Como fazer um planejamento de meios

Como fazer um planejamento de meios

A planificação de meios, é a transmissão de uma mensagem publicitária a um determinado público-alvo através, precisamente, dos meios de comunicação.

A planificação é elaborada pelos mass media, escolhendo o meio mais apropriado e a frequência mais adequada.

A avaliação da planificação de meios é calculada com base na cobertura que se obtém do target, na frequência com que se transmite uma mensagem publicitária durante a campanha, e ao GRP (custo por contato). 

Como fazer um planejamento de meios 

Como fazer um planejamento de meios 

O plano de comunicação é um documento estratégico que tem a tarefa de guiar todas as atividades de comunicação necessárias para alcançar os objetivos.

Um bom plano de comunicação expressa o conceito certo no momento certo, programando com quais meios, orçamento e prazos a mensagem será veiculada.

Vamos entrar mais especificamente, podemos planejar uma comunicação em 5 passos simples.

Como definir os objetivos

Se a sua estratégia visa alcançar uma fatia de mercado ou busca vendas altas, então seu objetivo de comunicação diz respeito à percepção do seu produto pelo cliente tipo.

O funil de vendas requer várias etapas, a última é chegar à venda do produto.

Os objetivos das suas campanhas devem ser:

  • Specíficos: muito detalhados e não se referir a algo genérico;
  • Mensuráveis: conseguir entender em termos quantitativos se os objetivos foram alcançados ou quanto falta para seu alcance;
  • Acessíveis: em função do que temos à disposição;
  • Realistas: devem ser concretos e encontrar respaldo na realidade;
  • Temporizáveis: devem ser circunscritos a um determinado período de tempo.

Os objetivos são a base da comunicação, ou seja, o núcleo de uma estratégia que visa alcançar o final do funil.

Como identificar as buyer personas

O plano de comunicação deve identificar com exatidão os potenciais clientes da empresa.

Você deve descrever as buyer personas, ou seja, os destinatários das suas mensagens, tentando segmentá-los o mais possível.

A identificação das personas consiste em definir grupos de pessoas com base em características comuns, fornecendo-lhes o que procuram através dos conteúdos.

Somente assim você terá a certeza de ter interceptado os potenciais clientes certos com quem dialogar.

Como escolher os meios de comunicação

A mensagem é importante, igualmente importantes são os meios utilizados.

Os diferentes meios podem ser offline e online para veicular as mensagens.

As 4P ajudam a escolher o meio para veicular a mensagem: 

  • Promoção de vendas: é utilizada para impulsionar o consumo de um produto em um determinado momento do seu ciclo de vida, falamos de descontos, vendas combinadas, brindes, concursos, coleta de pontos;
  • Venda Pessoal: é a venda de produto/serviço realizada diretamente pelas pessoas;
  • Relações Públicas: ou seja, ações de comunicação direcionadas a um público externo que pode ser composto dependendo dos objetivos por cidadãos, consumidores, empresas, influenciadores e imprensa;
  • Publicidade: é uma forma de comunicação paga que permite a divulgação de uma mensagem nos diferentes meios online e offline.

Atenção à sazonalidade!

Um bom planejador de mídia leva em conta a sazonalidade ou a periodicidade que caracteriza o produto.

Consequentemente, pode-se diversificar a frequência da comunicação publicitária.

Como configurar um plano de meios que converte

Planejar uma estratégia de mídia significa escolher os meios pelos quais veicular a mensagem.

Antes de escolher e comprar os espaços publicitários, é preciso entender se são eficazes ou não e se podem ser indicados ou não para o nosso produto/serviço.

O público ao qual se dirige a publicidade deve corresponder ao nosso target de referência.

Uma vez definido o próprio target e definida a própria estratégia e identificados os meios certos, é importante avaliar aaudiência efetiva.

Escolha os meios mais adequados e inicie suas campanhas!

Como fazer uma estratégia de conteúdo 

O plano de comunicação deve conter uma estratégia de conteúdo.

A estratégia de conteúdo é uma série de diretrizes que depois serão adequadas a cada meio que se pretende utilizar.

Na estratégia de copy, há alguns conceitos fundamentais a serem seguidos:

  • Benefício: ou seja, a promessa. É o motivo que deveria levar os consumidores a comprar seu produto/serviço e não o da concorrência; 
  • Razão do Porquê: ou seja, a justificativa, a razão pela qual os consumidores deveriam acreditar em suas promessas;
  • Tom de voz: criar em torno do seu produto uma atmosfera empática e emocional;
  • Evidência de apoio: uma prova tangível e evidente de que seu produto/serviço cumpre a promessa feita.

A conclusão da publicidadeà, finalmente prevê o'análise dos resultados.

No caso dos mídias offline se verifica a análise através da efetiva publicação das inserções nas publicações selecionadas.

Para os mídias online, por outro lado, a análise pode ocorrer em tempo real e, dependendo do que estamos analisando, como newsletters, banners ou ADS nas redes sociais, são analisados os resultados de engajamento com os usuários.

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