A marca comercial, também chamada de private label, é uma expressão usada para indicar aqueles produtos que têm o nome da cadeia de distribuição ou diretamente do supermercado que os coloca à venda.
É uma nuance que retoma o conceito de dealers brand, com alguns pequenos detalhes que o diferenciam.
Os produtos private label, com o passar do tempo, ganharam espaço ocupando o lugar dos produtos de marca. Podem ser definidos como produtos a marca comercial:
- Marcas bandeira: quando o produto se associa à marca do distribuidor;
- Contramarcas: as marcas de fantasia, que não estão associadas à marca do distribuidor, mas são vendidas apenas em suas lojas, por exemplo selex;
- Marcas genéricas: as marcas do distribuidor que são caracterizadas por uma boa relação qualidade-preço;
- Preços baixos: produtos que têm um preço acessível e que competem com os dos supermercados.
Oferecer produtos que têm a marca da mesma fabricante, pode levar a uma produção de bens a baixo custo e, portanto, à venda de produtos com preços acessíveis.
Dessa forma, o preço final de venda representa o valor real do produto, não dependendo assim de outros fatores, como: investimentos publicitários, custos de distribuição.
Atenção! Um produto com custos limitados não deve ser sinônimo de baixa qualidade, pelo contrário, deve oferecer ao consumidor uma relação qualidade-preço constante e coerente.
Por que vender produtos com o seu próprio nome?
Quando se decide colocar no mercado produtos que têm o mesmo nome da cadeia distributiva, há várias razões:
- Custos reduzidos: permitindo obter uma elevada margem de lucro com um mínimo investimento;
- Fortalece a sua imagem: para melhorar o processo de fidelização do cliente (também chamada de customer loyalty);
- Constrói um relacionamento direto com os clientes: aprendendo a conhecer os hábitos de compra e os estilos de vida dos clientes;
Uma vez definidos os produtos de marca própria e os objetivos a serem alcançados, è importante escolher os fornecedores que garantem ao cliente a qualidade do produto.
Quais são as marcas comerciais de marca própria?
As marcas comerciais mais famosas que vendem produtos de marca própria são:
- Esselunga;
- Coop;
- Auchan.
Frequentemente, muitas marcas famosas, já detentoras de marcas muito fortes, decidem produzir também para a GDO.
Alguns exemplos são:
- As torradas Coop: produzidas pela Colussi;
- O Panetone Conad: produzido pela Bauli;
- As Batatas Fritas Esselunga: produzidas pela Amica Chips;
- Os tortellini Carrefour: produzidos por Giovanni Rana.
Muitas vezes, isso é feito por uma conveniência que traz benefícios para ambas as partes, favorecendo tanto o consumidor quanto a empresa distribuidora com um maior posicionamento no mercado.
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