
O influencer é aquela pessoa capaz de influenciar um determinado público graças às redes sociais, através das quais, adquirindo sua fama e tendo um número maior ou menor de seguidores, é reconhecida como especialista em um setor específico, como por exemplo os viagens, a culinária, a moda.
O que faz um influencer

Um influencer deve ser capaz de construir uma comunidade e influenciar as decisões de compra dos usuários em um nicho particular, graças à sua autoridade e conhecimento.
Quanto pode ganhar um influencer
A renda de um influencer varia com base em alguns aspectos:
- Pelo número de seus seguidores ou followers;
- Da engajamento que geralmente geram seus posts;
- Do tipo de conteúdo (foto, vídeo, áudio);
- Do tipo e quantidade de canais em que será publicado o post a ser promovido.
Muitos influenciadores estabelecem sua própria tabela de preços, mas existem também plataformas que definem preços de suporte.
Uma empresa que deseja contratar um influenciador, independentemente da remuneração, deverá avaliar uma série de elementos técnicos para a colaboração que pretende implementar:
- Quanto valem os seguidores do influenciador e se está alinhado com o target da empresa;
- Qual é a experiência que já teve com outras empresas, marcas e produtos;
- O seu público a que tipo de nicho pertence;
- Quantos são os seguidores que estão realmente ativos, possivelmente diariamente;
- Qual é o valor de engajamento (ou seja, a relação entre curtidas e comentários) nas postagens já publicadas.
Como se tornar influencer

Qualquer um potencialmente poderia se tornar influencer, há muitos exemplos nesses tempos, basta apenas saber se engenhar e conhecer o mundo da web e seus movimentos.
Para começar a exercer a atividade de influencer de forma profissional e remunerativa, é importante identificar o setor de referência, adotando um tom de voz adequado e publicando conteúdos apropriados ao nicho de referência, além do fato de saber escolher o canal social mais adequado para o seu target.
Atualmente, fala-se muito de influenciadores do Instagram, pois muitos nasceram graças a esta rede social.
No passado, o social que mais se prestava para essa atividade era o YouTube, ou blogs de nicho, que podiam ser de moda, de turismo, maquiagem ou culinária.
Como funciona o mundo dos influenciadores

Para se tornar um influenciador, é preciso seguir algumas etapas:
Achar seu nicho de referência
Identifique seu nicho de referência dentro da área de seu interesse e defina seu target e suas buyer personas.
Esses primeiros passos te ajudarão a entender por que um usuário deveria seguir seu perfil e como você poderá atender às suas expectativas.
Encontre a maneira de se destacar em relação aos outros influenciadores
Tente distinguir-se dos outros, encontre um ou mais elementos que possam fazê-lo emergir, pesquise um tema que já não esteja presente na sua nicho de referência.
Escolha seu canal social
Para se tornar um influenciador, é muito importante escolher o canal social certo para publicar seus conteúdos.
Hoje, muitos influenciadores preferem usar o Instagram para realizar suas atividades, mas isso não significa que seja a plataforma certa para você.
Na verdade, você deve considerar se seu público-alvo, não apenas está presente na rede social escolhida, mas também ativo diariamente. Para decidir qual canal social pode ser mais adequado à sua atividade, considere estes três pontos:
- Quem é o seu público-alvo;
- Quais redes sociais os influenciadores da sua mesma nicho;
- Que tipo de conteúdo você deseja criar.
Crie uma estratégia de conteúdo
Quanto maior for a qualidade dos conteúdos que você publica, maior será a possibilidade de ter sucesso como influenciador, independentemente do canal social em que decidir atuar.
Para criar conteúdos de qualidade, você pode aproveitar as técnicas de content marketing e social media marketing.
Ao criar os conteúdos, use o storytelling para gerar mais interação com seus seguidores.
Difunda melhor seus conteúdos
Você não deve se preocupar apenas com a edição das suas fotos ou vídeos, deve também prestar muita atenção na divulgação do conteúdo criado.
Para divulgar melhor seus conteúdos, planeje-os através de um plano editorial, decida quando e o que publicar, em que dia e horário, e analise constantemente os insights para poder melhorar suas atividades de publicação.
Fortaleça sua rede de seguidores
Uma das suas tarefas mais difíceis será fazer com que sua atividade seja conhecida e fazer crescer de maneira constante sua fanbase.
Tente sempre responder aos comentários ou às perguntas que lhe são dirigidas sob os posts ou nos direct, e crie relacionamentos com as pessoas que te seguem.
Alem disso, você pode recorrer a algumas técnicas, para fortalecer sua rede:
- Utilize o blog para ser descoberto por novos usuários;
- Entre em contato com outros influenciadores do seu mesmo nicho para iniciar uma colaboração;
- Utilize os posts patrocinados.
Monitore constantemente seus progressos
Mantenha sob controle os dados do seu crescimento, analise constantemente a taxa de engajamento e destaque os conteúdos com resultados ótimos, que podem ser úteis para futuras colaborações com as diversas marcas.
Mantenha-se atualizado continuamente
Qualquer que seja o seu nicho, mantenha-se informado sobre as novidades e as mudanças nos diversos canais sociais, principalmente no que diz respeito ao algoritmo, e às diretrizes relacionadas à publicidade online.
Como descobrir em qual categoria de influenciador você pode se posicionar

Você certamente já se perguntou em qual categoria de influenciador poderá se posicionar.
Existem várias categorias, desde top Influencers, que selecionam apenas uma mídia social como canal privilegiado para exercer sua profissão, conseguindo ter um número bastante amplo de seguidores; até os micro influencers, com certamente menos seguidores, mas não menos eficazes que os primeiros.
Entre as várias categorias de influenciadores é possível distinguir quatro tipologias:
- Top influencer
Geralmente as clássicas celebridades, que perseguiram sua fama graças à utilização das redes sociais em vários setores diferentes e populares como: o esporte, a música ou os filmes.
- Líder de um setor específico
Fazem parte dessa categoria aquelas pessoas que com sua autoridade, competência e experiência no setor são capazes de influenciar justamente o público.
Frequentemente, para a sua comunicação utilizam o blog ou LinkedIn.
- Criadores de Conteúdo
São todos aqueles que criam conteúdos online compartilhando-os com uma própria comunidade construída ao longo do tempo, dentro de um blog ou em canais sociais como YouTube ou Instagram.
Frequentemente se dirigem a um nicho específico e a um setor específico, como por exemplo: a moda, a beleza, a viagem, os jogos, e através de outros conteúdos focados exclusivamente no entretenimento ou na informação.
- Micro influenciadores
Fazem parte dessa categoria os usuários da geração Z, ou seja, aqueles que utilizam por muito tempo a web e as redes sociais e têm poucos seguidores.
A regra principal para ser um micro influenciador é ter um bom relacionamento com os seguidores.
Framework360 para influenciadores

Para se tornar um influenciador, vimos que não é necessário apenas ter seguidores, mas ao mesmo tempo criar com eles um relacionamento duradouro e conteúdos de qualidade dentro de uma estratégia bem estruturada.
A plataforma Framework360, inovadora e completa no campo do marketing digital, poderá te oferecer muitos instrumentos perfeitos para potencializar a sua atividade como influenciador.
Com ela, você poderá de fato criar o seu ambiente online e configurá-lo da melhor forma que desejar, seja um e-commerce ou blog, não serão necessárias habilidades em construção de sites ou programação, será a plataforma que fornecerá as ferramentas certas, como por exemplo o prático visual builder, que permitirá configurar o seu site de maneira simples e eficaz.
Com o Framework360, você poderá, por exemplo, criar seu blog, através do qual compartilhar seus conteúdos, aumentar o engajamento do público da web e divulgar o que você cria; ou, uma vez alcançado um sucesso discreto, criar um e-commerce para a venda de sua mercadoria.
Você também terá à disposição muitas ferramentas para a comunicação direta com seus seguidores e clientes, fundamentais para a fidelização do público e a criação de uma comunidade; e outras seções para monitorar os progressos da sua presença e atividade online, essenciais para direcionar seu trabalho.
Isso e muito mais graças ao Framework360, experimente agora.
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