O que é a penetração de mercado

A penetração de mercado é uma estratégia que implica a venda de produtos ou serviços em um contexto estratégico já existente para obter uma maior quota de mercado (a porcentagem de um segmento de mercado).

Esta estratégia agressiva desenvolve um nicho de mercado já existente e pode ser definida como a porcentagem de pessoas no alvo que comprou uma marca específica ou uma categoria de produtos.

Os meios usados para a penetração de mercado são:

  • Os preços competitivos
  • A utilização de sistemas de recompensa, pontos de fidelidade ou descontos
  • O desenvolvimento de uma nova estratégia de marketing para atrair mais clientes
  • Comprar uma empresa concorrente (nos mercados maduros) para expandir a quota de mercado

Penetração de mercado, desenvolvimento de mercado e desenvolvimento do produto, unidos estabelecem o crescimento do mercado para uma empresa. No geral, eles refletem os produtos atuais nos mercados atuais e produtos presentes em novos mercados, incluindo o desenvolvimento de novos produtos para os mercados já existentes.

Atenção! Quando se fazem mudanças, é preciso ter cuidado para não alterar drasticamente os aspectos da marca com seus conteúdos. O cliente pode não reconhecer mais a marca e, portanto, desconfiar do uso do produto, optando por marcas concorrentes.

Como compreender a influência da publicidade no mercado?

Poucos passos são suficientes para compreender a influência da publicidade no mercado:

Passo 1 Identificar os dados demográficos mais adequados a um produto: a localização é muito importante. Se uma empresa opera em nível nacional, a totalidade do país deve alcançar o maior número de pessoas. Quanto menor for a área, mais específica pode ser a população dentro do país.

Passo 2 Entender os concorrentes na penetração do mercado: com base na penetração que outros produtos alcançaram, pode-se calcular o número atingido pelos dados demográficos multiplicando o número total da porcentagem dos produtos.

Passo.3 Calcular o número de clientes que uma empresa precisa vender: para obter lucro.

A penetração de mercado é uma ferramenta para compreender os potenciais ganhos de um negócio e è parte integrante do cálculo de um modelo de negócios de recursos.

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