Como fazer um plano editorial

Como fazer um plano editorial

Para elaborar uma estratégia válida de mídias sociais é necessário planejar os conteúdos a serem publicados nos vários canais sociais através da configuração de um plano editorial.

Uma vez planejado o plano è possível começar a publicar os conteúdos que devem ser criativos e envolventes para permitir a interatividade com os posts por parte dos seguidores das várias páginas sociais.

Como fazer uma análise para implementar um ótimo plano editorial

Como fazer uma análise para implementar um ótimo plano editorial

Para implementar um ótimo plano editorial para as mídias sociais é necessário, antes de tudo, avaliar a situação inicial. É preciso, na verdade, analisar:

  • As plataformas sociais utilizadas e quais delas são efetivamente capazes de gerar resultados;
  • Qual é o social que mais se presta à realização de um bom envolvimento em torno da marca;
  • Com que frequência são publicados os conteúdos nos vários canais sociais;
  • Qual tipo de clientes utiliza as redes sociais, e quantos destes o fazem para solicitar apoio no momento da compra de um seu produto;
  • Avaliar com atenção quais canais sociais funcionam melhor e quais não, buscando assim concentrar mais recursos nos canais que funcionam, evitando ter muitos ao mesmo tempo, correndo o risco de não gerenciá-los ao máximo de seu potencial.

Conhecer seu público-alvo 

Conhecer seu público-alvo 

Para construir uma ótima estratégia social, e consequentemente um bom plano editorial, é necessário conhecer e analisar o target perfeito para a sua marca.

Existem várias ferramentas que podem te ajudar nessa análise, entre as quais, as principais são Google Analytics e os Insights do Facebook. 

Definir os canais sociais adequados ao seu target 

Definir os canais sociais adequados ao seu target 

Muitas vezes, o seu público target delineado não será sempre atraído pelo mesmo tipo de social; será necessário escolher mais canais diversificados de forma a conseguir envolver a maior quantidade possível de público target.

Algumas estatísticas realizadas pela Spredfast de 2020, revelam os seguintes dados para as seguintes plataformas:

  • Facebook: com cerca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente se classifica como a rede social mais utilizada por todas as idades;
  • Instagram: com 1 bilhão de usuários ativos mensalmente é a mais popular na faixa etária de 18 a 29 anos;
  • Pinterest: com uma base de 300 milhões, foi o pioneiro das compras online através das redes sociais. É utilizado principalmente por usuários em uma faixa etária mais alta, entre 30 e 49 anos, e destes a maioria são mulheres (70%);
  • Twitter: com cerca de 300 milhões de usuários ativos mensalmente com idade entre 18 e 29 anos, no entanto, há alguns anos interrompeu seu crescimento;
  • LinkedIn: com 300 milhões de usuários ativos mensalmente com idade entre 25 e 34 anos, é o canal favorito para estabelecer conexões e relacionamentos profissionais.

Após examinar atentamente os diversos canais, verifique sempre os pontos fortes e fracos de cada um em relação à sua atividade, para poder escolher o canal certo para a divulgação dos seus conteúdos.

Como criar um plano editorial

Como criar um plano editorial

Para criar um plano editorial eficaz é necessário seguir alguns passos para trabalhar de forma organizada: 

  • Definir os objetivos principais; 
  • Considerar as datas mais importantes durante o ano;
  • Elaborar um calendário para cada mês;
  • Compartilhar conteúdos envolventes e de qualidade nas várias redes sociais;
  • Criar posts envolventes;

Definir os objetivos principais para o plano editorial

Um dos primeiros passos a serem dados para criar um plano editorial é definir os objetivos principais que uma empresa deseja alcançar através das redes sociais.

Uma empresa, para poder definir objetivos, deve conhecer sua missão e o potencial que cada rede social pode ter sobre seu negócio.

Considerar as datas mais importantes durante o ano para o plano editorial 

Antes mesmo de planejar os posts para as várias redes sociais dentro do plano editorial, é importante que uma empresa preste atenção em avaliar os dias fazendo considerações sobre alguns pontos importantes durante o ano, como por exemplo as festividades, ou até mesmo eventos que ela pensará em organizar.

Dessa forma, o estudo do plano e a distribuição dos conteúdos ao longo do tempo serão mais simples e eficazes.

Como elaborar um plano editorial para cada mês 

Para criar um plano editorial que seja envolvente para cada mês, poderá ser útil pensar em um tema para cada mensalidade, e com base nisso, criar conteúdos criativos e envolventes para os usuários dos vários canais sociais.

Para dar um exemplo, no caso de você gerenciar uma confeitaria, poderá tornar o mês de dezembro “mês dos confeiteiros”, e assim publicar toda semana um vídeo ou uma foto no Facebook e Instagram de um dos seus confeiteiros favoritos com seu nome e um dos seus melhores doces; ou poderá mudá-lo, publicando um vídeo ou foto de um confeiteiro preparando um doce especial, e assim por diante.

Poderá, em suma, se divertir de todas as maneiras, desde que não perca de vista um dos pontos mais importantes ao publicar conteúdos nas redes sociais: imaginar o que poderia interessar os usuários e criar engajamento.

Fazer com que os conteúdos sejam oportunos, diversificados e alinhados a um determinado tema mensal, conferirá aos clientes da empresa um certo interesse e incentivará o envolvimento nas várias páginas.

Como criar posts envolventes dentro do seu plano editorial 

Para envolver os fãs e os potenciais novos clientes de uma página social, é importante publicar vários tipos de posts envolventes, como por exemplo:

  • Publicar as fotos da equipe e dos produtos da empresa;
  • Publicar fotos do interior;
  • Publicar posts educativos, como por exemplo vídeos tutoriais ou artigos;
  • Atraia os usuários com perguntas, como por exemplo enquetes ou quiz;
  • Repostar os conteúdos criados pelos usuários;
  • Idealizar um concurso e oferecer um desconto em um produto;
  • Compartilhar as avaliações dos usuários mais ativos.

Trabalhe melhor através do Framework360

Trabalhe melhor através do Framework360

Para converter da melhor forma os resultados periódicos do seu plano editorial, você precisará organizar melhor o seu site e integrá-lo com seus canais sociais.

Alem disso, uma vez delineado o seu plano editorial, você poderá aproveitá-lo ao máximo conectando-o ao seu negócio online através da plataforma Framework360.

Aqui, na verdade, você pode encontrar diversos plugins para a integração dos vários aspectos sociais, como por exemplo aquele relativo ao próprio Facebook ou à mensageria dos directs.

Descubra Framework360.

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