
A conta WhatsApp Business nasceu para permitir que uma empresa se comunique diretamente com seus clientes.
Mas antes de começar a usar o WhatsApp Business é necessário seguir uma série de passos:
- Baixar o aplicativo;
- Registrar um número de telefone;
- Criar uma conta, através da inserção do nome da empresa e do upload de uma imagem de perfil;
- Criar um perfil empresarial, graças à seção explorar e depois perfil da atividade, é possível adicionar algumas informações sobre a empresa, como por exemplo, descrição da atividade, endereço, horário de funcionamento.
Como visualizar as principais oportunidades do WhatsApp Business

Uma das novidades mais importantes do WhatsApp Business é que oferece à empresa a oportunidade de se comunicar instantaneamente com seus clientes. Entre outras características inovadoras, é possível encontrar:
- Perfil da atividade: através desta funcionalidade uma empresa pode compartilhar todas as informações que desejar com seus clientes, além disso poderá inserir: seu logotipo, um endereço de e-mail, um site web e um endereço físico da sede da atividade;
- Estatísticas: é possível consultar o número de mensagens enviadas, entregues e recebidas, as leituras reais das mensagens;
- Categorização dos contatos: podem ser utilizadas algumas etiquetas para classificar melhor os clientes;
- Mensagens automáticas: funcionalidade graças à qual a empresa pode pré-definir respostas rápidas para as perguntas mais frequentes, a serem enviadas depois a todos os contatos ou criar mensagens de boas-vindas ou de assistência para os clientes;
- Inclusão com a conta do Facebook: ou seja, sincronização com Facebook Messenger da empresa;
Como visualizar as funções do WhatsApp Business

O app WhatApp Business prevê internamente várias funções capazes de gerenciar melhor uma atividade de forma eficaz. Para descobrir essas funções é necessário consultar a seção Outras opções nos dispositivos Android ou Configurações nos dispositivos iPhone e visualizar a seção Ferramentas de Atividade, onde é possível encontrar os seguintes instrumentos:
- Catálogo: nesta seção é possível inserir os produtos e serviços de uma conta empresarial;
- Link direto: através da compartilhamento de links diretos auto-gerados, novos clientes podem enviar mensagens diretas para a empresa;
- Ferramentas de mensagens: através do uso de mensagens modelo do WhatsApp é possível criar antecipadamente conversas padrão, com a possibilidade de escolher entre três categorias, como mensagem de ausência, mensagem de boas-vindas e respostas rápidas
- Etiquetas: graças a esta função é possível organizar as conversas com os clientes em categorias, como por exemplo “Novos Clientes”.
Como criar mensagens automáticas no WhatsApp Business

Como dissemos anteriormente, entre as várias oportunidades do aplicativo, haverá aquela para definir diferentes tipos de mensagens automáticas, através da seção atividades.
Criar mensagens de ausência no WhatsApp Business
Através desta funcionalidade è possível pré-configurar uma mensagem automática que será encaminhada para as pessoas que contatarem a ã atividade através do WhatsApp Business, em um momento em que não è disponível; além disso è possível escolher através da seção horário a modalidade de envio da mensagem ou seja:
- Enviar sempre: permite enviar uma mensagem automática quando um usuário tentar contatar a ã atividade que naquele momento está offline;
- Horário personalizado: é possível selecionar horários pré-estabelecidos nos quais será enviado uma mensagem automática aos clientes;
- Fora do horário de funcionamento: selecionando esta opção, a mensagem automática será enviada apenas fora do horário de funcionamento. Obviamente, antes de poder escolher esta opção, será necessário definir os horários de funcionamento da atividade.
Criar mensagens de boas-vindas no WhatsApp Business
Permite enviar uma mensagem personalizada de boas-vindas a todas as pessoas que contatam a atividade pela primeira vez através do WhatsApp Business.
Criar respostas rápidas no WhatsApp Business
Graças a esta seção é possível agilizar os contatos entre uma empresa e o cliente.
As respostas rápidas permitem o envio de mensagens personalizadas que a atividade envia frequentemente aos seus clientes; um exemplo de resposta rápida pode ser uma mensagem de Agradecimento.
Como reconhecer as diferenças e as semelhanças entre o WhatsApp Business e o WhatsApp messenger

As principais diferenças entre o WhatsApp Business em relação à sua versão Messenger são as seguintes:
- O app WhatsApp Business foi criado com o objetivo de ser utilizado apenas por empresas;
- O ícone do WhatsApp Business é caracterizado por um B;
- Através da descrição da conta, podem ser visualizadas as informações sobre a empresa;
- O app pode ser utilizado também pelo número fixo da empresa;
- É possível criar respostas rápidas padrão para enviar aos clientes.
Entre os pontos em comum entre o WhatsApp Business e WhatsApp Messenger, é possível encontrar:
- Ambas as versões do WhatsApp estão disponíveis não só no telefone, mas também no pc, Mac e tablet;
- Ambos os apps são completamente gratuitos;
- Ambas as aplicações se destacam por uma mensageria instantânea;
- É possível enviar tanto imagens quanto vídeos e links externos;
- A configuração gráfica do chat é igual, simples e intuitiva para ambos os aplicativos;
- Em ambos os aplicativos, obviamente é possível definir uma foto de perfil.
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Graças a esta ferramenta, como vimos, gerenciar o contato direto com os clientes será muito simples, eficiente e ao mesmo tempo profissional.
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