No marketing, os insights são uma necessidade não satisfeita do consumidor ou uma oportunidade de consumo que os produtos já colocados no mercado ainda não percebem.
Na prática, um insight consegue ver a situação "de dentro" para depois poder compreendê-la e resolvê-la da melhor forma.
Para uma boa estratégia de marketing, encontrar um bom insight è muito importante para o sucesso da publicidade, pois se consegue descobrir como seu público-alvo se comporta e como pensa. A você só resta trabalhar para satisfazer as necessidades recém-descobertas!
Um insight também define os dados quantitativos, que analisa as visitas em uma página da web, um bom serviço poderia ser Google Analytics;
Os insights têm características diferentes:
- A compreensão das necessidades reais expressas e não expressas pelos consumidores;
- Determina o comportamento de cada indivíduo que compra produtos para uso pessoal;
- Descobre o que há na mente e no coração do cliente;
- É uma boa estratégia de marketing que se estabelece entre uma marca e seu consumidor potencial.
Como identificar um insight
Para identificar um insight é preciso partir de uma análise profunda baseada na observação e intuição de uma necessidade do cliente.
É fundamental saber entrar na mente do consumidor, observando todos os seus passos e acompanhá-lo em um percurso para estar presente no momento em que começa a ter interesse pela sua marca.
Para identificar melhor um insight é fundamental seguir diversos pontos:
- Ouvir: aproveite as redes sociais, as calls to action e as enquetes para entender melhor o que seu público pensa sobre você e o que realmente busca;
- Investigar: Analisar através de estatísticas o comportamento do seu público-alvo;
- Colocar-se no lugar do cliente e fazer diferentes perguntas: o que eu faria se fosse um cliente? O que eu gostaria de ver? O que eu realmente preciso?
Caso de estudo Nestlé: o jantar que você não vê!
Existem muitas maneiras de definir o que é um insight e, acima de tudo, como identificá-lo. No entanto, esse conceito está se tornando fundamental para entrar na mente dos consumidores e representa, além disso, uma poderosa estratégia nas campanhas publicitárias para obter sucesso.
No dezembro de 2016, a Nestlé Espanha utilizou insights para sua campanha de Natal "O jantar que você não vê", tornando-se um assunto em alta. Eles optaram por um vídeo que mostrava um jantar com 4 famílias que se reuniram no Natal para mostrar como se sentia a pessoa que havia cozinhado.
O objetivo è colocar-se no lugar do consumidor e entrar em empatia com eles, observando, ouvindo e investigando qual conexão pode ser estabelecida que vai além do preço ou do produto.
Uma vez entendido o que o consumidor deseja, eles transmitem isso na campanha publicitária para alcançar a mente do usuário.
Poucas marcas conseguem atingir a pessoa através das emoções humanas. O uso de insights como estratégia permite criar uma abordagem para o usuário, fornecendo credibilidade e personalidade à marca, afastando-se das estratégias de preço e concentrando-se na nova era da marca "emotiva".
Em conclusão, esta nova visão psicológica de conexão entre a marca e o consumidor descobre o novo modelo de marca emocional, concentrando-se em "remover" necessidades ocultas e compreender o consumidor como pessoa, afastando-se da ideia do consumidor como objeto material.
Portanto, a marca quis atingir esse público-alvo e lançou uma campanha publicitária onde seus produtos nunca aparecem e trabalhou em um insight onde a marca conseguiu se posicionar no topo durante as festas.
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