O que é o out of stock

A falta de estoque, também chamada de ruptura de estoque, ocorre quando as reservas de um artigo no armazém ou no ponto de venda se esgotam.

Uma má gestão do estoque causa o risco de uma diminuição nas vendas e na faturação e, se continuar por um longo período, pode trazer danos ao comerciante em relação à sua imagem empresarial e do ponto de vista econômico, causando perda de clientes.

Para evitar essas situações desagradáveis, é muito importante manter no armazém uma reserva de segurança, chamada também de buffer stock, para se proteger caso haja variações na demanda ou ocorra um atraso na entrega da mercadoria.

O que determina a ruptura de estoque?

A ruptura de estoque nem sempre é causada por uma ineficiência do comerciante ou pela gestão do armazém. Muitas vezes, está relacionada às seguintes causas:

  • Aumento repentino da demanda: os pedidos de um determinado artigo aumentam surpreendendo as empresas;
  • Previsão errada da demanda: quando as atividades fazem previsões erradas sobre a demanda de um produto por parte de um consumidor e mantêm menos estoques no armazém;
  • incoerência do inventário: a ruptura de estoque é dada também por uma contabilidade errada levada ao inventário, portanto entre os dados do inventário e a efetiva presença de mercadorias no armazém;
  • Atraso no transporte;
  • Atrasos nas entregas por parte dos fornecedores.

Como evitar a ruptura de estoque?

Em cada ponto de venda e em cada mercado moderno, acontece infelizmente que ocorra a ruptura de estoque. Para obter previsões mais precisas e evitar a ruptura é importante ter sempre em mente que:

  • Em cada previsão de demanda, deve-se prever uma margem de erro;
  • É muito importante conhecer à perfeição o ciclo de vida de cada produto;
  • É necessário planejar as ações necessárias para identificar os picos de solicitações relacionadas à sazonalidade e gerenciá-las com sucesso.

Portanto, para evitar a ruptura de estoque, é importante ter sempre o controle do inventário e ter uma ampla visão das mercadorias em estoque nos armazéns, assim fazendo se consegue minimizar os erros e os desperdícios para um eventual boom de solicitações.

Existem indicadores de atividade que dizem respeito à gestão do inventário e que servem para identificar as negligências presentes nos processos de armazenamento e evitar uma ruptura de estoque. A esse respeito, para ter um monitoramento melhor das reservas é importante saber que:

  • O ponto de reorder (ponto de reordenação): serve para prevenir o esgotamento das reservas sinalizando quando as reservas estão se esgotando;
  • O índice de rotação das reservas: Indica com que frequência as mercadorias entram e saem do armazém e é útil tanto para o cálculo das quantidades de reservas de produtos, quanto da superfície que ocupam;
  • o Buffer stock: È a quantidade de mercadorias que se tem à disposição quando surgem imprevistos inesperados.

A gestão de estoques è um processo fundamental para manter sob controle o material que passa pelo armazém. O objetivo da gestão de estoques è conseguir gerenciar melhor as mercadorias, para não chegar à ruptura e garantir ao consumidor a disponibilidade dos produtos nos pontos de venda.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.