
Neste tutorial, vou explicar como fazer uma boa campanha de marketing, certo que não é um jogo de crianças, requer estudo, criatividade e uma boa dose de estratégia e método!
O que é uma campanha de marketing?

Podemos definir uma campanha de marketing como um conjunto de estratégias voltadas para posicionar um produto ou serviço na mente das pessoas.
Um conjunto coordenado de anúncios publicitários sustentados por uma ideia criativa comum, que usa como veículo um ou mais meios de comunicação.
Como fazer uma campanha de marketing

Primeira regra: ter criatividade!
Primeiramente, inicia-se com o encontro entre o grupo de marketing da empresa e o grupo dirigente da agência de comunicação, esse encontro é conhecido como reunião de briefing, que contém indicações sobre os objetivos da campanha, como por exemplo o orçamento ou até mesmo o público-alvo e assim por diante.
Após a fase de briefing seguem:
- a ideação e a produção das mensagens a serem difundidas;
- a elaboração e a execução do plano de meios.
Com base no brief, é necessário elaborar a estratégia de comunicação e planejar a campanha publicitária através dos meios de comunicação escolhidos.
O objetivo é transmitir a mensagem publicitária ao público-alvo certo, no momento oportuno, com o meio de comunicação mais adequado!
É bom também verificar se foi alcançado o destinatário da mensagem, mas também entender se a ação publicitária conseguiu exercer uma influência positiva nas atitudes e no comportamento do consumidor. Para medir a eficácia pode-se recorrer a diferentes critérios de avaliação:
- O nível de resposta geral do mercado-alvo;
- Os indicadores relacionados às vendas;
- O nível de resposta do indivíduo;
- Através de testes que avaliam os anúncios publicitários pela medida em que os consumidores conseguem se lembrar deles.
Uma vez medida a eficácia, é preciso escolher qual campanha adotar para o seu produto:
- A campanha de lançamento: é voltada para criar uma atitude favorável por parte do público-alvo e para favorecer a permanência do produto no mercado. Geralmente, esse tipo de campanhas publicitárias são orientadas para alcançar uma elevada cobertura e frequência em pouco tempo;
- A campanha de manutenção: permite sustentar um produto na fase de maturidade do ciclo de vida voltada para manter a lembrança do produto e consolidar o relacionamento com os distribuidores históricos.
Quais são os elementos essenciais para uma campanha de marketing?
Depois de entender as noções básicas, è importante também seguir um esquema para uma boa campanha de marketing.
Os elementos que são necessários são:
- Primeiramente ter um objetivo: para lançar uma campanha de marketing você deve ter um objetivo bem definido. Um bom objetivo è sempre a chave para o sucesso de uma campanha;
- Segmentar o público: escolha bem a quem você quer direcionar suas mensagens na campanha de marketing e divida seus usuários em grupos que tenham as mesmas características considerando algumas variáveis de natureza geográfica, comportamental, atitudinal;
- Criatividade nas mensagens: quanto mais criativo você for ao comunicar sua mensagem publicitária, mais sucesso terá em chamar a atenção do público, e melhores serão os resultados. Para ficar mais claro, a mensagem deve ser única e inimitável! Também recomendo experimentar novas fontes para se destacar;
- Utilizar uma estratégia cross-channel: serve para interagir através de mais canais que disponibilizam a sua marca, para alcançar mais facilmente os seus compradores; todas as informações obtidas serão geridas de maneira centralizada e serão comparadas com o comportamento dos usuários, gerindo os seus dados em tempo real;
- Escolher uma plataforma profissional para dispor das métricas em tempo real: é importante utilizar uma plataforma profissional que lhe forneça métricas em tempo real para que a sua campanha tenha sucesso. Você pode escolher diferentes plataformas que pode encontrar através do seu motor de busca;
- Utilizar um CMS para automação de marketing: é importante utilizar um software que lhe permita criar e gerir campanhas de marketing criando conteúdos personalizados de maneira automática. Um CMS muito poderoso adequado a este tipo de funcionalidade é Framework360.
- Encontrar a ideia certa: quando se fala em publicidade e comunicação, as regras nunca são definitivas, portanto é bom encontrar propostas comunicativas adequadas, impactantes e sob medida para o cliente com quem se está lidando;
- Escolher uma linguagem eficaz: de um lado, a mensagem que a empresa quer transmitir, influenciada pelos seus objetivos comunicativos; do outro, o público-alvo, ao qual é necessário adaptar as modalidades expressivas e o tom da nossa linguagem. Apenas mediando entre esses dois polos a comunicação ocorrerá com imediata eficácia.
- Dizer sempre a verdade: revelar as qualidades e os aspectos positivos de uma realidade que deve ser promovida, comunicando sempre com fatos reais e concretos, sem nunca se afastar da verdade das coisas. O consumidor que fica decepcionado certamente será um cliente perdido.
- Transmitir emoções positivas: para capturar a atenção do consumidor, uma publicidade deve dizer algo original, mas também deve tentar transmitir positividade, alegria, despreocupação, sucesso, sonho, sentimentos e assim por diante;
- Falar sobre uma experiência: a concorrência do mercado é sempre mais alta, portanto falar sobre as características técnicas ou as qualidades dos produtos pode fornecer informações que se perdem nas miríades de tantas outras. Mais eficaz é, em vez disso, focar na experiência que um produto garante. O marketing experiencial ajuda as empresas a envolver emocionalmente o consumidor, aproveitando as partes mais instintivas da sua esfera decisional.
Como você pode notar, são numerosos os fatores a serem considerados para criar uma campanha publicitária de sucesso: o resultado dessas ações dependerá inevitavelmente da imagem e das vendas dos seus produtos ou serviços.
Por isso, é bom confiar em uma agência web competente e profissional para entrar no mercado pela porta da frente.
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Dica bônus: o slogan!
Você já se deparou com um slogan enquanto caminhava? Pois bem, mesmo que apenas por simples curiosidade, através do slogan, muitos clientes conseguem identificar o próprio produto. De fato, o slogan publicitário é indicado por uma frase destinada a ficar gravada, com a intenção de persuadir o cliente a motivá-lo a comprar aquele determinado produto.
Vou indicar alguns slogans de grande sucesso:
- “Impossível é nada” da Adidas;
- “Apenas faça” da Nike;
- “Pense diferente” da Apple.
Esses slogans tiveram um impacto significativo nas vendas dos produtos.
Crie sua campanha de marketing com Framework360

Como também vimos nos pontos anteriores, um dos aspectos mais importantes quando se fala em campanhas de marketing é poder contar com um CMS que seja válido e eficiente.
A esse respeito, falamos sobre o Framework360, a plataforma italiana inovadora e mais completa para tudo que diz respeito ao marketing digital.
Com ela, após criar seu espaço pessoal online e registrar seu ambiente, você poderá, por exemplo, criar e configurar uma página de aterrissagem perfeita, a ser utilizada em suas campanhas de marketing de conversão. Isso será possível graças ao prático e eficaz construtor de páginas da plataforma, que o acompanhará na configuração de cada elemento de forma simples e sem a necessidade de habilidades em construção de sites ou programação.
Além de poder comunicar sua marca aos novos clientes, você poderá fidelizar aqueles obtidos através da ferramenta "campanhas". Ao acessar a seção "marketing" e "campanhas", você poderá criar verdadeiras campanhas com automações, para se comunicar com a lista dos seus leads.
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