
A newsletter é uma poderosa ferramenta de marketing útil para fidelizar a clientela e torná-la parte integrante de todas as iniciativas e vantagens que a sua empresa pode realmente oferecer a quem a lê.
Vamos descobrir como criar uma campanha de newsletter eficaz e profissional e como analisar os dados obtidos.
Já falamos sobre a importância do e-mail marketing na web, definindo-a como uma arma fundamental para promover a própria empresa e criar verdadeiros clientes fiéis.
Hoje, graças também ao Framework360, veremos quais são as ferramentas para criar, gerenciar e enviar uma newsletter.
Elementos fundamentais para uma newsletter de sucesso

Uma newsletter profissional deverá conter os seguintes elementos:
- Cabeçalho: seção alta da newsletter na qual, um pouco como acontece por um site web, estará presente o logo da empresa além de eventuais links e chamadas sociais. Não só isso, nesta parte serão realmente muito importantes alguns links que tornam a leitura mais fácil. Por exemplo, um link que transforma o conteúdo visual em HTML, assim para facilitar a leitura do e-mail mesmo para quem tem conexões lentas e clientes de e-mail pouco eficientes e modernos.
- Corpo do e-mail e call to action: corpo principal do e-mail no qual será fundamental apresentar adequadamente a vantagem, o desconto dedicado ou, simplesmente, o produto do qual se fala além de se apresentar ao usuário e gerenciar uma call to action (o botão) que leva a um conteúdo estudado.
- Footer: seção inferior onde, além das redes sociais que podem ser novamente mencionadas, juntamente com os dados da empresa, deverão estar presentes os links para cancelar a inscrição na newsletter ao leitor (unsubscribe) e os links para a política de privacidade e cookies.
Como evitar que vá para o spam
O objetivo principal da newsletter é fazer com que o usuário leia e promova um conteúdo, portanto, máxima atenção em evitar que o e-mail vá para o spam (a caixa de entrada indesejada)!
Existem algumas precauções para evitá-lo, entre as mais importantes, encontramos:
- Utilizar um servidor SMTP profissional e confiável, e evitar que os servidores utilizados estejam na blacklist (uma lista negra que leva sua newsletter automaticamente para o spam). Gmail, Outlook, Libero e Yahoo são certamente confiáveis, mas o e-mail deve ser elaborado nos mínimos detalhes para evitar problemas.
- Máxima atenção aos conteúdos dos e-mails e especialmente ao assunto: cuidado com termos muito comerciais, especialmente no assunto do e-mail! Os modernos clientes de e-mail como Outlook e Gmail tendem a enviar para o spam se no assunto do e-mail estiverem presentes termos - segundo sistema - incômodos e considerados como publicidade invasiva.
Outras considerações para evitar que o e-mail vá para o spam:
- Responsivo: è importante também gerenciar bem a newsletter para dispositivos móveis e, portanto, reduzir fontes e tamanhos otimizando-os para smartphones e tablets. Hoje em dia, as visualizações de e-mails são superiores em smartphones em comparação ao desktop, então máxima atenção também a esse aspecto; até mesmo o cliente de e-mail do usuário será favorável a essa escolha e você evitará mais facilmente o spam!
- Mais texto do que imagens: se o e-mail for considerado de qualidade, o filtro anti-spam não será ativado e, como veremos, a percentagem de bounce (rejeição) permanecerá baixa.
Agora que sabemos como criar, configurar e compor uma newsletter eficaz, só nos resta criá-la.
Como criar uma newsletter

Na realização, a plataforma Framework360 nos ajudará, facilitando nosso trabalho graças às suas funções.
Você não precisará fazer nada além de ir para a seção "Marketing" e depois "Campanhas"; nesta tela já estará disponível uma campanha demo para modificar, ou através do botão “Criar nova campanha” será possível criá-la do zero.
Abrindo a campanha recém-criada, você deverá estabelecer inicialmente o tipo dela.
Obviamente, você optará por uma campanha de automação do tipo “Newsletter”, configurando assim o envio de um e-mail que você preencheu para a lista dos seus clientes.
A partir daqui, as opções de programação da campanha se encarregarão de estabelecer todas as seguintes operações automáticas que você indicar, com base na passagem do tempo ou nas ações executadas pelo próprio cliente em seu dispositivo.
Por exemplo, você poderá escolher reenviar o e-mail ou um SMS, se em um intervalo de duas horas o anterior não tiver sido visualizado.
Velocidade, eficácia e relatórios detalhados avançados fazem desta plataforma de marketing uma solução nova e funcional para gerenciar campanhas simples ou complexas com base nas necessidades da empresa. Com o pacote básico, é possível gerenciar até 3000 e-mails por mês, enquanto com os planos superiores pode-se chegar a até 300.000.
As vantagens de criar uma newsletter com o Framework360:
- Personalização gráfica e de conteúdo extrema: graças ao desenvolvimento de um construtor visual evoluído (muito útil também para a criação de sites e portais web), você poderá criar templates de email complexos em pouco tempo.
- Relatórios e automação de marketing evoluídos: graças às funções inovadoras desta plataforma, você é capaz de monitorar qualquer tipo de dado relacionado às suas campanhas de email, além de poder aproveitar mecanismos avançados de automação de marketing, como a criação de funis de email após eventos específicos, com a integração de mensagens push no smartphone.
- Assistência Italiana avançada: graças a um sofisticado sistema de tickets e à assistência dedicada de programadores à sua disposição, o suporte deste software è realmente um ponto a seu favor.
Como medir os resultados de uma newsletter
Depois de criar uma newsletter profissional, é fundamental analisar os resultados da campanha para torná-la escalável e otimizar os custos em termos de ROI.
Como todas as ferramentas de web marketing, também as plataformas das quais falamos até agora dispõem de ferramentas de monitoramento poderosas e sofisticadas que têm o objetivo preciso de tornar a campanha cada vez mais escalável com base nas suas necessidades, gastando cada vez menos e obtendo mais resultados.
Os indicadores fundamentais para medir os dados das campanhas de email são:
- O click To Rate: o CTR è o indicador que te faz entender quantos visitantes abriram o email e clicaram em um link. Segundo as estatísticas, 53% das empresas têm dificuldade em manter alta essa porcentagem.
- A taxa de abertura: è a taxa de abertura do e-mail, um assunto bem feito pode facilitar muito o aumento dessa estatística.
- O número de bounce: a taxa de bounce è o número de e-mails que não chegaram ao destino, seja por erros nos endereços de e-mail ou por culpa dos serviços anti spam que filtraram o e-mail como enganoso ou incômodo.
Realizar uma newsletter profissional ajuda a fidelizar sua clientela e a aumentar sua brand awareness, faça bom uso!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.