O que é a taxa de cliques?

O Click-Through Rate è um fator fundamental para entender a eficácia de uma campanha de web advertising.

Especificamente, indica a relação entre o número de vezes que o banner, ou o anúncio publicitário, é visto pelos usuários e os cliques nele.

Em média, o Click-Through Rate das campanhas (Facebook mas não só) è muito baixo e superar 1% de um projeto de web advertising è um ótimo ponto de partida.

Quando seu banner é visualizado por um usuário, cria-se uma estatística chamada impression delivered.

Quanto maior è o Click-Through Rate, maior è o impacto positivo na campanha que será escalável e eficaz.

Características do Click-Through Rate

O Click-Through Rate faz parte daqueles indicadores fundamentais para monitorar o bom resultado de uma campanha de web marketing eficaz e rentável.

Além da Taxa de Cliques, encontramos outros indicadores de desempenho:

  • Redemption: é a taxa de resposta em relação aos contatos obtidos; 
  • Taxa de conversão: é aquela técnica específica que determina a porcentagem de visitantes que realizaram a call to action (ou melhor dizendo, o objetivo) da campanha. 

A Taxa de Cliques é um fator que é influenciado principalmente por aqueles aspectos comunicativos e gráficos que compõem a parte criativa dos anúncios na web.

Os principais fatores que podem influenciar o valor do CTR são:

  • Oferta interessante e conveniente;
  • Conteúdo gráfico e textual persuasivo;
  • Estratégia de posicionamento e público-alvo da campanha, estudadas nos mínimos detalhes para incitar à call to action;

Se o Click-Through Rate visa a melhorar o número de cliques na call to action em relação aos aspectos de conteúdo e gráficos da campanha, existem outros termos que, ao contrário, vão ainda mais especificamente na esfera da economicidade da própria campanha e são:

  • CPC: Custo por Clique;
  • CPA: Custo por Aquisição;
  • CPL: Custo por Lead;
  • CPA: Custo por Ação.

Diferença entre Click-Through Rate e Click to Open Rate

Se o click through rate calcula a porcentagem entre os cliques e as impressões, o click to Open Rate se desvia ligeiramente, uma vez que o número de cliques é colocado em relação ao número de pessoas únicas que clicam. Se, portanto, a mesma pessoa clica duas vezes no anúncio, o CTOR não aumentará, enquanto o CTR sim.

O Click Through Rate é um indicador fundamental para entender a evolução de uma campanha web, onde melhorar e com quais ferramentas.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.