
Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que analisa as consultas de pesquisa dos usuários e gera verdadeiras tendências!
Google Trends é uma ferramenta muito poderosa também para a análise de concorrentes e para fazer um bom SEO on page.
Google Trends é disponível tanto na versão clássica desktop no site relacionado quanto na versão para smartphones e tablets.
Esta interessante ferramenta do Google permite aos marketers interceptar tendências na web, mas também analisar como e quando determinadas palavras-chave são pesquisadas na web.
O que é e como funciona o Google Trends

Google Trends funciona graças aos dados fornecidos pelos Knowledge graph (os melhores resultados para cada tópico) tanto na pesquisa do Google quanto no Google News e no YouTube.
Este sistema permite a agregação de tópicos em alta (tendência) naquele momento sempre nas três plataformas de referência com base no volume das pesquisas totais.
Basicamente, no Google Trends è possível consultar o site sobre qualquer consulta de pesquisa.
Neste enorme banco de dados, são analisadas e processadas todas as consultas, perguntas ou palavras-chave que os usuários fazem sobre aquele determinado assunto.
Como usar os dados do Google Trends
Os números visíveis relativos às várias consultas não são reais, mas estatísticos de 0 a 100, um pouco como acontece na análise das palavras-chave do Google ADS.
Além disso, os dados consultados podem ser exportados em csv e se atualizam constantemente, praticamente em tempo real.
Tudo isso te dà a possibilidade de criar uma verdadeira estratégia de web marketing e de analisar também como se move a concorrência.
No final, com o Google Trends você pode:
- Descobrir a frequência de pesquisa de um determinado assunto;
- Os períodos de maior tráfego em determinadas palavras-chave;
- Se a consulta de pesquisa é "quente" ou se a tendência é decrescente.
Sem dúvida, essa ferramenta é muito importante para várias figuras profissionais da web como:
- Copywriters e gerentes de mídias sociais: essa ferramenta é extremamente útil para descobrir assuntos em alta para tratar;
- Especialistas em SEO: pois é fundamental entender quais palavras-chave utilizar para otimizar suas páginas sob a perspectiva seo. Essa ferramenta é muito útil nesse contexto.
Dicas e conselhos para usar o Google Trends
Aqui estão algumas dicas úteis para aproveitar ao máximo essa ferramenta de análise de palavras-chave:
- Notícias em tempo real: já na home é possível filtrar por inúmeras variáveis (incluindo regiões e localidades geográficas) as notícias mais tendência em intervalos de tempo flexíveis;
- Tendências das pesquisas: na seção do menu "tendências das pesquisas" você encontrará não o tema, mas as palavras-chave individuais em alta, também filtráveis por várias variáveis diferentes;
- Assunto relacionado: um pouco como acontece com Google ads, também no Google Trends é possível agrupar os assuntos para encontrar long tail para analisar assuntos relacionados (existe de fato uma aba na tela embaixo à esquerda com esse nome);
- Comparar termos de pesquisa para analisar a concorrência: basta ir na seção "Explorar" e comparar dois termos inserindo primeiro um e depois adicionando o segundo através da aba " compara".
Em definitiva, o Google Trends é uma poderosa ferramenta alinhada à lógica de interconexão do Google entre os tópicos, realmente poderosa tanto para criadores quanto para analistas da web.
E depois de encontrar as tendências de mercado?
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