
Em qualquer atividade e setor que se preze, antes de conduzir uma estratégia de marketing, é importante identificar os seus concorrentes.
Um concorrente é um indivíduo, uma empresa ou uma organização concorrente que opera no mesmo mercado e vende ao mesmo público-alvo produtos/serviços similares ou alternativos.
A presença de um ou mais concorrentes no setor de referência provoca a redução dos preços dos bens e serviços e impulsiona as empresas a reduzir custos e a se tornarem mais eficientes.
Como identificar os concorrentes

Identificar e analisar os concorrentes é uma atividade que deve ser realizada antes de qualquer publicidade feita para a venda de produtos e serviços.
Graças aos dados emergentes das análises, a empresa pode reestruturar as estratégias empresariais de forma a criar uma nova proposta comercial diferente da concorrência.
Seu produto deve ser percebido como único e original, de modo a derrubar, justamente a concorrência.
Existem duas maneiras diferentes de identificar seus concorrentes: online e offline.
Como identificar seus concorrentes online

Realizando pesquisas online, é possível encontrar muitas ferramentas que te ajudam a identificar os concorrentes online.
Comecemos com uma pesquisa no Google, buscando quem atua no setor interessado, depois disso teremos que entender se o tipo de artigo pode ser vendido em plataformas online.
O produto ou serviço pode ser adquirido em marketplaces semelhantes ao Amazon?
Vamos dar um exemplo.
Quem são seus concorrentes se você vende roupas?
Um dos muitos concorrentes pode ser a Zalando, ou outras lojas online semelhantes como Privalia.
Uma vez entendido quais são os seus concorrentes online, é necessário escrever na lista quais são as lojas de pequena ou grande distribuição, ou seja, a GDO que vendem roupas e operam ao seu redor.
No entanto, muitas pessoas preferem tocar no tecido, experimentá-lo antes de comprá-lo e é aqui que a situação se complica.
Não se trata apenas de entender onde se pode encontrar o produto, mas é preciso levar em conta como as pessoas prefeririam comprar aquele produto.
Analisar a concorrência: Ferramenta online
Ter um bom posicionamento na web é importante para se diferenciar dos concorrentes.
As melhores ferramentas para realizar uma análise precisa da concorrência são:
Mention
Ferramenta freemium, ou seja, algumas características são desbloqueadas apenas mediante pagamento, muito útil para o monitoramento de marca. Coleta em uma única página as atualizações online que citam uma determinada keyword. É uma ferramenta de análise muito precisa, basta escrever na consulta a palavra-chave de interesse.
Se você está interessado na análise dos concorrentes SEO, essa ferramenta è uma das melhores. É usada para fazer uma comparação entre o seu site e o de um concorrente. Uma vez inserido o URL do domínio, analisará o tráfego, as consultas mais clicadas e a posição. Além disso, esta também é freemium.
Seo Zoom
Permite analisar uma palavra-chave, um domínio ou uma URL. A ferramenta apresenta as estatísticas relacionadas ao desempenho do site, suas performances e o posicionamento.
Como analisar os concorrentes nas redes sociais
As redes sociais são um ótimo ponto para implementar uma estratégia de posicionamento.
Como fazer uma análise dos concorrentes no Facebook
No que diz respeito ao Facebook, a análise se baseia em quantos "curtidas" uma página concorrente tem e quantas interações ela poderia ter.
Existem duas ferramentas úteis para facilitar as coisas:
- Likealyzer: é utilizado para verificar o estado de uma página de fãs no Facebook. Basta inserir a URL da página e a ferramenta retornará um número de 1 a 100, como uma votação. Quanto maior for o número, melhores serão as performances;
- Fanpage Karma: É uma ferramenta paga e é utilizada para realizar uma análise dos concorrentes muito mais detalhada. O Fanpage Karma compara os números das páginas do Facebook que se deseja analisar para poder melhorar assim a publicação da própria página, o envolvimento do target e as reações do público.
Como fazer uma análise dos concorrentes no instagram
A análise de concorrentes no Instagram gira em torno da compartilhamento dos contenidos de uma página e da criação de novas hashtags.
As ferramentas online mais utilizadas são:
- Phlanx: ferramenta paga muito fácil de usar. Permite estudar todos os perfis dos concorrentes, inserindo simplesmente na barra de pesquisa a URL daquela determinada página. O resultado é uma porcentagem que mede o engajamento dos usuários fazendo uma média entre os seguidores, os likes e o número de comentários;
- Social Rank: permite analisar os concorrentes através das palavras-chave para as quais se deseja posicionar a página do Instagram. Realiza-se uma pesquisa da palavra-chave e a partir daí pode-se ordenar os perfis dos concorrentes encontrados com base no valor, no envolvimento dos usuários ou no número de seguidores.
Como identificar seus concorrentes offline
Obviamente, isso depende do tipo de serviço oferecido.
Vamos a um exemplo.
O senhor Rossi è de férias em Milão, e è procurando um bar.
Se você está em Milão e sente vontade de um caféè, está disposto a percorrer algumas centenas de metros para encontrar um bar?
Neste caso, o processo de compra è muito simples e rápido, nasce offline e se conclui offline.
Portanto, se o processo de compra dos produtos nasce offline e termina da mesma forma, pode-se elaborar uma lista dos concorrentes simplesmente observando ao redor da sede interessada para ver quem vende produtos semelhantes aos seus.
Realizar uma análise detalhada dos próprios concorrentes è um trabalho delicado no qual é necessário investir tempo, mas se concluído corretamente conseguirá dar ao seu negócio algo original, diferente e único em relação a todos os vendedores e produtos que existem no mercado.
Aproveite suas análises dos concorrentes graças ao Framework360
Uma vez coletados os dados das suas análises, e identificados os concorrentes para o setor que lhe interessa, você poderá aproveitar as potencialidades do Framework360, a plataforma italiana inovadora e mais completa para marketing digital, para criar seu próprio site pessoal, e abrir seu site de e-commerce, destacando-se no mercado tornando-o único e eficaz.
Bastará que, após criar seu ambiente na plataforma, instale o plugin de e-commerce, entre os numerosos conteúdos do Framework360, para ter assim uma seção especialmente dedicada, para configurar e gerenciar autonomamente todos os aspectos e etapas de um site de vendas online, de forma simples e intuitiva quanto eficaz.
A plataforma oferece, porém, numerosas e adicionais funcionalidades para marketing online e a gestão do seu portal web, como uma seção de personalização, um módulo de clientes e mensagens, e até mesmo uma seção para rastreamento e relatórios de dados e informações sobre o desempenho do seu site.
Isso e muito mais com Framework360
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.