Como vender biscoitos online

Como vender biscoitos online

Abrir uma atividade de venda de biscoitos é sem dúvida um processo delicado que precisa de atenções particulares, mas com a devida atenção e planejamento poderá se revelar menos complicado do que se espera, e ao mesmo tempo muito lucrativo.

Obviamente, antes de começar devemos esclarecer um ponto fundamental: para um e-commerce alimentar será necessário ter muito cuidado em seguir corretamente as normas vigentes neste campo, todos os requisitos e eventuais licenças, necessários para ser considerados vendedores adequados.

Para isso, recomendamos que você planeje esta seção também com a ajuda de um consultor experiente, para não deixar nenhum detalhe de fora.

A seguir, exploraremos os principais pontos deste negócio, nos quais devemos focar mais atenção e investir recursos, bem como os passos para a criação e configuração do seu próprio sítio de e-commerce, tudo graças à plataforma

Framework360.

O produto

O produto

A primeira etapa para um planejamento de negócios adequado será definir o catálogo de produtos.

Isso significa simplesmente que você precisará entender e estabelecer quais produtos vender e, portanto, se preparar para a montagem do catálogo.

A esse respeito, recomendamos que você preste atenção àqueles mais apreciados e comprados pelo público, sejam nacionais ou eventualmente de importação, para favorecer uma maior variedade na escolha na loja e caracterizar ainda mais seu ponto de venda.

Esse detalhe desempenhará um papel fundamental no que é o engajamento do público-alvo, ou seja, em dar uma razão concreta ao cliente para escolher e preferir sua atividade em vez de outra.

Você também poderá incluir produtos artesanais, feitos por você ou por produtores de confiança, o importante será garantir sempre a qualidade e cuidar da saúde do cliente, tanto do ponto de vista alimentar e alérgico quanto do ponto de vista normativo.

Encontre seu nicho de mercado

Encontre seu nicho de mercado

Você pode começar a testar seu hobby desde já, coletando as opiniões das pessoas e dos consumidores mais próximos de você, para entender em que direção desenvolver o negócio futuro.

Estude o mercado e a viabilidade do que você irá vender e pergunte-se: existe um nicho de mercado adequado à minha oferta? E, consequentemente, a quem eu irei vender?

Estude o setor de alimentos e o seu nicho, descubra as tendências e crie sua identidade.

Recomendamos que você crie uma verdadeira identidade de marca em torno da sua loja online de biscoitos, a fim de facilitar e tornar mais imediata a comunicação com os clientes. 

Você não deve ser uma loja de biscoitos qualquer, mas aquela loja particular, com determinadas características especiais.

Estude seu marketing, seu logo, suas cores, sua forma de comunicar (tom de voz) e crie a imagem perfeita da sua loja, personalizando sob medida também a experiência do cliente (buyer experience), por exemplo, com embalagens personalizadas, sustentáveis e enriquecidas com cartões de visita ou brindes.

Esta imagem também poderá ser aproveitada ao máximo com a comunicação através de páginas sociais.

Aproveite as redes sociais

Aproveite as redes sociais

As redes sociais são agora uma ferramenta fundamental para muitos tipos de atividades e empresas.

Crie um perfil público através do qual expor seus produtos em fotos e mostrar sua loja online através da sua marca, alcançando seu público-alvo e novos clientes, interagindo diretamente com eles nessas plataformas, isso se revelará fundamental para o crescimento da sua confiabilidade como vendedor.

Algumas redes sociais, como Instagram e Facebook, possuem ainda uma seção dedicada à venda, respectivamente loja IG e Facebook Marketplace, que te ajudará e fará de intermediário para gerar novas vendas diretamente do público reunido nas redes sociais.

Aproveite, por exemplo, para vender pacotes de produtos ou até mesmo itens individuais, também com o auxílio de campanhas de patrocínio direcionadas ao seu público-alvo.

Onde vender

Onde vender

Para vender seus doces e balas, você terá duas maneiras alternativas: confiar em grandes marketplaces, como por exemplo Amazon, caso você queira vender produtos individuais, sem se preocupar com nada além da venda propriamente dita; ou criar uma loja virtual autônoma, de modo a gerenciar perfeitamente a sua atividade a 360 graus, cuidando de cada aspecto para que se encaixe perfeitamente com a ideia da sua marca.

Alguns bons exemplos de lojas online de biscoitos e produtos de panificação, aos quais você pode se inspirar,  poderiam ser Infermentum ou Nonnamargherita.

Não se preocupe, para a criação da sua loja online, o Framework360 estará ao seu lado, vamos ver como.

Vender com o Framework360

Vender com o Framework360

Framework360 é a primeira plataforma completa de marketing digital, que te ajudará a criar e gerenciar, através de inúmeras telas e janelas intuitivas, o seu próprio site de e-commerce com total autonomia na escolha.

Isso de fato te dará a possibilidade de acessar uma seção de personalização com todas as ferramentas para configurar o seu site pessoal.

Após se registrar confortavelmente no seguinte link e criar, portanto, o seu ambiente, você estará pronto para começar.

Vamos ver agora como fazer.

Depois de criar uma conta e registrar o seu ambiente, você terá a possibilidade de instalar um plugin específico para o e-commerce entre os numerosos oferecidos pela plataforma, e começar a personalizar e gerenciar as preferências do seu site de maneira simples e intuitiva graças ao menu de navegação à esquerda.

Para saber mais detalhadamente todos os passos para a criação de um site de e-commerce, convidamos você a consultar nosso breve guia já presente em nosso blog:

 — Como abrir um site de e-commerce com Framework360

Por enquanto, vamos explorar algumas funcionalidades que podem nos servir imediatamente para configurar nosso negócio de vendas online.

Inserir os artigos à venda

Depois de instalar o plugin, inserir os artigos será muito simples graças à seção dedicada. 

Na parte esquerda da tela, será possível encontrar a referida seção como na imagem, onde poderão ser adicionados os produtos com o botão apropriado.

Uma vez feito isso, estaremos na página verdadeira e própria, pronta para receber todas as informações que queremos correlacionar ao nosso artigo: da imagem ao nome em si, do preço à disponibilidade em estoque e à descrição (disponível de maneira mais ou menos detalhada). 

As configurações, como você pode ver, são numerosas e nos oferecem a possibilidade de configurar uma loja variada e detalhada, tanto em relação a informações básicas quanto às mais específicas e eventuais promoções e produtos com desconto.

Para tornar ainda mais única a experiência de compra para os clientes do seu e-commerce e construir uma comunidade fiel, recomendamos aproveitar as outras numerosas seções da plataforma.

Entre as mais importantes neste âmbito estará a relacionada à newsletter: vamos descobrir como usá-la.

Campanhas com automações

Esta seção ajudará você na criação de campanhas com automações.

Abrindo a janela apropriada, já estará disponível uma campanha demo para modificar, ou através do botão “Criar nova campanha” será possível criá-la do zero.

Ao abrir a campanha recém-criada, devemos inicialmente estabelecer o tipo dela.

Tendo acabado de falar sobre fidelização, poderíamos optar por uma campanha de automação do tipo “Newsletter”.

Optaremos então pelo envio de um e-mail que nós mesmos preparamos para a lista dos nossos clientes.

A partir daqui, as opções de programação se encarregarão de estabelecer todas as seguintes operações automáticas que indicarmos, com base na passagem do tempo ou nas ações executadas pelo próprio cliente em seu dispositivo.

Por exemplo, poderíamos escolher reenviar o e-mail ou um SMS, se em um intervalo de duas horas o anterior não tivesse sido visualizado.

Tudo isso enriquecerá a experiência de venda, mas também de compra para o cliente, estruturando cada vez melhor o seu e-commerce.

Agora que vimos também algumas das funcionalidades mais importantes e imediatas da plataforma, você estará pronto para estudar bem o seu plano de negócios e vender biscoitos através do seu novo site de e-commerce,

Boa sorte!

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.