Como vender videogames online

Como vender videogames online

Abrir uma loja online de videogames significa entrar em um mercado particularmente amplo e rico em competidores, mas ao mesmo tempo muito lucrativo, dada a sua recente expansão, e seu contínuo crescimento que não dá sinais de diminuir. Na web, fala-se e observa-se cada vez mais sobre tudo o que gira em torno do mundo dos games.

Esse será, portanto, o seu objetivo como empreendedor no setor: abrir um e-commerce de games.

A seguir, veremos os aspectos principais nos quais focar nossa atenção e recursos, bem como as etapas para a criação e configuração do seu próprio site de e-commerce sob medida, tudo graças à plataforma Framework360, como veremos melhor a seguir.

Estude uma marca e um plano de negócios

Estude uma marca e um plano de negócios

Para construir uma atividade de sucesso, não bastará criar simplesmente uma loja online de videogames, mas será necessário desenvolver uma marca verdadeira em torno da atividade, de modo a favorecer uma comunicação perfeita e um desenvolvimento concreto. 

Como empresa, você deverá pensar, portanto, através de um plano de negócios, que servirá de guia para o que serão as despesas, as receitas, os eventuais investimentos, e as estratégias a serem adotadas na venda.

Nele estarão, portanto, compreendidas despesas para eventuais campanhas de patrocínio ou até mesmo colaborações, mas falaremos melhor sobre isso mais adiante.

O produto

O produto

Primeiramente, será necessário definir qual será o catálogo da loja, portanto especializar a pesquisa sobre quais produtos vocês têm intenção de vender (videogames para nintendo, playstation, consoles portáteis, e assim por diante) 

Obviamente, ao operar em um setor desse tipo, como em muitos outros, vocês deverão comprar seus produtos no atacado, para maximizar os lucros mantendo-se competitivos. 

Recomendamos que você fique atualizado sobre o mercado e os novos lançamentos, tentando não deixar faltar no catálogo os produtos mais solicitados, mas ao mesmo tempo também dedicar uma seção da loja, até mesmo a videogames usados ou de época, se possível, uma vez que peças de antiquário ou até mesmo importados na língua original, caso sejam encontrados sem muitas dificuldades, só agradariam aquele amplo público de colecionadores.

Além disso, recomendamos que você enriqueça sua atividade por meio de oportunidades de troca do usado, constituindo um incentivo adicional para os clientes.

O público

O público

A esse respeito, sugerimos que você faça investigações sobre a concorrência, e principalmente sobre quem será o público-alvo do seu nicho de mercado.

Esse será um trabalho que deverá ser feito quase simultaneamente ao relacionado ao catálogo de produtos, pois, definindo o alvo se foca no produto, e vice-versa.

Explore as redes sociais e as colaborações

Explore as redes sociais e as colaborações

Especialmente para um setor como o de jogos, as redes sociais são de vital importância para uma atividade de venda online.

Criar, portanto, um perfil nas plataformas mais utilizadas pelo público jovem, como Instagram e TikTok, mostrando sua atividade e seus produtos disponíveis, interagindo principalmente com o público, favorecendo o desenvolvimento de uma comunidade.

Além disso, sendo o gaming um setor profissional em constante e recente crescimento, sugerimos que você não subestime as potencialidades que pode ter uma colaboração com criadores de conteúdo.

Por exemplo, você poderá oferecer uma colaboração sob compensação, estabelecida e acordada por você, com um criador de conteúdo, que apresentará sua atividade, junto a um código de desconto ou cupom associado a ele, para ser utilizado em seu ponto de venda online.

Isso não fará nada além de incentivar a comunidade do criador a se tornar seus clientes, e talvez no futuro parte da sua comunidade de compradores.

Onde vender

Onde vender

Para vender videogames online, você terá muitas opções, dependendo do seu objetivo de venda:

  • Venda usada: para vender videogames usados, você pode contar com as grandes plataformas de usados, como eBay, Subito, Wallapop e eventualmente também Vinted, plataforma que ultimamente tem abraçado cada vez mais categorias de produtos, ou plataformas de nicho como Momox.

  • Venda nova: caso você esteja interessado em vender o novo, além de contar com grandes marketplaces como Amazon, nosso conselho é que você estruture um e-commerce pessoal, autônomo e sob medida, totalmente gerido por você.

Não se preocupe, a esse respeito o Framework360 estará à sua disposição, vamos ver como.

Vender com o Framework360

Vender com o Framework360

Framework360 é a primeira plataforma completa de marketing digital, que te ajudará a criar e gerenciar, através de diversas telas e janelas intuitivas, seu site pessoal de e-commerce com total autonomia na escolha.

Isso de fato te dará a possibilidade de acessar uma seção de personalização com todas as ferramentas para configurar o seu site pessoal.

Após se registrar confortavelmente no seguinte link e ter criado, portanto, o seu ambiente, você estará pronto para começar.

Vamos ver agora como fazer.

Depois de criar uma conta e registrar o seu ambiente, você terá a possibilidade de instalar um plugin específico para e-commerce entre os numerosos oferecidos pela plataforma, e começar a personalizar e gerenciar as preferências do seu site de maneira simples e intuitiva graças ao menu de navegação à esquerda.

Para saber mais detalhadamente todos os passos para a criação de um site de e-commerce, convidamos você a consultar nosso breve guia já presente em nosso blog:

 — Como abrir um site de e-commerce com Framework360

Por enquanto, vamos explorar algumas funcionalidades que podem nos servir imediatamente para configurar nosso negócio de vendas online.

Inserir os artigos à venda

Depois de instalar o plugin, inserir os artigos será muito simples graças à seção dedicada. 

Na parte esquerda da tela, será possível encontrar a referida seção como na imagem, onde poderão ser adicionados os produtos com o botão apropriado.

Uma vez feito isso, estaremos na página propriamente dita, pronta para receber todas as informações que queremos correlacionar ao nosso artigo: da imagem ao nome em si, do preço à disponibilidade em estoque e à descrição (disponível de maneira mais ou menos detalhada). 

As configurações, como pode ver, são numerosas e nos oferecem a possibilidade de configurar uma loja variada e detalhada, tanto em relação às informações básicas quanto às mais específicas e eventuais promoções e produtos com desconto.

Para retomar o assunto das colaborações com criadores, sugerimos que você dê uma olhada também na seguinte função, disponível na plataforma, através da qual poderá oferecer um serviço sob medida para o cliente.

Cupons e códigos de desconto

Para o que diz respeito à parte de marketing, pode ser útil a ferramenta “Cupom”, para incentivar a venda dos produtos com descontos.

O uso é muito simples, clicando em “Configurações” e posteriormente em “Venda” você poderá acessar a tela que nos interessa e adicionar um cupom com o botão apropriado.

A partir daqui, basta seguir as seções preenchíveis, determinar as condições de uso, como na imagem de exemplo, e criar assim o cupom com seu respectivo código.

Agora que vimos também algumas das funcionalidades mais úteis e imediatas da plataforma, vocês estarão prontos para estudar bem o seu plano de negócios e abrir o seu novo site de e-commerce de jogos e produtos relacionados a videogames,

Boa sorte!

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.