
O marketing plan é, em síntese, a aplicação concreta da estratégia de marketing de uma empresa.
Elaborar um marketing plan correto e completo é fundamental para organizar as diretrizes da comercialização e apresentar a empresa ou o produto de referência de forma coerente no mercado.
O marketing plan é desenvolvido pelo gerente de marketing em conjunto com o CEO da empresa que dará orientações sobre os objetivos a serem alcançados. Como veremos, o gerente de marketing deverá traduzi-los em KPI, ou seja, em resultados calculáveis e tangíveis.
Diferenças entre marketing plan, business plan e estratégia de marketing
A diferança entre marketing plan e business plan está no fato de que o marketing plan é o
aplicação prática do plano de negócios, que é apenas teórico.A diferença entre o plano de marketing e a estratégia de marketing está no fato de que o primeiro inclui o segundo, que se concentra apenas na análise estratégica teórica.
Fases de criação de um plano de marketing
As fases padrão para a criação de um plano de marketing são:
- Análise de mercado e análise SWOT: nesta fase, devem ser definidos missão, valores empresariais e visão da empresa. Neste ponto, realiza-se a análise SWOT. Após essa análise estratégica, terá uma visão clara da sua empresa e uma visão completa dos pontos fortes e fracos dos concorrentes. Nesta fase de exploração do produto, também deve-se entender em que ponto de desenvolvimento è o próprio produto ao longo do ciclo da sua vida. Além disso, estudando tais características, entenderá também qual é o unique selling proposition da empresa ou do produto em análise.
- Definição dos objetivos: como antecipado, no plano de marketing è fundamental identificar os objetivos do próprio plano de marketing e traduzi-los em KPI calculáveis para então analisar os prazos para adicioná-los.
- Definição do público-alvo: aqui è fundamental entender a quem você está se dirigindo e descobrir, como veremos logo a seguir, de que maneira comunicar com o público certo de usuários. Para fazer isso, è fundamental encontrar seu nicho de mercado, segmentando-o e encontrando o posicionamento adequado. Não só isso, muitas vezes para a identificação do público-alvo usa-se, nesta fase, a ferramenta da buyer personas (de grupos de usuários homogêneos fictícios, que representam o público-alvo).
- A fase seguinte é claramente a da comunicação. Definem-se orçamentos publicitários, campanhas de anúncios e quais canais utilizar. Analisam-se as estratégias operacionais para alcançar os KPI, decide-se se utilizar um approach de inbound marketing (como o uso de um blog corporativo) ou apoiar mais em campanhas patrocinadas no Google e Facebook.
- Análise dos resultados e sistema de controle: ao final do percurso, analisar-se-ão os dados e entender-se-á onde intervir para tornar o projeto ainda mais escalável.
Modelo sostac e objetivos smart
Na elaboração de um plano de marketing, utilizam-se frequentemente dois modelos distintos, um para fazer um plano de marketing correto, o outro para ajudar na compilação dos objetivos:
- Modelo SOSTAC: O modelo criado pelo marketer de Dublin Peter R. Smith permite verificar a correta execução de todo o plano de marketing. Na prática, revisita os pontos já analisados definindo-os: Situation (S), esta é a fase principal de análise da empresa e também dos concorrentes. Objectives (O), a definição dos objetivos traduzíveis em KPI. Strategy (S), nesta fase analisa-se a estratégia a seguir, com a identificação das Buyer Personas. Tactics (T), aqui elabora-se a tática específica para definir os resultados. Actions (A), nesta fase desenvolvem-se as ações diárias que devem ser realizadas para alcançar os objetivos. Por fim, Control (C) onde se analisarão os próprios resultados e se agirá para melhorar o próprio plano de marketing.
- Objetivos SMART: este é, por sua vez, uma ferramenta útil para a definição dos objetivos que devem ter determinadas características: Específico (S), os objetivos devem ser específicos, claros e simples. Mensurável (M), como dito, devem ser objetivos calculáveis. Alcançável (A), os objetivos devem ser alcançáveis e viáveis com base no orçamento. Realista (R), obviamente com base nas análises anteriores, estes devem ser reais e poderão ser alcançados. Temporizado (T), cada objetivo deverá ser agendado dando-lhe um tempo de alcance.
O plano de marketing, como visto, é uma ferramenta poderosa e delicada ao mesmo tempo, que insere dentro de sé muitos elementos de marketing. Uma vez feito um bom plano de marketing, terá uma visão clara e sobretudo concreta, de como agir no mercado.
Se o objetivo principal de um plano de marketing è otimizar tempo e ferramentas para vender mais produtos, uma boa jogada é confiar em uma plataforma prática e poderosa como Framework360 para facilitar todas as operações de marketing e gerenciar melhor o site da empresa.
Framework360 è a primeira plataforma completa de marketing digital, que te ajudará a criar e gerenciar, através de inúmeras telas e janelas intuitivas, diversas ferramentas de marketing para vender seu produto/serviço.
Depois de se registrar confortavelmente no seguinte link e ter criado assim seu ambiente, você estará pronto para começar.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.