A distribuição comercial è uma ferramenta que permite às empresas levar um produto diretamente do mercado ao comprador final.
Ela, è, é um dos elementos das 4P do mix de marketing e se define como um conjunto de instituições e estratégias de marketing que operam para tornar um produto ou serviço já disponível ao consumidor para uso.
Em essência, a distribuição comercial refere-se às empresas que realizam produtos próprios e toma decisões relativas à escolha dos canais distributivos: ao tipo de intermediários, ao número de níveis de intermediação a serem colocados entre o produtor e o consumidor.
Tipos de distribuição comercial
A escolha do canal distributivo e dos canais de marketing depende dos tipos de produtos e das características que oferecem. Cada canal distributivo se define:
- Direto: quando entre a empresa e o comprador final não há intermediários;
- Curto: quando há apenas um intermediário;
- Longo: quando há mais intermediários.
Além disso, se decidir recorrer a um canal com intermediários, as empresas devem escolher os canais de distribuição mais adequados para alcançar os objetivos estabelecidos.
Portanto, existem diferentes tipologias de distribuição comercial que respondem a qualquer necessidade:
- A distribuição física: responde às questões de transferência de bens dos locais de produção para os locais de consumo. Diz respeito a todas as decisões relativas ao movimento físico dos bens: a escolha dos armazéns e dos pontos de venda, a quantidade de estoques a serem mantidos em armazém. Através da distribuição física, a empresa busca fazer notar continuamente a presença do produto no mercado;
- A distribuição intensiva: torna o produto disponível no maior número possível de pontos de venda. Esse tipo, geralmente, é escolhido para produtos alimentícios;
- A distribuição exclusiva: prevê a utilização de um único intermediário para cada área geográfica, sendo escolhida para produtos como automóveis, joias, roupas de alta moda;
- A distribuição seletiva: ocorre quando uma empresa seleciona algumas lojas de varejo em uma área geográfica específica para confiar a elas a venda de seus produtos. Esse tipo de distribuição é utilizado principalmente para produtos dos quais é necessário utilizar pontos de venda que ofereçam um nível adequado de serviço.
A rapidez de entrega, somada a um produto de qualidade, pode ser uma vantagem para a empresa que opera as estratégias de distribuição comercial para encontrar um equilíbrio ideal entre a qualidade do serviço e uso imediato.
Importante! A empresa deve ter os estoques necessários para atender a qualquer tipo de biossegurança e solicitação de um consumidor. Quando uma empresa não tem estoques adequados, ocorre o out of stock (ou seja, a ruptura de estoque).
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.