Como fazer dropshipping

Como fazer dropshipping

Você tem uma atividade on-line de venda e-commerce, mas não quer gerenciar o estoque, os produtos e o inventário?

Então o dropshipping é a melhor solução para você.

Essa forma particular de e-commerce conecta você ao fornecedor externo que gerenciará toda a parte de inventário.

Seu papel será, portanto, vender os produtos, após escolhê-los sabiamente, através da sua plataforma e criar campanhas publicitárias direcionadas.

Os pedidos também serão gerenciados diretamente pelo fornecedor.

Como fazer dropshipping: princípios básicos

Como fazer dropshipping: princípios básicos

Vamos agora ver realmente o que compete a você e o que compete ao fornecedor.

O dropshipper é o fornecedor que realmente detém os produtos e que, na fase de compra, enviará fisicamente os produtos aos clientes.

Seu papel como vendedor é criar o contexto para a venda e comunicar os pedidos (com todos os detalhes) aos fornecedores.

Será importante para você também gerenciar a comunicação com o cliente e assim estabelecer um ótimo serviço ao cliente.

Ao contrário da venda tradicional no varejo online, o dropshipping evita que o comerciante tenha que gerenciar os pedidos diretamente.

Isso significa menos estresse, custos de produção mais baixos (em geral apenas a criação do site de ecommerce e das campanhas de anúncios), e nenhuma gestão de inventário ou custos de envio.

Então, quais são as responsabilidades de quem gerencia uma atividade de dropshipping?

Obviamente escolher os produtos, criar campanhas publicitárias e fornecer um ótimo serviço ao cliente.

Quando sua atividade começa a dar frutos, você também pode implementar um marketplace de dropshipping: um software que permite escolher entre milhares de fornecedores espalhados pela web aos melhores preços.
Isso te permitirá ampliar sua gama de produtos aumentando a margem de lucro (que você poderá decidir). 
O ganho está na porcentagem que você receberá a cada venda de um determinado produto; porcentagens obviamente variáveis com base no contrato de dropshipping.
No básico, os ganhos serão divididos entre você e o próprio fornecedor.

Prós e contras do dropshipping

Prós e contras do dropshipping

Os prós do dropshipping são:
  • Gestão delegada ao fornecedor de estoque, embalagem e envios;
  • Custos reduzidos, tanto a logística quanto a produção estão nas mãos do dropshipper;
  • Máxima liberdade tanto para a modalidade de venda quanto para onde vender: não há limites de estoque e marketing;

Como sempre, também existem lados negativos.

Os contrários do dropshipping são:

  • Impossibilidade de gerenciar a qualidade do produto, o embalagem e a expedição, pois tudo está nas mãos do dropshipper;
  • Possibilidade de devoluções e trocas, frequentes;
  • Dificuldade em responder às perguntas e dúvidas dos usuários, uma vez que os produtos não são diretamente produzidos por você;
  • Custos de envio variáveis com base no fornecedor e não na sua localização

Como criar um site de comércio eletrônico dropshipping

Como criar um site de comércio eletrônico dropshipping

Pouco como um clássico e-commerce, devem ser seguidas as mesmas regras gerais:

  • Abrir um CNPJ e se inscrever no registro de empresas;
  • Fazer uma análise de mercado para escolher o seu nicho;
  • Escolher a plataforma para a criação do site de e-commerce (como veremos a seguir com Framework360);
  • Otimizar em chave SEO cada página do seu e-commerce.

Passo fundamental para fazer dropshipping: escolher o fornecedor dropshipper

Escolher o fornecedor dropshipper certo

A empresa ou as empresas fornecedoras são um aspecto fundamental para iniciar uma atividade de dropshipping.

Existem alguns bancos de dados de dropshippers que oferecem seus serviços.

As alternativas geralmente são duas:

  • Abastecer-se de um atacadista para manter os preços do seu e-commerce variáveis e não influenciáveis pelo valor de mercado;
  • Escolher uma pequena atividade local que mantenha os custos baixos e geralmente a qualidade alta.

Outra fase importantíssima se não fundamental: a promoção do seu e-commerce dropshipping.

Promover sua loja de e-commerce dropshipping

A fase seguinte após criar seu e-commerce e torná-lo adequado para dropshipping, graças a acordos com fornecedores, é promover a plataforma de vendas.

Isso cabe a você, e portanto você deverá investir dinheiro para se fazer conhecido na web.

São ótimas as iniciativas publicitárias tanto no Facebook quanto no Instagram, mas também no Tik Tok e YouTube.

Criar seu site com Framework360

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Framework360 é a plataforma inovadora e mais completa para tudo que diz respeito ao marketing digital.

Com ela, você poderá criar seu ambiente online, configurar e gerenciar seu site sem precisar de nenhuma competência em programação ou construção de sites.

Basta ir na seção "personalização" e instalar o plugin "e-commerce" para configurar de forma simples, intuitiva e ao mesmo tempo eficaz seu ponto de venda online de dropshipping, gerenciando os itens em todos os seus aspectos, desde as descrições até a quantidade disponível.

Dessa forma, você poderá começar imediatamente a vender com sua loja online.

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