Como criar uma marca pessoal

Como criar uma marca pessoal

O Personal branding pode ser traduzido como a arte de promover a si mesmo.

Trata-se de realizar ações que se baseiam nas habilidades de empregar alguns procedimentos de marketing, mas não para uma empresa, e sim para promover a si mesmo e a sua figura profissional.

Portanto, é necessário conceber a si mesmo como uma marca pessoal a ser colocada no marketing profissional para então  promovê-la de modo a receber os benefícios gerados por esse tipo de atividade.

Como construir um personal branding  

Como construir um personal branding  

Para construir um personal-branding, é necessário implementar uma

estratégia e definir objetivos que você pode alcançar para implementar a promoção de si mesmo e seu consequente posicionamento no mercado profissional de referência.  

Ao realizar seu personal branding, pode ser útil se informar através de livros ou ler em blogs artigos sobre este assunto. 

A seguir, enquanto isso, vamos ajudá-lo explorando quais são os aspectos principais deste campo.

Como criar uma marca pessoal

Como criar uma marca pessoal

Se você quer começar a construir sua marca pessoal, então deve prestar muita atenção a quatro aspectos fundamentais: unicidade, target, proposta de valor e comunicação

Identificar sua unicidade 

Para construir uma marca pessoal que reflita sua personalidade, você deve pensar em suas paixões, em suas competências e em seus interesses; são esses os elementos que definirão sua pessoa como um profissional.

Criar um bom personal branding é, na verdade, esse conjunto de competências, interesses e habilidades que tornam única a sua profissionalidade, e que fazem com que você possa estar no centro do interesse desde o início: significa "ser escolhido antecipadamente"!

A esse respeito, é severamente desaconselhado mentir sobre si mesmo e sobre a carreira, pois a comunicação está ligada ao motivo pelo qual deveríamos ser escolhidos, ser capaz de garantir qualidade e enviar uma mensagem clara, indo além da simples visão da própria pessoa, e encontrar a melhor maneira para vender-se.

Identificar o seu público-alvo para a sua marca pessoal

Para identificar o seu público-alvo, você precisará entender quem é o seu público de referência e, acima de tudo, a quem você deseja transmitir a sua marca pessoal. Porque quem tenta comunicar com todos, na verdade não comunica com ninguém!

Quando você tiver identificado o seu público-alvo, precisará obviamente cruzar as características deles com as suas, de modo a ter uma base para construir a sua marca; isso significa que você não poderá construir uma estratégia eficaz em um campo que não seja, em todos os aspectos, da sua competência; dessa forma, você acabará apenas desvalorizando a sua pessoa e correrá o risco de ser percebido como um igual a muitos outros: a marca pessoal tem como objetivo fazer emergir a sua pessoa!

Como criar a sua proposta de valor 

Ela não é nada mais do que o conjunto dos benefícios que você será capaz de trazer para sua clientela de modo a satisfazê-la (satisfação do cliente) e justificar o investimento feito em você

Criar a sua proposta de valor significa identificar aquilo que você faz melhor que os outros e entender como aproveitá-lo para atender às necessidades do seu público.

Uma vez identificados esses dois elementos, será mais fácil criar a ’oferta envolvente a ser proposta ao seu público-alvo.

Programar a comunicação da sua marca pessoal

Para poder fazer conhecer o seu branding pessoal, você poderá começar a planejar sua comunicação através de um site, um blog ou através dos canais sociais, graças à ideação de conteúdos compatíveis com a sua marca que possam ajudar seu público-alvo, de modo que este último possa começar a confiar em você.

Além disso, através do uso de estratégias de marketing digital, utilizadas pelos especialistas da área digital, que você poderia aplicar para si mesmo.

Por exemplo, estudar o posicionamento nos motores de busca para poder posicionar sua marca, ou estudar as técnicas de posicionamento no Facebook, LinkedIn e Instagram e distribuir internamente conteúdos interessantes que reflitam melhor a imagem profissional que você deseja comunicar.

Comunique-se com seu site web graças ao Framework360

A plataforma principal através da qual você poderá criar uma comunicação válida e eficaz, se quiser trabalhar online, será certamente seu site web.

Em este e outros aspectos discutidos no último parágrafo, a mesma plataforma Framework360, a primeira completa para o marketing digital, será de enorme ajuda.

Graças às suas funções e ferramentas disponibilizadas, não apenas a construção do seu site web será mais rápida, imediata e eficiente, mas você também terá a possibilidade de criar e carregar conteúdos em torno da sua marca pessoal de forma muito simples, para assim construir sua identidade online e se apresentar da melhor maneira ao público da internet.

Tente Framework360

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.