
O marketing moderno não tem objetivos diferentes dos de 20 anos atrás (ganhar e fazer ganhar), mas os ferramentas para alcançá-los, por outro lado, mudaram radicalmente.
Um dos aspectos absolutamente inovadores do web marketing moderno é a automação.
A MA ou Marketing automation é o ramo do marketing que prevê a utilização de software, mais ou menos complexos, que automatizam atividades e funções de marketing repetitivas.
Com dados em mãos, graças ao marketing automation a produtividade média das empresas que o utilizam aumenta em 15% e a atividade vai em ROI após um ano fiscal desde sua adoção.
O que é uma automação e como criar uma

O marketing automation pode ser declinado em muitas formas de comunicação repetitiva que gera uma automação de marketing:
- Email Marketing;
- Páginas de Destino e chamadas para ação ligadas a newsletters;
- Previsão de contato Lead Scoring;
- Gerenciamento de Leads: a gestão dos contatos já adquiridos que precisam ser "aquecidos" e nutridos;
- Integração CRM: as automações ligadas a aniversários, calendários de eventos e lembretes a serem feitos com os clientes do próprio banco de dados;
- Marketing em Mídias Sociais: para programar posts e histórias e automatizar o aumento de seguidores;
No marketing moderno, agora, grandes empresas frequentemente utilizam ferramentas de automação (em média 75% delas).
As vantagens reais das automações e do marketing automation
Segundo muitos estudos, as vantagens reais do marketing automation são:
- Tempo: economiza-se pelo menos 74% do tempo calculado em horas trabalhadas gastas realizando manualmente determinadas operações;
- Envolvimento do Cliente: estudos calcularam um aumento de mais de 68% no envolvimento dos clientes em empresas que usam automações ou realizam atividades de marketing automation. Isso porque automaticamente os clientes são todos acompanhados da mesma forma (mesmo que personalizados);
- Up-selling: a automação leva a uma maior possibilidade de fazer com que novos produtos sejam comprados pelos clientes envolvidos.
Objetivo das automações e do marketing automation
Os principais objetivos do marketing automation são:
- A otimização dos processos que levam à aquisição de novos clientes;
- Gerenciar as listas de antigos clientes (leads) e otimização da lead generation;
Possíveis desvantagens do marketing automation
Existem obviamente também desvantagens relacionadas ao uso de automações.
No geral, são:
- Despesas fixas para a concepção inicial de software, mas também taxas mensais para seu funcionamento;
- Dependência excessiva da tecnologia utilizada: no momento em que o software não funciona mais, você corre o risco de perder as vantagens competitivas que obteve.
Como funciona a automação de marketing?

Falamos sobre automação de marketing, sua definição, vantagens, desvantagens e seus principais objetivos.
Vamos agora ver mais especificamente as operações que uma atividade de automação de marketing realiza:
Lead nurturing: já falamos sobre a importância das automações no campo do email marketing. No entanto, é necessário aprofundar também o lead nurturing ou seja, a escolha de canais específicos para cada contato (feita obviamente de maneira automatizada) para nutrir a comunicação com o lead.
Palavra-chave personalização na comunicação mesmo que automatizada.
Lead scoring: o lead scoring é uma avaliação automática do valor do lead com base em suas atividades como a abertura do email, o download dos conteúdos e todas aquelas ações conectadas ao seu sistema de web marketing. Ótima maneira de segmentar e direcionar os clientes.
A diferença entre lead grading e lead scoring está no fato de que, enquanto o lead scoring é uma automação que avalia as atividades do lead, o lead grading, por outro lado, avalia os dados pessoais segmentando o target com base nesses fatores (dados cadastrais, trabalho e todas as características objetivas do lead).
Monitoramento e análise de dados: também o monitoramento e a análise de dados (com o consequente tracking) podem ser automatizados. Automizações como o registro das atividades que um usuário faz em um site ou o registro dos dados derivados dessa atividade são fundamentais para um plano integrado de web marketing (básicos para fazer remarketing).
Automizações através da conexão ao CRM: a combinação entre automações e uso de crm è perfeita para ir além do simples registro de clientes e dos dados relacionados. Isso fornece uma comunicação direcionada automaticamente.
Em definitiva, a automação de marketing torna possível uma segmentação extrema do público-alvo tanto por fatores intrínsecos quanto por fatores objetivos dos leads, a redução do CAC (custo de aquisição) e um lead nurturing mais eficaz e direcionado.
Alguns exemplos
Agora vamos fazer alguns exemplos de automações úteis para as empresas acelerarem e otimizarem as fases de aquisição, gestão e "nutrição" dos leads.
Exemplos clássicos de automações são:
- Envio de um email de resposta após a inscrição na newsletter ou simplesmente ao envio de um pedido de informações de um site ou o envio do email de felicitações para eventos ou aniversários;
- Também no setor de e-commerce há automações úteis para reduzir a porcentagem de carrinhos abandonados e aumentar as vendas. Também nesse âmbito, o email marketing conectado a esses portais é muito útil para aumentar o engajamento em cerca de 30%.
- Ferramenta para marketing em redes sociais: existem programas capazes de automatizar a publicação programada de histórias e postagens nos vários canais sociais. Agências e profissionais autônomos utilizam essas ferramentas para não ficarem muito atrelados a horários e condições para otimizar seu desempenho.
As automações não estão estritamente ligadas à gestão web, também podem utilizar SMS e aplicativos móveis de mensagens como o WhatsApp.
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