O que é a marca comercial

A marca comercial, também chamada de private label, é uma expressão usada para indicar aqueles produtos que têm o nome da cadeia de distribuição ou diretamente do supermercado que os coloca à venda.

É uma nuance que retoma o conceito de dealers brand, com alguns pequenos detalhes que o diferenciam.

Os produtos private label, com o passar do tempo, ganharam espaço ocupando o lugar dos produtos de marca. Podem ser definidos como produtos a marca comercial:

  • Marcas bandeira: quando o produto se associa à marca do distribuidor;
  • Contramarcas: as marcas de fantasia, que não estão associadas à marca do distribuidor, mas são vendidas apenas em suas lojas, por exemplo selex;
  • Marcas genéricas: as marcas do distribuidor que são caracterizadas por uma boa relação qualidade-preço;
  • Preços baixos: produtos que têm um preço acessível e que competem com os dos supermercados.

Oferecer produtos que têm a marca da mesma fabricante, pode levar a uma produção de bens a baixo custo e, portanto, à venda de produtos com preços acessíveis.

Dessa forma, o preço final de venda representa o valor real do produto, não dependendo assim de outros fatores, como: investimentos publicitários, custos de distribuição.

Atenção! Um produto com custos limitados não deve ser sinônimo de baixa qualidade, pelo contrário, deve oferecer ao consumidor uma relação qualidade-preço constante e coerente.

Por que vender produtos com o seu próprio nome?

Quando se decide colocar no mercado produtos que têm o mesmo nome da cadeia distributiva, há várias razões:

  • Custos reduzidos: permitindo obter uma elevada margem de lucro com um mínimo investimento;
  • Fortalece a sua imagem: para melhorar o processo de fidelização do cliente (também chamada de customer loyalty);
  • Constrói um relacionamento direto com os clientes: aprendendo a conhecer os hábitos de compra e os estilos de vida dos clientes; 

Uma vez definidos os produtos de marca própria e os objetivos a serem alcançados, è importante escolher os fornecedores que garantem ao cliente a qualidade do produto.

Quais são as marcas comerciais de marca própria?

As marcas comerciais mais famosas que vendem produtos de marca própria são:

  • Esselunga;
  • Coop;
  • Auchan.

Frequentemente, muitas marcas famosas, já detentoras de marcas muito fortes, decidem produzir também para a GDO.

Alguns exemplos são:

  • As torradas Coop: produzidas pela Colussi;
  • O Panetone Conad: produzido pela Bauli;
  • As Batatas Fritas Esselunga: produzidas pela Amica Chips;
  • Os tortellini Carrefour: produzidos por Giovanni Rana.

Muitas vezes, isso é feito por uma conveniência que traz benefícios para ambas as partes, favorecendo tanto o consumidor quanto a empresa distribuidora com um maior posicionamento no mercado.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.