O que são os insights

No marketing, os insights são uma necessidade não satisfeita do consumidor ou uma oportunidade de consumo que os produtos já colocados no mercado ainda não percebem. 

Na prática, um insight consegue ver a situação "de dentro" para depois poder compreendê-la e resolvê-la da melhor forma.

Para uma boa estratégia de marketing, encontrar um bom insight è muito importante para o sucesso da publicidade, pois se consegue descobrir como seu público-alvo se comporta e como pensa. A você só resta trabalhar para satisfazer as necessidades recém-descobertas!

Um insight também define os dados quantitativos, que analisa as visitas em uma página da web, um bom serviço poderia ser Google Analytics;

Os insights têm características diferentes:

  • A compreensão das necessidades reais expressas e não expressas pelos consumidores;
  • Determina o comportamento de cada indivíduo que compra produtos para uso pessoal;
  • Descobre o que há na mente e no coração do cliente;
  • É uma boa estratégia de marketing que se estabelece entre uma marca e seu consumidor potencial.

Como identificar um insight

Para identificar um insight é preciso partir de uma análise profunda baseada na observação e intuição de uma necessidade do cliente.

É fundamental saber entrar na mente do consumidor, observando todos os seus passos e acompanhá-lo em um percurso para estar presente no momento em que começa a ter interesse pela sua marca.

Para identificar melhor um insight é fundamental seguir diversos pontos:

  • Ouvir: aproveite as redes sociais, as calls to action e as enquetes para entender melhor o que seu público pensa sobre você e o que realmente busca;
  • Investigar: Analisar através de estatísticas o comportamento do seu público-alvo;
  • Colocar-se no lugar do cliente e fazer diferentes perguntas: o que eu faria se fosse um cliente? O que eu gostaria de ver? O que eu realmente preciso?

Caso de estudo Nestlé: o jantar que você não vê!

Existem muitas maneiras de definir o que é um insight e, acima de tudo, como identificá-lo. No entanto, esse conceito está se tornando fundamental para entrar na mente dos consumidores e representa, além disso, uma poderosa estratégia nas campanhas publicitárias para obter sucesso.

No dezembro de 2016, a Nestlé Espanha utilizou insights para sua campanha de Natal "O jantar que você não vê", tornando-se um assunto em alta. Eles optaram por um vídeo que mostrava um jantar com 4 famílias que se reuniram no Natal para mostrar como se sentia a pessoa que havia cozinhado.

O objetivo è colocar-se no lugar do consumidor e entrar em empatia com eles, observando, ouvindo e investigando qual conexão pode ser estabelecida que vai além do preço ou do produto.

Uma vez entendido o que o consumidor deseja, eles transmitem isso na campanha publicitária para alcançar a mente do usuário.

Poucas marcas conseguem atingir a pessoa através das emoções humanas. O uso de insights como estratégia permite criar uma abordagem para o usuário, fornecendo credibilidade e personalidade à marca, afastando-se das estratégias de preço e concentrando-se na nova era da marca "emotiva".

Em conclusão, esta nova visão psicológica de conexão entre a marca e o consumidor descobre o novo modelo de marca emocional, concentrando-se em "remover" necessidades ocultas e compreender o consumidor como pessoa, afastando-se da ideia do consumidor como objeto material.

Portanto, a marca quis atingir esse público-alvo e lançou uma campanha publicitária onde seus produtos nunca aparecem e trabalhou em um insight onde a marca conseguiu se posicionar no topo durante as festas.

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