No jargão dos negócios, por parceria entende-se a relação de colaboração entre duas ou mais empresas para a realização de projetos comuns. A tipologia de parceria mais comum é a cliente-fornecedor, mas existem muitas outras tipologias de colaboração, contratuais ou societárias, entre empresas ou relações entre concorrentes.
As parcerias se dividem em:
- Parceria vertical: é uma modalidade de parceria entre empresas que não estão no mesmo nível da cadeia de valor e, consequentemente, possuem poder decisório diferente.
- Parceria horizontal: parceria entre empresas do mesmo nível que, operando em setores diferentes, disponibilizam competências e segmentos de clientela. As parcerias horizontais também são conhecidas como redes.
As duas modalidades podem também ser combinadas, neste caso trata-se de parceria mista.
Se entre mais de uma empresa se estabelece uma parceria estratégica e se instaura uma relação tal que todos os atores envolvidos tirem proveito.
Quando a parceria entre as empresas se desenvolve com as ações de marketing mix, fala-se em operações de co-marketing.
O co-marketing é uma forma de colaboração com o objetivo de alcançar metas de marketing comuns ou compatíveis.
As características presentes em uma relação de parceria são fáceis de identificar e são:
- Um desejo comum, que nos negócios é o objetivo que motiva a criação da parceria;
- A capacidade de escuta, de atenção, de concentrar-se nas necessidades do outro, para entender realmente o que cria valor para o parceiro;
- Iniciativa e respeito por regras definidas e compartilhadas. Nos negócios, falar sobre parceria significa saber identificar para o outro parceiro soluções novas ou diferentes e investir para contribuir na criação de um valor maior;
Para ler a longo prazo a parceria, é preciso ter coragem e ser confiante na capacidade do outro de devolver valor ao valor recebido. Não é fácil, mas é possível, tendo essas vantagens específicas:
- Ganhar comissões
- Ter à disposição um atendimento ao cliente dedicado
- Adquirir novos associados, reativar os antigos e manter os habituais
- Receber suporte, recursos, treinamento para o marketing
- Ter a faculdade de dispor de direitos
- Desenvolver negócios em áreas ainda não atendidas
- Reduzir custos
- Aprimorar resultados
- Compartilhar riscos
Como criar uma boa parceria para adquirir clientes?
Para criar uma boa parceria é necessário, antes de tudo, relacionar-se com os seus fornecedores de maneira transparente. Encontrar um parceiro estratégico para a sua atividade que compartilhe objetivos comuns: alvos semelhantes, penetração em novos mercados, aquisição de novos clientes, aumento da visibilidade, aumento do faturamento.
Um parceiro estratégico pode permitir que você utilize sua marca para dar maior visibilidade à sua empresa; em essência, uma parceria estratégica pode acelerar o crescimento da sua atividade.
Uma vez identificado o seu parceiro, procure construir um projeto que possa beneficiar ambas as partes.
Para alcançar esse objetivo, concentre-se nas suas competências principais, promovendo de maneira eficaz a sua empresa e a do seu parceiro. Uma vez identificado o parceiro e a estratégia, busque o acordo mais favorável com o seu parceiro e inicie a parceria. Uma vez iniciada, nunca deve faltar a comunicação constante entre os colegas.
Casos de estudo:
TRABALHAR EM PARCERIA: BARILLA
È um caso de estudo de parceria que teve muito sucesso como grupo, de fato hoje è líder mundial no mercado de massas e molhos prontos na Europa continental, produtos de padaria na Itália e pães crocantes nos Países Escandinavos.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.