Como vender no Alibaba

Como vender no Alibaba

Alibaba é um dos sites de e-commerce chinês mais importantes e se ocupa da venda de produtos por atacado.
Alibaba faz parte do Alibaba Group, conhecido também pelo nome Alibaba Group Holding ltd, uma multinacional chinesa dedicada ao comércio online.

Fundado em 1999 pelo empresário Jack Ma Yun, ao longo dos anos Alibaba se impôs como um dos sites de e-commerce mais importantes do mundo. 

Em 2011 foi incluído pela revista Forbes na Global 2000, ou seja, a lista das 2000 empresas mais importantes do mundo; em 2012 o Alibaba Group, sozinho, gerenciou um volume de negócios superior ao de Ebay e Amazon juntas.

Como vender no Alibaba

Como vender no Alibaba

Vender no Alibaba é algo acessível a qualquer um. Como já dito, é importante lembrar que Alibaba é um site de venda por atacado, portanto, voltado principalmente para o B2B (business to business).

Vamos agora aos passos necessários para vender através deste site:

  • Registro de uma conta: nesta fase serão solicitadas as informações básicas do perfil, como o endereço de e-mail, o nome do proprietário da conta, o nome da loja online e qual tipo de loja se pretende ter. A escolha em questão é entre vendedor, comprador ou uma conta que seja ambas as coisas;
  • Construir o seu perfil: uma vez lançadas as bases com o passo anterior, é necessário aperfeiçoar a conta. As informações solicitadas durante esta fase são variadas e quase todas relacionadas à empresa. É recomendável que sejam o mais precisas e claras possível. Que tipo de produtos se pretende vender (ou comprar, dependendo da escolha inicial), onde a loja está fisicamente localizada, sua capacidade de produção e exportação e, por fim, o público-alvo, ou seja, a quem se deseja direcionar;
  • Inserir os produtos: a este ponto, finalmente, é necessário preencher a loja com os produtos que decidimos vender. Aqui também, um maior cuidado é aconselhável. Junto com o produto, é bom inserir imagens e descrições precisas. Neste ponto, a maior parte do trabalho estará feita e será possível começar a vender.

Naturalmente, como em muitos outros contextos de trading online e de web marketing, uma boa comunicação é a chave do sucesso. Clareza e simplicidade sempre compensam.

Escolher entre membro gratuito e membro pago

Escolher entre membro gratuito e membro pago

Vimos como em poucos passos é possível começar a vender no Alibaba. Tudo o que resumimos até aqui pode ser realizado confortavelmente com a versão básica e gratuita da conta. O que ainda não vimos, porém, é a diferença que existe entre uma conta gratuita e as membresias pagas oferecidas pelo Alibaba.
Vamos vê-las:

Membresia gratuita

Ao estipular este tipo de conta gratuita, você terá acesso às funcionalidades básicas da plataforma, que incluem a descrição da loja e a inserção de um número de produtos que varia de um mínimo de 5 a um máximo de 50;

Membresia gold

A Membresia Gold do Alibaba, que pode ser encontrada também pelo nome de Fornecedor Gold, é uma forma de adesão (paga) ao site, que disponibiliza para a conta ferramentas mais ricas e completas para promover seus produtos.

Uma vez alcançado esse status (que ocorre após uma verificação interna do site), os vendedores podem exibir o ícone correspondente de Membro Gold, que certifica um padrão de confiabilidade mais alto.

Dentro deste tipo de contrato, é possível escolher entre diversas outras possibilidades:

  1. Pacote básico
  2. Pacote padrão
  3. Pacote premium

Cada um deles é bem ilustrado na seção relativa do blog interno do site Alibaba.

Membresia verificada

Existe também a Membresia Verificada, ou seja, a forma de conta com o valor mais alto. Para alcançar este nível, o perfil da empresa, sua capacidade de produção, seus processos produtivos e seus produtos devem ser inspecionados e avaliados por instituições terceiras, que possam garantir a confiabilidade à Alibaba.

Claramente uma conta que goza deste status alcança o máximo dos benefícios desbloqueáveis do site, como è possível consultar na página dos Fornecedores de Membresia.

Como é composto o Alibaba group

Como é composto o Alibaba group

Alibaba como já dito é um dos mais imponentes sites de e-commerce do mundo, e faz parte do Alibaba Group. Dentro deste grupo existem outras plataformas, sites e portais. Entre estes, por exemplo, é possível encontrar:

  • Aliexpress é muito semelhante ao Alibaba, apenas que se ocupa da venda a varejo em vez de atacado;
  • Alipay é uma plataforma de pagamento online chinesa lançada em 2004. Conceitualmente é muito semelhante a outras realidades como Paypal ou Applepay;
  • Taobao https://world.taobao.com/ é o maior site chinês de compras na internet, e o décimo maior do mundo. Poderia ser facilmente definido como o Ebay da China, com um tráfego de usuários em constante crescimento, que já superou as 500.000 registros (dado de 2017). Favorece especialmente o C2C (cliente para cliente).

Como vimos, o império de Jack Ma è um império em todos os sentidos. A possibilidade de vender no Alibaba è acessível a todos, seja optando por fazer isso com as ferramentas de uma conta simples, ou investindo mais recursos.

Alibaba e amazon em comparação

Alibaba e amazon em comparação

Chegando a este ponto, talvez è útil começar a entender quais diferenças separam Alibaba de seu concorrente mais importante, ou seja, Amazon.

Vamos tentar entender qual dos dois é mais vantajoso e conveniente para aquela empresa, companhia ou simplesmente para aquele vendedor que pretende aproveitar um dos dois gigantes para vender seu produto.

Vender com amazon

A Amazon utiliza predominantemente um modelo de venda direta para seus consumidores (B2C), fornecendo e enviando quase exclusivamente produtos novos. Toda a mercadoria è armazenada em seus gigantescos armazéns.

Isso não exclui o fato de que a Amazon possa colaborar com outros comerciantes e seus produtos. O mecanismo que regula a colaboração entre um vendedor e a Amazon baseia-se em várias formas de taxa, que por sua vez dependem do tipo de relacionamento que se estabelece entre as duas partes.

As possibilidades são entre vender através da Amazon ou vender para a Amazon.

Tendencialmente, no entanto, os custos das taxas ou das várias formas de assinatura e/ou afiliação tendem a ser ligeiramente mais altos em comparação aos da Alibaba.

Uma das maiores vantagens que se pode obter de uma parceria com a Amazon é certamente aquela da visibilidade e da confiança que este colosso desfruta junto aos consumidores e aos mercados nos quais opera.

Vender com Alibaba

O colosso do e-commerce chinês é muito diferente do estadunidense. Colocando-se como intermediário, assemelha-se muito mais ao modelo Ebay ( C2C). De fato, Alibaba è simplesmente um intermediário entre vendedores e consumidores.

Quanto aos custos que um vendedor deve arcar para poder usufruir dos espaços disponibilizados pela Alibaba, a situação... depende.

Se optar por vender no site Alibaba, as comissões podem variar em uma escala de 1% a 5%, o que è ainda mais conveniente do que os 12%-15% de marketplaces análogos europeus.

No Taobao, por outro lado, não há taxas nem comissões. Mas estamos falando de um site onde, na maioria, operam pequenos comerciantes.

No entanto, o Taobao oferece a possibilidade, de forma opcional, de pagar para obter maior visibilidade em relação a outros vendedores. Em outras palavras, os produtos daqueles que investem nesse sistema aparecem primeiro nas páginas de busca.

Alibaba é senz'altro piú conveniente, e sebbene nell'immaginario collettivo goze talvez de menor confiança em relação à Amazon, se esforça muito para não ficar atrás. Basti pensar no Alipay, que além de ser um portal de pagamento de referência na China, oferece um bom nível de proteção aos seus clientes.

É mais conveniente vender no Alibaba ou na amazon?

É mais conveniente vender no Alibaba ou na amazon?

Alibaba é um ótimo e-commerce para ter saídas comerciais em toda a China e em grande parte do restante do Oriente. Isso, porém, não exclui as demais partes do mundo.

Se por um lado usar o Alibaba tem custos realmente irrisórios, é preciso levar em conta elementos como tempos de envio muito longos.

Por outro lado, a Amazon tem uma infraestrutura de armazéns e rede de envios que tornam possível entregar a mercadoria em pouquíssimo tempo.

A vezes até um único dia, se você está inscrito no programa Amazon Prime. Sua operação é entretanto fortemente limitada à Europa e aos Estados Unidos.

A resposta a esta pergunta, portanto, não pode ser clara, pois depende principalmente do tipo de produto que se pretende vender e para quem se pretende vendê-lo.

Potencialize seu negócio de vendas com Framework360

Potencialize seu negócio de vendas com Framework360

Framework360 é a plataforma italiana inovadora e mais completa que você pode encontrar quando o assunto é marketing digital.

Graças a ela, você poderá potencializar seu negócio de vendas, de forma simples e eficaz.

Primeiro, você poderá registrar um ambiente seu e criar assim seu espaço pessoal online, que poderá configurar e gerenciar autonomamente; e sempre através da plataforma, você também terá a possibilidade de instalar um plugin específico para integração com Alibaba. Isso permitirá que você importe na plataforma, no seu ambiente, todas as informações e serviços relacionados a este marketplace.

Também sugerimos que você aproveite um plugin adicional, entre os numerosos do Framework360, específico para e-commerce. Com ele, na verdade, você poderá criar, configurar e gerenciar uma seção de e-commerce em seu site. Desta forma, você terá à disposição um site autônomo de vendas online, desvinculado de qualquer vínculo, condição e taxa relacionadas aos grandes marketplaces de e-commerce, como o próprio Alibaba.

Portanto, è sempre melhor poder contar com a base de um site autônomo de vendas, que poderá ser consequentemente enriquecido, no nosso caso, através de uma associação com Alibaba, importando nosso catálogo de produtos via CSV.

Isso e muito mais para potencializar seu negócio online com Framework360 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.