A quota de mercado é uma porcentagem da receita de vendas da empresa em relação a todo o setor, sendo determinada com base na receita e nas vendas da empresa.
A quota de mercado identifica as dimensões da empresa em relação a todo o restante do mercado e da concorrência.
Fornece informações sobre o líder de mercado (o produtor ou a marca que possui a maior quota de mercado em um setor) com base também na análise temporal que ajuda a entender quais empresas ganham quotas de mercado e quais estão perdendo.
Como se calcula a quota de mercado?
A quota de mercado é calculada dividindo as vendas de um produto pelas vendas totais de um setor em um período específico de tempo.
Três fatores são importantes para o cálculo da quota de mercado:
- O arco temporal
- Se a quota é medida com base em um único ou mais produtos
- Trabalha com o mercado nacional, regional ou mundial
Graças a esses fatores conseguimos ter estatísticas mais específicas e eficazes fornecendo também uma imagem mais clara do setor porque deduz quanto são fortes os concorrentes entre as empresas, conseguindo detectar também as preferências dos consumidores e se estes têm interesse por um produto em vez de outro.
O cálculo da quota de mercado é frequentemente obtido através das receitas, portanto, uma quota elevada não è sempre indicativo de boa rentabilidade.
Portanto, a partir da análise das quotas como um todo podemos deduzir que:
- Quanto mais forte for o líder, menor será a concorrência;
- Se houver muitas empresas com quota baixa, haverá um nível mais elevado de concorrência.
A quota de mercado pode ser calculada de duas maneiras diferentes:
- Pelo valor (Receita da empresa / receita total do mercado);
- Por meio de volumes (Unidade vendida pela empresa / Total de unidades vendidas no mercado).
O crescimento da quota de mercado pode ter um incremento nas vendas através de um ou mais concorrentes, ou através da aquisição de um concorrente e sua quota.
Exemplos de quota de mercado
Este gráfico explica a receita de três empresas no período de referência:
- Empresa A: 31%;
- Empresa B: 18%;
- Empresa C: 51%.
O primeiro passo a ser dado no cálculo da quota de mercado é a escolha da unidade de medida.
A soma das receitas representa o valor do mercado.
Normalmente, o intervalo de tempo para o cálculo da quota de mercado é o ano solar, o cálculo da quota é muito importante porque pode indicar um índice de força e eficácia quando a quota aumenta, portanto pode representar uma estratégia de marketing eficaz.
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