Como fazer marketing no Pinterest

Como fazer marketing no Pinterest

Pinterest é considerado por muitas empresas como um canal social equivalente ao Facebook ou Instagram.

Na verdade, os usuários do Pinterest não estão interessados principalmente em criar novas conexões sociais, mas sim em buscar conteúdos para suas perguntas ou principalmente inspiração.

Isso significa que o Pinterest poderia ser considerado mais como uma espécie de motor de busca, assim como poderia ser, por exemplo, Google Imagens.

Estratégias de marketing no Pinterest 

Estratégias de marketing no Pinterest 

Existem algumas estratégias de marketing no Pinterest que podem ser utilizadas por qualquer empresa para adquirir novos clientes.

Você pode começar a usar Pinterest para dar valor aos seus conteúdos e levar os usuários ao seu site empresarial ou blog. Para criar uma estratégia de marketing com Pinterest é necessário:

  • Conhecer o seu target;
  • Aproveitar as potencialidades de Pinterest em chave SEO;
  • Otimizar as imagens dos Pins.

Como conhecer o seu target para Pinterest

Se você conhece o target ao qual deseja direcionar sua comunicação, saberá consequentemente que tipo de conteúdos criar e quais temas abordar.

Seu perfil Pinterest deve ser otimizado para envolver seu nicho de referência, portanto é importante cuidar:

  • A biografia: dentro da biografia devem estar contidas as informações e os detalhes vantajosos que você pode oferecer aos seus usuários, de forma clara e concisa. Você tem apenas 160 caracteres, então use-os bem. Além disso, é importante inserir uma call to action, ou seja, uma chamada à ação, como por exemplo um botão para clicar no seu site;
  • A foto de perfil: Escolha uma foto de perfil que represente a sua atividade, não é necessário um serviço fotográfico, você pode usar na verdade até um bom smartphone e uma boa luz para ter fotos de ótima qualidade;
  • O nome do perfil: Para criar o seu nome, você tem à disposição 30 caracteres, dos quais você deve tentar inserir também algumas palavras-chave que remetam ao seu setor de referência, porque assim fazendo, quando um usuário procurar aquela palavra-chave no Pinterest ou Google, terá mais chances de visualizar o seu perfil entre os primeiros resultados da pesquisa. 

Como aproveitar as potencialidades do Pinterest em chave SEO

Imaginar Pinterest como um motor de busca significa também saber utilizar a SEO (search Engine Optimization).

Isso significa que você deverá criar seus conteúdos otimizando-os de modo que sejam visualizados entre os primeiros resultados do smart feed do canal social.

O algoritmo do Pinterest, categoriza os Pins que considera mais importantes e relevantes em resposta às pesquisas, então funciona exatamente como o Google.

Para que os seus usuários no Pinterest encontrem as respostas às suas necessidades é necessário que o seu perfil esteja otimizado de acordo com alguns critérios

  • Criar painéis: para fazer marketing neste canal social, dentro dos seus painéis devem estar presentes conteúdos capazes de envolver seu público-alvo, que sejam baseados obviamente na área de atuação da sua atividade;
  • Inserir as palavras-chave: no Pinterest, assim como em qualquer Mecanismo de busca, é importante utilizar as palavras-chave certas para alcançar o público. As palavras-chave para serem indexadas no Google, devem ser inseridas dentro das pastas e dos Pins, ou seja, no nome e na descrição. Além disso, os usuários do Pinterest podem procurar as fotos configurando filtros e inserindo palavras-chave conectadas e sugeridas pelo algoritmo da rede social. Portanto, é muito importante escolher as palavras-chave certas dentro das pastas.

Como otimizar as imagens dos pins no Pinterest

Pinterest é uma rede social onde são compartilhados exclusivamente conteúdos visuais, isso significa que estes devem ser de qualidade.

Se você quer que seus conteúdos sejam compartilhados, um dos elementos visuais que você pode criar para integrar também informações da sua empresa poderia ser a infografia, ou de qualquer forma imagens visualmente d’impacto e preferencialmente verticais.

Como utilizar uma conta empresarial no Pinterest

Como utilizar uma conta empresarial no Pinterest

Aqui estão algumas ferramentas que è possível encontrar através da ativação de uma conta empresarial.

Aproveitar os conteúdos informativos de marketing 

O Pinterest não se limita a te oferecer um canal de compartilhamento de conteúdos para os seus usuários, mas dentro dele você também pode encontrar material informativo, onde é explicado como usar a plataforma para melhorar todas as ações de marketing para a sua empresa. Entre eles estão:

  • Webinars e algumas ferramentas para empresas;
  • Blogs tratando das últimas novidades do pinterest.

Como observar os dados analíticos no Pinterest

Pinterest Analytics è uma ferramenta que permite observar alguns dados de monitoramento muito importantes.

Graças a essas informações, sua empresa poderá identificar conteúdos e estratégias para melhorar a atividade de marketing.

Com os dados analíticos fornecidos pelo Pinterest, é possível, na verdade, identificar informações muito importantes sobre uma empresa e sobre o público-alvo, sobre o desempenho do perfil e dos Pins, sobre os interesses do público e sobre o tráfego que os Pins conseguiram trazer para o blog ou sítio web.

Uma operação que você deve fazer pelo menos uma vez por mês é verificar as estatísticas, assim poderá melhorar a estratégia de marketing sua na plataforma em questão. 

Como utilizar os pins detalhados no Pinterest

Os Pins detalhados, ou Rich Pin, permitem adicionar informações complementares aos clássicos Pin, melhorando a experiência visual do usuário.

Esse tipo de Pin é utilizado para aumentar a compartilhamento, o interesse e o envolvimento dos usuários.

Existem várias tipologias de Rich Pin

  • Pins de locais: permitem inserir um mapa, endereço e número de telefone;
  • Pins de artigos: incluem o título, o autor e algumas linhas do artigo dentro do Pin;
  • Pins de produto: facilitam a venda de um produto, pois indicam em tempo real o preço e a disponibilidade dos produtos dentro das lojas;
  • Pin de receitas: contêm algumas informações úteis para a preparação dos pratos, como os ingredientes ou o tempo de cozimento;
  • Pin de filmes: permitem obter, por exemplo, informações sobre o elenco e as críticas de determinados filmes.

Como utilizar as ferramentas para empresas no Pinterest

Pinterest, graças à conta empresarial, também permite usar diferentes ferramentas como: 

  • Pins patrocinados: ferramenta que permite às empresas comprar Pins com o objetivo de alcançar determinados objetivos de marketing, como, por exemplo, aumentar o envolvimento, ou aumentar o tráfego para o site ou blog. Este tipo de Pin serão exibidos pelos usuários com base em seus interesses dentro do Pinterest.
  • Pins compráveis: pins que, neste caso, são azuis e permitem que os usuários comprem diretamente na rede social, sem sair do Pinterest;
  • Bota salvar: botão dentro do site que te dará a oportunidade de aumentar seu público, permitindo que os usuários salvem os produtos em seus favoritos. Dessa forma, toda vez que um usuário salvar um produto, estará de fato aumentando seus Pins.

Integre seu negócio com o Framework360

Integre seu negócio com o Framework360

Graças a essas várias ferramentas disponíveis para negócios no Pinterest, integrar nosso trabalho e enriquecê-lo por meio do Framework360 será simples e eficaz.

A plataforma disponibilizará muitos ferramentas de marketing digital para a criação da sua atividade online pessoal, que você poderá potencializar e expandir através da sua conta no Pinterest, por exemplo:

  • Exibindo as imagens dos seus produtos: caso você tenha, por exemplo, um e-commerce, poderá de fato levar e exibir seu catálogo também na sua conta do Pinterest, e gerar vendas diretamente da rede social, graças aos Pins compráveis dos quais já discutimos;
  • Mostrando infográficos e conteúdos visuais sobre a sua empresa;
  • Aproveitando o web tracking: Framework360 dispõe de um módulo de Web Tracking com o qual é possível obter informações sobre as conversões dos visitantes nos sites. Inserindo de fato o ID do pixel do Pinterest (ferramenta que coleta dados para acompanhar as ações realizadas pelos visitantes no seu site com base em cookies) e indicando à plataforma o que rastrear na seção objetivos, você poderá monitorar os dados e, com base neles, direcionar as campanhas de conversão da melhor forma.

Experimente Framework360

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.