
O mundo dos vídeos é em ascensão na web. O YouTube, embora esteja em uma fase de grande transformação (começa a ter muitos concorrentes, uma problemática que antes não precisava gerenciar), é uma ferramenta utilíssima para fazer marketing e interceptar novos clientes.
Cada mês 1,9 bilhões de usuários se conectam ao YouTube e mais de 70% faz isso pelo smartphone!
O mercado é ainda em expansão e estabelecer uma estratégia eficaz de marketing com o YouTube é uma solução (talvez integrada a outras estratégias de web marketing), muito lucrativa.
Como fazer marketing digital com o YouTube

Para fazer marketing com o YouTube, um pouco como todas as atividades web, é fundamental estabelecer e gerenciar uma estratégia:
- Objetivo: o porqué você está investindo dinheiro e tempo neste projeto, o que deseja alcançar;
- Análise: se você está convencido e sabe quais são seus objetivos, faça agora uma análise de mercado e entenda se seu setor pode te fazer ganhar;
Algumas dicas úteis para fazer marketing no YouTube:
- Cuidar da aparência do canal: para fazer marketing no YouTube, você deve tornar o canal atraente e cativante para seus potenciais clientes. Portanto, cuide de: foto de perfil, capa e miniaturas dos vídeos que sejam coerentes e harmônicas, tentando manter evidente a sua marca;
- Atenção aos títulos e ao seo: assim como nos sites web, os títulos dos vídeos do YouTube têm uma importância crucial em uma estratégia de seo e, consequentemente, no seu marketing online. Portanto, indexe-se em palavras-chave específicas e alinhadas com o seu público-alvo. As tags também devem ser coerentes;
Outros elementos úteis a serem configurados para fazer marketing com seus vídeos do YouTube são os cards do YouTube.
Os cards do YouTube são representados pelo "i" no canto superior direito do vídeo.
Estas são muito importantes pois é uma ótima ferramenta para atrair a atenção do usuário e fazê-lo permanecer ainda mais tempo no seu canal, assim fazendo-o consumir novos conteúdos.
Além disso, com esta ferramenta recomendamos fortemente que você também insira conteúdos externos ao YouTube, como redes sociais e sites.
Como inserir os cartões no YouTube
Para inserir os cartões do YouTube no seu vídeo você deve:
- Ir em "Creator Studio", na seção "gerenciamento de vídeo";
- No menu suspenso contextual ao vídeo onde você deseja inserir o cartão, escolha a seção "Cartões" e vá em adicionar cartão. Agora você deve escolher o tipo e as características do seu cartão e clicar em "Criar".
Existem também as telas finais que seguem a mesma lógica e são ainda mais visíveis. Siga o mesmo procedimento, mas selecione Tela final".
Outro elemento importante são as Playlists do YouTube.
Como criar playlists no YouTube
Nas abas você pode inserir também as playlists. Estas são coleções de vídeos que têm o mesmo macro assunto.
Essa operação é ótima para conseguir fazer entender os seus focos temáticos aos usuários, e por outro lado eles terão assim também maior simplicidade e praticidade em encontrar os conteúdos de interesse.
Para criar uma playlist no YouTube, basta, na fase de carregamento do vídeo, selecionar "criar playlist" e aqui você irá reunir todos os vídeos que tratam do mesmo assunto.
Como produzir um vídeo para o YouTube
Por fim, vamos ver algumas dicas sobre como produzir seus próprios vídeos:
- Brevidade e clareza de conteúdos: poucos conceitos mas claros, poucos minutos de vídeo para ter tudo o que o usuário procura, sem correr assim o risco de ele se cansar ou até mesmo não clicar no seu vídeo pela duração excessiva;
- Constância e gestão de um plano editorial semanal ou mensal, estruturado ad hoc.
- Comece a aproveitar as histórias do YouTube: ao contrário do que pode parecer, são na verdade uma ótima ferramenta, especialmente após o sucesso que esse formato teve no Instagram e no Facebook. Ótimas para aumentar o engajamento e a atenção do usuário. Essa função expira após 7 dias e apenas contas com mais de 10.000 inscritos podem usufruir;
- Títulos e pesquisa por voz: falamos sobre a importância de gerenciar os títulos dos vídeos do YouTube em termos de SEO, mas relacionado a este tema, é importante também falar sobre uma função cada vez mais popular: a pesquisa por voz. Os títulos dos vídeos devem ser compostos por palavras-chave simples, para que os usuários possam pronunciá-las durante uma pesquisa por voz no Android ou com Siri!
- Sempre adicione a possibilidade de gerenciar as legendas: cada vez mais usuários assistem a vídeos sem áudio, portanto pode ser um suporte importante para o seu marketing implementar legendas em seus vídeos, oferecendo uma comodidade extra aos usuários.
Como ganhar com o YouTube
Vamos agora ver os canais e as ferramentas reais para ganhar no YouTube:
- Publicidade e patrocinadores: para ganhar um euro com seu canal do YouTube, você precisa fazer 1000 visualizações. Isso significa que se você não fizer um milhão de visualizações por mês, nunca ganhará um salário decente.
Essas ferramentas trazem uma renda passiva, pois um vídeo bem feito sempre poderá gerar visualizações.
Neste caso, você deve focar na quantidade. Para ativar a monetização (ou seja, conectar a conta Adsense), você precisa ter pelo menos mil inscritos e 4000 horas de visualizações em um ano (definitivamente não é uma meta inatingível).
Os patrocinadores, por outro lado, são as antigas "marcas".
Na verdade, você precisa promover um produto durante um vídeo. Ou você se oferece para promovê-lo negociando um valor, ou, na melhor das hipóteses, o patrocinador entra em contato com você para promover um determinado produto dele.
Esta técnica é utilizada pelos influenciadores que aproveitam seu contexto de canal para se tornarem atraentes aos olhos dos possíveis patrocinadores. De patrocinador a patrocinador, é possível começar a ganhar várias centenas de euros até contratos reais que fazem os influenciadores ganharem muito bem.
- Mercadorias e produtos: esta outra forma de ganhar dinheiro relacionada ao conteúdo que você cria em seu canal do YouTube pode funcionar apenas se você começar a se tornar conhecido e conseguir atrair a atenção dos usuários que reconhecem em seus vídeos uma frase, um logo, qualquer sinal distintivo que os leve a dizer: "sim, eu vou comprar uma camiseta porque eu gosto!".
Camisetas, pôsteres, canecas, enfim, qualquer coisa que conecte seu canal do YouTube à memória visual do usuário pode ser comercializada.
Também neste caso, deve ser seguido por muitos inscritos; você deve se tornar uma verdadeira marca. Os especialistas recomendam pelo menos 100.000 inscritos.
- Afiliação no YouTube: para ganhar com a afiliação do YouTube você precisará criar vídeos específicos com análises de produtos, ou simplesmente o uso desses (descritos na bio do vídeo), que estarão ligados a um link de afiliação. As comissões não são altas (10-15%), mas como já dissemos em muitos casos, se você tiver uma boa quantidade de cliques, pode realmente começar a ganhar bastante bem.
Enfim, o YouTube é um mundo à parte que segue, no entanto, as mesmas lógicas do web marketing.
Uma vez encontrada sua nicho, você poderá realmente começar a ganhar com suas paixões e seus inscritos te seguirão esperando dia após dia seus vídeos!
Integre seu negócio no YouTube com framework

Framework360 é uma plataforma completa para tudo que diz respeito ao marketing digital, e para esse fim pode te oferecer diversos ferramentas para aproveitar e enriquecer seu negócio, junto ao YouTube, vamos ver alguns exemplos:
- Trabalhar com ambas as plataformas: um método eficaz pode ser trabalhar em ambas as plataformas, oferecendo conteúdos em vídeo relacionados ao que trata o seu site. Você poderá, por exemplo, criar um site de videoaulas com Framework360 e oferecer antecipações através do canal YouTube, ou ainda oferecer guias em vídeo para o funcionamento do seu site online, e assim por diante.
- Criar um site para o merch: tendo falado anteriormente sobre a criação de um merchandise, a plataforma disponibilizará várias ferramentas intuitivas e rápidas para a criação do nosso site de e-commerce, através do qual vender os produtos relacionados ao nosso canal.
- Explorar o bloco de vídeo do construtor visual: Framework360 te dá a possibilidade de explorar seus vídeos para enriquecer suas páginas web ou até mesmo criar uma landing page; basta usar o intuitivo construtor visual da plataforma para inserir um vídeo via link, diretamente no bloco dedicado.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.