Como fazer um funil

Como fazer um funil

Para funnel ou funil de vendas entende-se uma estratégia de vendas, fundamentada em um processo em mais níveis que o possível cliente deve atravessar, através de alguns conteúdos estudados que o levam a realizar uma ou mais ações específicas. 

Portanto, o funnel marketing é um procedimento em mais fases, durante as quais è necessário como primeira coisa atrair o usuário, fornecer-lhe uma motivação útil para se interessar pelo produto e, perto do final, tentar fazê-lo concluir a ação, ou seja, a compra do produto.

Não importa o tipo de compra ou quanto pretende gastar o usuário, na verdade todos os usuários seguem um percurso bastante semelhante quando se trata de determinar o que comprar.

Fases do processo de compra

Fases do processo de compra

Reconhecimento da necessidade: por exemplo, suponhamos que seu carro quebrou, então você precisa de um carro novo. Você deve escolher um panda, um SUV ou uma minivan?

Pesquisa de informações: identificar uma necessidade causa a busca por outras informações. Assim, dependendo do problema, a identificação das informações pode ter várias formas, incluindo:

  • Consultar opiniões e avaliações online
  • Consultar amigos para alguns conselhos
  • Ir às lojas e procurar ofertas

Os métodos para adquirir as informações variam conforme o tipo de compra;

Avaliação das alternativas: o usuário após realizar a pesquisa de informações, geralmente, compara as várias opções.

Decisão de compra: a decisão de compra é a peça final das etapas anteriores.

Comportamento pós-venda: Finalmente, não se pode pensar que o processo de venda está concluído apenas porque foi tomada uma decisão de compra. De fato, o que acontece após a venda pode ser igualmente importante em relação ao que ocorreu nas fases anteriores.

Como criar conteúdos para o funil

Como criar conteúdos para o funil

Agora que está claro o processo decisional, que um cliente realiza no processo de compra é possível usar esse conhecimento do processo de compra para realizar o funil, através da utilização de conteúdos que atraem os usuários para cada fase. 

Como se realiza um funil

Como se realiza um funil

Um funil é sempre representado como se fosse um funil dividido em vários níveis, que representam uma ação que o potencial cliente deve realizar. Realizar um funil significa ultrapassar as fases necessárias para persuadir um potencial cliente a comprar um determinado produto ou serviço.

Aquisição de clientes: pode verificar-se principalmente através do email marketing, publicidade no Facebook ou Google. Não é fundamental como os usuários chegam, mas é oportuno fazê-lo de maneira contextualizada, ou seja, saber comunicar com os usuários com base em seus interesses e necessidades, aumenta a probabilidade de poder interceptá-los e fazê-los percorrer o funil.

Interessar: nesta fase entram em jogo os conteúdos significativos que têm a tarefa de estimular o interesse do usuário e convencê-lo a realizar uma ação.

Envolver: é importante aumentar a interatividade do usuário previamente interessado e envolvê-lo em nosso produto ou serviço.

Converter: quando o usuário começa a confiar na empresa só então ele será capaz de tomar uma decisão e, portanto, concluir a venda.

4 Chaves para criar um funil de vendas

4 Chaves para criar um funil de vendas
  1. Analisar o comportamento do público: para realizar um funil ideal é oportuno conhecer seu cliente. Portanto, quanto mais você conhece seu público, mais eficiente será o funil.
  2. Capture a atenção do seu público: é necessário criar conteúdos capazes de atrair a atenção do público em target.
  3. Criar uma landing page perfeita: Um funil de vendas para funcionar deve ter em seu interior um conteúdo que leve o usuário a uma oferta imperdível, isso pode ser realizado através de uma landing page.
  4. Manter contato com os usuários: è importante monitorar os novos clientes adquiridos e garantir que estejam satisfeitos com a compra.

O funil de vendas è uma ótima estratégia, é muito útil para vender de maneira metódica os produtos e tentar tornar as vendas automatizadas.

Portanto, para criar um funil eficaz, o segredo è fornecer ao usuário confiança, pois ninguém compra de um desconhecido ou que não seja capaz de demonstrar seu valor.

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