portanto o ideal seria criá-los juntos, de forma a ter uma visão completa do projeto final;
  • Ser simples e representativo: um slogan é realmente eficiente apenas quando o usuário è capaz de compreendê-lo imediatamente. Além disso, deve ser capaz de permanecer na mente do público. Para isso, deve conter poucas e breves palavras;
  • Ser sincero: a promessa que você insere dentro do seu slogan deve ser honesta, pois através dela  a empresa quer tentar criar uma relação de confiança com os clientes;
  • Representar a filosofia de uma empresa: expor os aspectos que tornam a empresa única.

Antes de utilizar um slogan, recomendamos sempre testar sua eficiência, talvez através de um motor de busca como Google, verificando se já não está sendo utilizado por outra empresa, ou testando também em um pequeno círculo de conhecidos.

    Como tornar um slogan eficaz

    Como tornar um slogan eficaz

    Um slogan eficaz deve ser imediato e fácil de lembrar, o texto deve ter impacto dentro daqueles poucos segundos após a visualização.

    O que torna perfeito um slogan é sua simplicidade, e as palavras devem ser capazes de persuadir o cliente, envolver e criar confiança entre a marca e o consumidor. Mas atenção, caso sejam usadas palavras muito genéricas, o slogan pode falhar em seu propósito.

    Algumas marcas usam frases simples para tornar seu produto importante, como por exemplo Burger King “Coma do seu jeito, ou o Mcdonald “Eu estou amando isso”.

    Poderíamos dizer que um claim pode se tornar bem-sucedido através de diferentes cuidados, tais como:

    • Curtos: entre três e dez palavras;
    • Simples: formado por palavras simples e compreensíveis;
    • Exclusivo: único em seu gênero, não deve lembrar outros claims;
    • Sincero: deve conseguir a confiança do cliente;
    • Atraente: oferecer um serviço único;
    • Eficiente: ser facilmente lembrado pelo usuário final;
    • Instantâneo: atrair imediatamente o produto para o qual foi criado.

    Existem algumas técnicas utilizadas por várias marcas que permitem ao claim conservar-se o mais impossível na memória do usuário final.

    Algumas estratégias envolvem a’alitteração, a repetição e a rima, de modo a tornar a frase simpática, cativante e, consequentemente, muito fácil de memorizar. 

    Como criar um slogan para uma empresa

    Como criar um slogan para uma empresa

    Para criar um slogan funcional, ou seja, capaz de expressar a filosofia de uma marca, é necessário estabelecer uma estratégia apropriada, que pode ser dividida em duas fases:

    • Fase de análise: identificar através da análise de mercado os valores sobre os quais se concentrar; é muito importante definir a unique selling proposition, ou seja, a proposta de valor de uma empresa, através de uma série de fatores que permitem diferenciá-la e torná-la reconhecivelmente única, em relação aos concorrentes. Sobre esses elementos é necessário trabalhar para criar um slogan original, ou seja, capaz de captar a atenção do target e influenciar suas decisões;
    • Fase criativa: um slogan para funcionar não deve apenas expressar um determinado conceito, mas também deve conseguir despertar emoções e sensações no usuário final.

    Como e onde utilizar um slogan

    Como e onde utilizar um slogan

    Depois de criar um slogan, è apropriado utilizá-lo em locais bem visíveis onde os clientes possam vê-lo, como por exemplo:

    • No interior do sítio da empresa;
    • Dentro dos cartões de visita;
    • Em cima do packaging dos produtos;
    • Nos perfis dos canais sociais da empresa.

    Aproveite seu slogan com o Framework360

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    Um slogan eficaz também pode ser fundamental para o uso de uma landing page na sua campanha publicitária.

    Com a plataforma Framework360, você poderá de fato criar uma landing page perfeita, aproveitando o funcionamento intuitivo do visual builder, e, uma vez criada, dentro dela você poderá inserir o slogan e utilizá-lo nas várias seções da sua campanha publicitária.

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