O que é a quota de mercado

A quota de mercado é uma porcentagem da receita de vendas da empresa em relação a todo o setor, sendo determinada com base na receita e nas vendas da empresa.

A quota de mercado identifica as dimensões da empresa em relação a todo o restante do mercado e da concorrência.

Fornece informações sobre o líder de mercado (o produtor ou a marca que possui a maior quota de mercado em um setor) com base também na análise temporal que ajuda a entender quais empresas ganham quotas de mercado e quais estão perdendo.

Como se calcula a quota de mercado?

A quota de mercado é calculada dividindo as vendas de um produto pelas vendas totais de um setor em um período específico de tempo.

Três fatores são importantes para o cálculo da quota de mercado:

  • O arco temporal
  • Se a quota é medida com base em um único ou mais produtos
  • Trabalha com o mercado nacional, regional ou mundial

Graças a esses fatores conseguimos ter estatísticas mais específicas e eficazes fornecendo também uma imagem mais clara do setor porque deduz quanto são fortes os concorrentes entre as empresas, conseguindo detectar também as preferências dos consumidores e se estes têm interesse por um produto em vez de outro.

O cálculo da quota de mercado é frequentemente obtido através das receitas, portanto, uma quota elevada não è sempre indicativo de boa rentabilidade.

Portanto, a partir da análise das quotas como um todo podemos deduzir que:

  • Quanto mais forte for o líder, menor será a concorrência;
  • Se houver muitas empresas com quota baixa, haverá um nível mais elevado de concorrência.

A quota de mercado pode ser calculada de duas maneiras diferentes:

  • Pelo valor (Receita da empresa / receita total do mercado); 
  • Por meio de volumes (Unidade vendida pela empresa / Total de unidades vendidas no mercado). 

O crescimento da quota de mercado pode ter um incremento nas vendas através de um ou mais concorrentes, ou através da aquisição de um concorrente e sua quota.

Exemplos de quota de mercado

Este gráfico explica a receita de três empresas no período de referência:

  • Empresa A: 31%;
  • Empresa B: 18%;
  • Empresa C: 51%.

O primeiro passo a ser dado no cálculo da quota de mercado é a escolha da unidade de medida.

A soma das receitas representa o valor do mercado.

Normalmente, o intervalo de tempo para o cálculo da quota de mercado é o ano solar, o cálculo da quota é muito importante porque pode indicar um índice de força e eficácia quando a quota aumenta, portanto pode representar uma estratégia de marketing eficaz. 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.