O que é o estoque não vendido

No âmbito do comércio, fala-se de estoque não vendido em referência a toda aquela mercadoria que, por alguma razão, acaba por ser, de fato, não vendida, diferentemente do que foi programado.

Os setores estatisticamente mais afetados por esse problema são os de vestuário e o alimentício.

Situações desse tipo não são tão raras. Na verdade, é bastante fácil que ocorram.

As razões por trás disso podem ser de vários tipos, embora provavelmente a mais frequente esteja em não conseguir vender toda a mercadoria dentro dos prazos programados.

O que fazer com o estoque não vendido

Dada a ampla difusão dessa situação, ao longo do tempo surgiram uma série de possíveis respostas e soluções com as quais remediar. Aqui estão algumas:

  • Reduzir o preço: uma das estratégias mais comuns nesses casos é a de baixar o preço da mercadoria na tentativa de conseguir vendê-la. Esse cenário é muito mais recorrente em todas aquelas situações em que há um certo prazo. Portanto, para conseguir vender e não acumular estoque não vendido até o prazo em questão, opta-se por baixar os preços;

  • Recorrer a outros canais: para liquidar o estoque não vendido e tentar maximizar as receitas, muitas vezes é possível colocar a mercadoria em canais de venda alternativos. Por exemplo, uma loja de roupas pode optar por vender paralelamente também na internet (seja seu próprio e-commerce ou um site terceiro);

  • Doações: esse tipo de solução se desvia um pouco da tentativa de maximizar as receitas, mas é uma escolha válida e frequentemente adotada. Isso ocorre muito mais frequentemente quando se lida com mercadorias do tipo alimentar, cuja perecibilidade é muito mais rápida em comparação com outros produtos (a comida estraga após um certo período de tempo). A doação, embora não traga receitas reais, é uma boa maneira de valorizar a mercadoria, ao invés de jogá-la fora;

  • Reciclar: essa è uma escolha que funciona apenas com um certo tipo de produto (claramente não o alimentar), e sobretudo é uma escolha compatível na maioria das vezes com aquelas empresas ou produtores mais sensíveis à questão da sustentabilidade. Optando por essa escolha, renuncia-se a uma receita imediata, em prol de um benefício a longo prazo.

O problema do estoque não vendido é muito frequente e afeta muitos setores e vendedores. Como vimos, existem várias soluções para enfrentá-lo; cada vez mais novas soluções podem ser encontradas, especialmente diante de cenários inéditos, como o imposto pelos lockdowns durante a pandemia.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.