Neste tutorial, veremos como configurar a cobrança em um site construído com o Framework360. O pagamento na entrega é o método de pagamento que permite aos clientes pagarem um pedido feito pela internet na entrega do pacote.
Passo 1: Acesse a seção “Pagamentos”
Primeiramente, dirijamo-nos à opção “Pagamentos”, presente na barra lateral à esquerda do nosso ambiente, seguindo os seguintes passos:
Configurações > Venda > Pagamentos
Passo 2: Vamos configurar o método de pagamento “Cobrança”
Dentro da seção de pagamentos, encontraremos duas abas: “Pagamentos offline” e “Pagamentos Web”. Vamos até a aba “Pagamentos Web”, onde estarão presentes diferentes metodologias de pagamento, role para baixo até chegar ao método de pagamento “Contrassegno”.
A este ponto, clique na opção “Ativar Contrassegno”.
Uma vez ativada a cobrança, dentro da seção de edição que se abrirá sob o título “Ativar Cobrança”, poderemos modificar algumas configurações relacionadas a este método de pagamento. Podemos mudar o nome, por exemplo, podemos chamá-lo "Pagamento na entrega". Podemos adicionar uma descrição opcional que o cliente visualizará durante a compra. Podemos habilitar esse tipo de pagamento para determinados métodos de envio.
Além disso, dentro do item “Aplica Custo” temos a possibilidade de definir o preço a ser cobrado pelo pagamento na cobrança, o qual pode ser um preço fixo ou uma porcentagem do valor do produto vendido, geralmente utiliza-se um valor fixo que varia de 2 a 4 euros. À direita do item “Aplica Custo” encontraremos o item “Aplica Alíquota ao Aumento” onde podemos decidir qual tipo de alíquota deve ser a alíquota aplicada ao pagamento na entrega entre aquelas que configuramos no sistema (se você quiser saber como gerenciar as alíquotas com Framework360 pode consultar o tutorial dedicado clicando aqui); geralmente recomenda-se deixar a configuração padrão, ou seja, “Usar configurações Padrão”. Por último, dentro da seção "Tornar gratuito para os seguintes métodos de envio", podemos decidir para quais métodos de envio, para os quais configuramos a cobrança na entrega, este último deverá ser gratuito.
Uma vez completada a configuração das definições, clique no botão verde no canto superior direito “Salvar” para habilitar o método de pagamento.
Como gerenciar os pedidos com a cobrança na entrega
Neste ponto, caso o cliente prossiga para o checkout e selecione um dos métodos de envio para os quais é previsto o pagamento na entrega, ele encontrará entre as várias opções de pagamento também este último.
Uma vez feito o pedido, teremos a possibilidade de gerenciá-lo acessando a seção “Vendas”, presente dentro da sidebar à esquerda do nosso ambiente. Clicando no pedido, teremos a possibilidade de visualizar seus detalhes, como o nome do cliente, o produto adquirido, o método de envio e o método de pagamento.
Se o pedido è foi realizado com pagamento na entrega, podemos alterar o estado do pagamento para “Recebido” uma vez que a remessa è tenha sido concluída e tenhamos recebido o pagamento na entrega. Podemos também alterar o estado do pedido para “Enviado” quando o pedido for enviado.
Um conselho que damos quando você recebe pedidos que serão pagos na entrega é ligar para o cliente por telefone para se certificar de que o pacote será retirado, porque acontece frequentemente que, para os pedidos feitos com pagamento na entrega, quem fez o pedido depois não queira retirá-lo. Portanto, para se proteger, é sempre bom fazer uma ligação para o cliente e ter a confirmação de sua vontade de compra.