
Como visto, a identidade de marca é composta por todos aqueles elementos e por todas aquelas estratégias que tornam único o seu brand.
Criar uma identidade de marca significa contar a história da marca, através dos valores e das histórias que ela carrega consigo.
Frequentemente, pensa-se erroneamente na criação de uma identidade de marca apenas como um processo criativo (veremos) mas, na realidade, trata-se de um discurso mais amplo e complexo.
Como todas as atividades de marketing, a construção de uma identidade de marca prevê várias fases: uma fase analítica, uma fase de planejamento e uma fase criativa e operacional.
As duas primeiras são fundamentais para entender o estado da arte do setor de referência, mas também a situação da sua marca no mercado, e nelas é necessário realizar determinadas operações de marketing bem específicas.
Em particular, na fase analítica para a criação de uma identidade de marca, parte-se da análise de mercado e da análise SWOT (que começa a investigar também sobre as características da sua marca).
Uma eficaz análise de mercado unida a uma ideia clara da própria marca são as bases fundamentais para poder criar uma identidade de marca única.
Como criar uma identidade de marca de sucesso: fase analítica e planejamento

Para analisar as suas características, será fundamental conhecer o seu público-alvo (uma ótima ideia é aproveitar as buyer personas).
As buyer personas são perfis fictícios de usuários que te fazem entender qual é realmente o seu público-alvo.
Uma vez utilizado esta ferramenta, será fundamental entender como esses usuários fictícios interagem entre si através do Customer Journey (com a identificação dos touchpoints, ou seja, os pontos de contato entre você e os usuários tanto online quanto offline).
Após realizar essas operações, você conhecerá melhor sua empresa e seu target de referência.
A operação lógica seguinte é a pesquisa do seu USP (Unique Selling Proposition). Em termos simples, o que te torna único em relação à concorrência.
Com esses passos, você conhecerá bem as características da sua empresa.
A fase seguinte será a criativa: dar voz à sua marca através de imagens (logotipo e imagem coordenada) e textos (nome, comunicação e slogan).
Como construir a sua identidade de marca: naming

Agora você sabe o que quer comunicar, e é o momento de dar um nome à sua marca.
Esta fase é definida como naming e engloba tudo o que você é.
O nome da marca deve transmitir valores, emoções e sensações que você deseja fazer transparecer da sua marca, uma vez que é o primeiro elemento que o usuário verá, aquele que ficará gravado em sua mente, e portanto isso é o que te representa.
Normalmente, para fazer naming, começa-se elaborando uma longa lista de nomes que serão descartados ao longo do tempo, até encontrar o certo (por meio da técnica do brainstorming).
Como construir a sua identidade de marca: logo

A fase seguinte é a de concretizar em forma visual o nome: o seu logo empresarial.
Aqui, nesta fase, a fantasia é quem manda, mas será necessário manter as diretrizes que nos trouxeram até aqui.
O logo deve, de fato, representar todos os valores e emoções que você despertou através do nome.
A cor e eventuais escolhas tipográficas de fonte são sempre escolhas precisas, também fruto de um estudo aprofundado da psicologia das cores.
Cada cor e cada fonte, na verdade, representam e transmitem valores e emoções; por isso, você deve prestar máxima atenção a cada escolha estratégica.
Em uma primeira fase, quando a marca ainda não for famosa, é recomendável associar o pictograma (parte visual) a um logotipo (parte textual).
Nike, por exemplo, durante um breve período havia retirado o logotipo, mantendo apenas o famoso swoosh, mas recentemente reintroduziu também a escrita NIKE, demonstrando a importância estratégica de reforçar o pictograma através do lettering.
Uma vez criado o logo e a fonte, a fase seguinte consistirá em criar uma imagem coordenada linear e coerente com o que foi feito até agora.
Lembre-se: o logo, o estilo e as cores serão aplicados on e off-line em vários formatos e diferentes suportes.
Como construir a sua identidade de marca: comunicação e social

Uma vez idealizados logo, nome e tipografia da própria marca, será fundamental criar uma comunicação direcionada, única e coerente com os valores da própria marca.
Isso será usado também na web através de um copy persuasivo em sites, redes sociais e suportes impressos.
Se o logo è feito bem, terà elementos únicos também a nível visual que serão capazes de comunicar de forma perfeita a nível perceptivo.
São exemplos as poderosas M de McDonald's que foram um elemento distintivo, sobretudo no início da ascensão planetária da marca.
Esses Interesting form são fundamentais para sedimentar ainda mais o logo no mercado e criar uma comunicação não convencional também visual.
Exemplos de criação de identidade de marca vencedora: coca-cola
A associação logo-marca da Coca-cola è praticamente imediata. Isso porque o logo è caracterizado pelas letras da marca com pequenos detalhes únicos (a conexão entre as próprias letras).
Coca-Cola não é só isso. Nos anos 2000, o célebre urso polar acompanhado do payoff "Compartilhe uma Coca-Cola" entrou no imaginário coletivo e, até hoje, permanece gravado na mente.
Esta publicidade é representa todos os valores da Coca-Cola: a família, a simplicidade, a comunicação brincalhona.
Até as cores da Coca-Cola são uma mistura perfeita de comunicação e clareza dos valores empresariais. O vermelho transmite paixão e confiança, enquanto a fonte é divertida e brincalhona.
Um último detalhe: a garrafa de Coca-Cola é única e seu packaging, mesmo sendo imitado, continua sendo um precursor.
Ainda hoje, a Coca-Cola trabalha muito nas garrafas com campanhas de personalização extrema, onde cada usuário poderá, por exemplo, ter sua garrafa com seu nome impresso em cima.
Criar uma identidade de marca é um processo longo, mas é a base para ter sucesso na densa massa de start-ups e novas propostas que todos os dias se inserem no mercado.
Fortaleça sua identidade de marca com Framework360

Framework360 é uma plataforma inovadora e completa para tudo o que diz respeito ao marketing digital, e por isso pode te ajudar a reforçar e divulgar sua identidade de marca.
Com ela, você poderá de fato criar seu espaço online, de forma simples e eficiente, sem precisar de conhecimentos em construção de sites e programação, através de várias ferramentas, incluindo um intuitivo visual builder, que te ajudará na configuração do seu site em todas as suas páginas e componentes (cabeçalho, rodapé, textos, imagens, etc...), e uma seção configurações, que lhe dará a possibilidade de aproveitar seu
logo, especialmente projetado, para o seu site, definir um favicon, uma marca d'água e muito mais.Experimente Framework360 para a sua marca!
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.