
O marketing de conteúdo é uma das técnicas que uma empresa deve prever em sua estratégia de comunicação para ter excelentes resultados.
Esse tipo de atividade é composto por uma fase de criação de conteúdos e uma fase de distribuição, a fim de atingir o público-alvo definido.
Como ter sucesso com o marketing de conteúdo

Para ter sucesso é mais importante focar na qualidade dos conteúdos do que na quantidade, pois um número excessivo de conteúdos pode entediar ou até mesmo incomodar os usuários; além disso, é necessário que cada conteúdo criado tenha dentro dele dois princípios fundamentais no mundo digital, a saber: a educação e o entretenimento.
Como educar e entreter os usuários
Os usuários querem ser educados, ou seja, frequentemente pesquisam nos motores de busca como fazer as coisas, o termo técnico para esse tipo de pesquisa no Google é query know.
Se uma empresa decide criar conteúdos educativos, pode se posicionar como especialista em um setor específico, favorecendo assim a confiança por parte dos usuários.
Quando são criados conteúdos educativos, o objetivo deve ser sempre o de tentar realmente ajudar os usuários-alvo.
Várias marcas escolhem entreter seus usuários online, mostrando a equipe, sua paixão e o objetivo final da própria empresa, criando assim uma sinergia com os usuários, tentando tornar tudo mais real, conferindo mais valor ao elemento do chamado storytelling.
O que se deve lembrar, no entanto, é não confundir o’entretenimento com a diversão.
Como criar uma estratégia de content marketing eficiente

Através de uma estratégia de Content Marketing, uma empresa publica conteúdos online, como um post blog ou uma Instagram Stories, fazendo com que estejam em acordo entre si, permitindo assim que ela atraia novos clientes.
Obviamente será improvável poder definir um guia geral para todas as estratégias, uma vez que elas podem apresentar vários tipos de abordagem, cada uma diferente da outra, para diferentes objetivos.
No entanto, para delinear uma estratégia que funcione, além da produção de conteúdos escritos e visuais que sejam eficazes e de qualidade, será necessário prestar atenção a vários aspectos, resumíveis em perguntas:
- Através do content marketing quais vantagens podem ser trazidas para a atividade?
- A qual tipo de usuários será necessário se dirigir?
- Como interessar o público?
- Como medir os resultados alcançados?
Como delinear o target de referência
A determinação do target é o primeiro passo para a criação de uma estratégia. Realizar conteúdos significa, antes de tudo, direcionar-se a um público ideal.
No marketing de conteúdo, não é possível dirigir-se a todos, pois isso seria bastante improdutivo e dispendioso; é necessário estudar o próprio público de referência, só assim é possível definir o tom de voz a ser utilizado na realização dos conteúdos adequados ao público de referência.
Para definir esse aspecto, você também pode se referir àquilo que é a missão da empresa.
Como envolver os usuários
Depois de definir os objetivos e o target, será mais simples para uma empresa conseguir imaginar como envolver e fazer interagir seu público ideal com os conteúdos.
Cada atividade de content marketing deve responder a uma necessidade, a um problema ou a uma pergunta do target de referência, e deve ser capaz de favorecer o customer journey e, consequentemente, as conversões dele decorrentes.
Como definir os conteúdos a produzir
Dentro de uma estratégia de content marketing é possível produzir várias tipologias de conteúdo, vamos descobrir juntos quais podem ser mais adequadas à sua estratégia:
- Blog, newsletter: são ambos ferramentas muito utilizadas pelas empresas para disseminar conteúdos adequados ao target de referência;
- Foto, imagens: utilizadas dentro do conteúdo visual, ou seja, graças ao uso de belas imagens ou fotos;
- Vídeo: esse tipo de conteúdo está se tornando cada vez mais importante. É possível elaborar vídeos tanto curtos quanto mais longos e elaborados.
As plataformas atualmente utilizadas para a disseminação de vídeos são YouTube, Facebook, Instagram, Tiktok.
Como medir os resultados dentro de uma estratégia
Para medir os resultados de forma ideal é necessário planejar todas as atividades de medição, para que se possa melhorar os conteúdos produzidos.
Para concluir è importante lembrar que os conteúdos produzidos através de uma estratégia de content marketing, devem ser direcionados sempre ao target de referência, de fato somente assim é possível obter resultados reais.
Content marketing com Framework360
Através da plataforma Framework360, a criação de conteúdos para o content marketing e sua gestão serão facilitadas por várias funções e seções presentes:
- Crie conteúdos graças ao Blog: com um plugin específico a ser instalado, você poderá criar uma seção de blog na qual poderá carregar conteúdos textuais e mais, relativos ao que trata em seu site e pertinentes ao seu negócio;
- Aproveite a seção Marketing: através desta seção você terá a possibilidade de divulgar seus conteúdos por meio de campanhas. A plataforma lhe dará a possibilidade de agrupar seus clientes através da inserção dos dados deles em um formulário de clientes, o qual poderá ser utilizado para configurar os destinatários das suas campanhas, como por exemplo uma Newsletter para fidelizar a clientela. Recomendamos também que consulte o breve guia disponível no canal YouTube para aproveitar ao máximo o potencial desta seção;
- Relatório: meça os resultados do seu negócio com a seção de relatórios e avalie a eficácia da sua estratégia em cada área, confortavelmente de uma única página de visualização.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
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