Como fazer Marketing Digital

Como fazer Marketing Digital

O Marketing Digital, ao contrário do marketing tradicional, permite incentivar a promoção utilizando o'online, através da utilização de técnicas de comunicação publicitária.

Fazer Marketing Digital significa ocupar-se de vários âmbitos da comunicação online, como:

  • Marketing via email;
  • Gestão dos canais sociais;
  • Otimização em chave SEO de um site web;
  • Publicidade digital (criação de publicidade paga de marketing online).

As empresas que utilizam estratégias de marketing digital podem obter numerosos benefícios, incluindo aumentar seus clientes e aumentar sua autoridade, ou seja, sua brand awareness.

Marketing digital: como começar

Marketing digital: como começar

O Marketing Digital compreende a realização de conexões eficientes entre os clientes e a empresa. Isso ocorre principalmente através de cinco componentes:

  • Dispositivos digitais: os usuários para interagir através dos sítios web utilizam não apenas o pc, mas também tablets e smartphones;
  • Canais digitais: essas interações ocorrem principalmente através do uso de canais sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn;
  • Mídias digitais: trata-se de todas aquelas ações que as empresas realizam para serem encontradas pelos clientes, como a publicidade paga através dos canais sociais, email marketing e o uso estratégico das mídias sociais;
  • Dados digitais: trata-se da coleta e análise dos dados dos usuários, muito importantes para as empresas, pois podem ajudar na criação de conteúdos individualizados e para target específicos;
  • Tecnologias digitais: são todas aquelas tecnologias de marketing que servem para a idealização de experiências interativas dentro dos sites, para a segmentação do target, para a criação de campanhas personalizadas e para a adição das porcentagens de conversão.

Por que fazer Marketing Digital

Por que fazer Marketing Digital

Em comparação com o marketing tradicional, que se ocupa de disseminar anúncios principalmente através dos meios tradicionais (como imprensa, rádio, televisão), no Marketing Digital tudo isso acontece no mundo do online, principalmente através de email, vídeo, mídias sociais.

O marketing digital, portanto, é de fundamental importância para qualquer tipo de empresa, para aumentar tanto sua autoridade quanto seu negócio.

Marketing Digital: como funciona

Marketing Digital: como funciona

O Marketing Digital é realizado através de uma estratégia, na qual são definidos não apenas os objetivos a serem alcançados, mas também os tipos de canais e as técnicas a serem utilizadas.

O fator principal que determina quais tipos de canais utilizar dentro de uma estratégia de marketing digital, depende do tipo de serviço ou produto que a empresa deseja promover e da correta análise do customer journey, ou seja, do percurso que o potencial cliente realiza desde o momento em que conhece pela primeira vez a empresa até o momento da compra do produto.

Entre as várias estratégias de marketing existentes, apresentamos as mais utilizadas.

Marketing Digital: como criar conteúdos de qualidade

Os conteúdos como vídeo, foto, postagem de blog, são muito importantes para gerar tráfego para o site e os canais sociais de uma marca.

Para serem interessantes e estimulantes, os conteúdos devem representar um valor real para os usuários: fornecer informações úteis, apresentar ofertas ou descontos, provocar emoções e, mais geralmente, chamar a atenção do usuário.

Marketing Digital: como criar um e-commerce de sucesso

Se dentro do seu é incluída uma parte dedicada ao e-commerce, è importante que nela cada ficha de produto seja detalhada.

O produto deve ser, na verdade, ilustrado em todos os seus mínimos detalhes e devem estar presentes todas as informações técnicas importantes.

Cada ficha de produto também deve incluir:

  • Título, subtítulo, nome do produto, tudo com palavras-chave que são pesquisadas pelos usuários;
  • Informações sobre envios, preços e devoluções;
  • Imagens claras, com tomadas do produto de mais ângulos.

Marketing Digital: como otimizar sites web graças ao seo

O site de uma empresa para funcionar bem deve ser otimizado em chave SEO (Otimização para motores de busca).

O SEO compreende uma série de técnicas úteis para um site web a fim de ser classificado entre os resultados mais altos na pesquisa orgânica nos motores de busca, como Google.

Marketing Digital: como obter visibilidade com google ads

Agradeço a Google Ads é possível criar campanhas de marketing pagas, que permitem obter maior visibilidade para a marca.

Os Anúncios pagos criados com Google Ads podem contribuir para interceptar diferentes clientes, com base em vários parâmetros de target, como idade, gênero, local e idioma.

Além disso, é possível estabelecer um orçamento de gastos, a duração de uma campanha e inserir palavras-chave nos anúncios. Por fim, a plataforma Google disponibiliza ferramentas úteis para entender se uma campanha está funcionando ou não.

Marketing Digital: como utilizar os canais sociais

As mídias sociais tornaram-se um importante canal de comunicação para as empresas.

Essas, na verdade, devem ser não apenas geridas de maneira profissional, mas também apresentar conteúdos interessantes para a clientela.

Um dos objetivos dessa estratégia é colocar os usuários em contato direto com a empresa.

O usuário passa assim de um simples espectador passivo a ter um papel ativo no processo de comunicação da empresa. 

Marketing Digital: como realizar campanhas pagas nas mídias sociais

Hoje, os canais sociais oferecem a possibilidade de utilizar determinadas ferramentas para criar campanhas pagas muito úteis para as empresas que:

  • Querem comunicar informações importantes a um vasto público;
  • Aumentar a base de fãs das suas páginas sociais;
  • Vender online produtos ou serviços.

Todas essas ações podem ser realizadas graças à criação de campanhas específicas e com a possibilidade de segmentar os usuários de maneira precisa, através de uma série de parâmetros como: interesses, idade, local e língua falada.

Dessa forma, as campanhas podem alcançar um público específico segmentado, trazendo ótimos resultados.

Marketing Digital: como medir os resultados

Qualquer estratégia implementada nas redes sociais ou na web pode ser medida e analisada através da utilização de ferramentas apropriadas.

Alguns desses instrumentos, como Google Analytics, Facebook ou Instagram Insight, são gratuitos e permitem analisar a eficiência de posts, campanhas pagas e outros parâmetros através do uso de vários kpi (Key Performance Indicator).

Os dados medidos que podem ser analisados são muitos, então é melhor escolher alguns precisos.

Avaliar e medir os resultados é uma atividade muito importante, muitas vezes subestimada, mas que é na verdade indispensável para alcançar os objetivos estabelecidos.

Os aspectos a considerar ao fazer marketing digital são muitos, mas se bem inseridos dentro de uma estratégia planejada, podem dar a uma empresa um valor agregado e, acima de tudo, excelentes resultados.

Faça Marketing Digital com Framework360

Faça Marketing Digital com Framework360

Framework360 é a plataforma inovadora mais completa para tudo que diz respeito ao marketing digital, e por isso te ajudará a desenvolver da melhor forma sua operação de marketing, também através de todos os passos que acabamos de analisar.

Ela te fornecerá antes de tudo a possibilidade de criar o seu ambiente online, a partir do qual você poderá desenvolver seu próprio site, sem precisar de conhecimentos em construção de sites nem tampouco em programação.

Uma vez criado seu ambiente, a plataforma te disponibilizará uma grande quantidade de seções e ferramentas que você pode aproveitar para fazer marketing digital de forma intuitiva, profissional e eficaz. Com framework360, na verdade, você terá a possibilidade de:

  • Configurar seu site e carregar conteúdos: através do visual builder integrado na plataforma, você poderá configurar seu site de maneira rápida e intuitiva, mas ao mesmo tempo profissional, inserindo e configurando todos os páginas e seções mais importantes (ex: header e footer), personalizando-o e carregando conteúdos tanto escritos quanto visuais.
  • Criar e gerenciar uma seção de e-commerce: graças ao plugin específico, uma vez instalado na seção "personalização", será possível adicionar um e-commerce ao seu site, que será facilmente gerenciável em todos os seus aspectos. Aqui você poderá cuidar de cada detalhe, desde a descrição dos produtos, ao check-out, passando pela gestão dos clientes e o cross-sell, e muito mais.
  • Analisar o desempenho do seu marketing e criar campanhas sob medida: através das seções de "relatório" e "web tracking" você poderá aproveitar os dados coletados pela plataforma e pelos sistemas externos, como Google Analytics, integráveis no Framework360, para analisar o desempenho do seu marketing, escolher as melhores estratégias com base na eficácia, e criar campanhas publicitárias e de conversão planejadas com base nesse rendimento.

Portanto, tudo o que analisamos anteriormente no artigo, e muito mais, será possível criá-lo, configurá-lo e gerenciá-lo da melhor forma através da plataforma; experimente Framework360 para uma experiência completa e pessoal de marketing digital.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.