Como fazer marketing B2B

Como fazer marketing B2B

Com marketing B2B ou seja, Business to Business, refere-se ao marketing que envolve a venda de serviços ou produtos entre empresas.

Para implementar o marketing B2B é muito importante, como em muitas operações do setor, identificar o target ao qual será direcionada a comunicação.

O que é o marketing b2b

O que é o marketing b2b

Antes de elaborar uma estratégia para sua empresa, é importante conhecer os resultados positivos que pode produzir a utilização do marketing B2B.

Conhecer quais são essas vantagens pode te incentivar a adotar essas técnicas em vez de outras dentro da sua empresa:

  • Aumentar a notoriedade da sua empresa;
  • Trazer tráfego para o seu site da empresa;
  • Adquirir novos contatos;
  • Potencializar as relações de confiança com os seus clientes;
  • Conhecer melhor o target de referência;
  • Identificar as buyer personas B2B.

Por qué è fundamental identificar as buyer personas

Por qué è fundamental identificar as buyer personas

Uma das primeiras coisas a fazer, ainda antes de idealizar uma estratégia de marketing B2B, è identificar quem são os seus clientes, quais são suas necessidades e suas prioridades.

Todas essas informações poderão ser utilizadas para elaborar as estratégias de trabalho subsequentes, de modo a aumentar a autoridade da sua empresa.

Diferença entre marketing b2b e b2c

Diferença entre marketing b2b e b2c

A marketing B2B e B2C são diferentes tanto em estratégias quanto no público ao qual se referem.

Enquanto o Marketing B2C se dirige a clientes individuais que compram para si mesmos, o marketing B2B se dirige, por sua vez, a pessoas que compram produtos para suas empresas.

Como identificar as estratégias corretas de marketing b2b

Como identificar as estratégias corretas de marketing b2b

Para uma empresa situada dentro de um mercado B2B, é importante adotar estratégias de marketing desse tipo, para alcançar objetivos de curto, médio e longo prazo, e estabelecer os kpi, ou seja, um conjunto de indicadores a serem usados para verificar o desempenho de alguns processos empresariais.

Existem várias estratégias de marketing B2B que podem ser adotadas para alcançar um específico público. Vamos ver os mais importantes.

  • Utilizar o videomarketing: com esta técnica é possível construir vídeos criativos através do uso do storytelling e contar a história e os valores da sua empresa.
  • Contar a origem da empresa: ao público gosta de conhecer a história da empresa. Para isso, utilize as redes sociais para contar não apenas seu nascimento, mas também para apresentar sua equipe.
  • Envolva seus funcionários: motive sua equipe a falar sobre a empresa através de atividades de marketing, já que seus funcionários serão pessoas que conhecem muito bem seus produtos e seus usuários finais.

Duas outras estratégias realmente fundamentais para fazer marketing B2B são:

  • Email Marketing B2B;
  • Marketing digital B2B.

Como realizar uma estratégia de email marketing b2b

Graças ao email marketing B2B è possível enviar conteúdos valiosos que representam da melhor forma a sua marca e alcançar de maneira estratégica os clientes empresariais.

Mas è muito importante criar emails de marketing eficientes, e para isso existem algumas técnicas que podem te ajudar:

  • Assunto coerente: escreva o assunto do email de forma a ser atraente para o usuário;
  • Apenas uma call to action: insira uma única call to action (CTA) por email, assim o usuário se concentrarà no texto do email e, consequentemente, haverá muito mais probabilidade de a CTA ter sucesso em seu trabalho;
  • Divida os destinatários do email: os emails que você enviará não serão todos adequados para todos os contatos da sua lista. Seus usuários podem estar em diferentes fases da jornada de compra. Portanto, para melhorar a experiência do usuário, você poderá segmentar a lista de contatos do email, de modo a se relacionar de maneira mais pessoal com o seu público-alvo;
  • Certifique-se de que seus emails sejam visíveis também em smartphones: muitos usuários visualizam o email em seus celulares, e aqueles que não são lidos corretamente, muitas vezes são imediatamente excluídos.

Como criar uma estratégia de marketing digital b2b

Cada empresa que atua no marketing B2B, deve ter uma presença digital, isso pode se traduzir em um site, anúncios online pagos e presença otimizada nos social.

Uma das muitas vantagens do marketing digital B2B é favorecer as vendas da sua empresa, uma vez que, especialmente nos últimos anos, muitas empresas buscam seus fornecedores online.

Uma ótima estratégia de marketing digital deve ser pensada para acompanhar o cliente ao longo de todo o caminho de compra, começando desde quando o usuário possui uma necessidade até a conclusão da compra do produto ou serviço.

Existem algumas técnicas que podem ajudar a potencializar uma estratégia de marketing digital B2B:

  • Defina seu público-alvo;
  • Criar seu site corporativo;
  • Aumentar a presença digital através das redes sociais.

Todas essas estratégias de marketing B2B, se aplicadas corretamente, podem ajudar a aumentar A autoridade da sua empresa.

Marketing b2b com o Framework360

Marketing b2b com o Framework360

A plataforma Framework360 poderá ser para você um recurso muito útil, sendo a primeira inovadora plataforma completa para tudo que diz respeito ao marketing digital, ajudando você a desenvolver vários aspectos dos quais já tratamos nos parágrafos anteriores.

A começar pela presença digital, o Framework360 permitirá que você crie sua página web de maneira totalmente simplicidade e intuitiva, sem necessidade de habilidades em construção de sites e programação.

Uma vez criado e configurado seu site, você poderá gerenciar seu marketing B2B à vontade graças às inúmeras funções da plataforma, como por exemplo criar uma campanha de email marketing bem programada em todos os seus detalhes, completa com call to action, e diferenciada para as categorias de seus clientes.

Além disso, você poderá criar um ecommerce completo com todos os produtos para vender B2B com tabelas de preços específicas para particulares e para os detentores de CNPJ.

A plataforma também disponibiliza uma seção de web tracking e relatórios, para coletar todos os dados mais úteis sobre sua atividade e presença online, para garantir que você esteja no caminho certo.

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