O tomador de decisão é um sujeito que em uma empresa tem o poder decisional.
Trata-se de uma pessoa que ocupa uma posição importante em uma empresa, principalmente a nível organizacional.
Tomar uma decisão em um contexto empresarial pode ser um processo longo, desafiador e complexo.
De fato, o tomador de decisão utiliza modalidades específicas de pesquisa e processamento de informações para então executar estratégias decisórias.
Se a responsabilidade por tomar decisões for atribuída a um grupo de indivíduos, fala-se de unidade de tomada de decisão.
Na maioria dos casos, para tomar decisões, é importante raciocinar mesmo quando há incerteza.
Não se pode prever as possíveis alternativas que podem existir no futuro; na verdade, o tomador de decisão consegue apenas estimar as diferentes estratégias que poderiam ser eficazes.
Diferença entre Decision-maker e Opinion-maker
No setor de marketing e comunicação, a empresa è concentrada no decision maker, mas a figura do opinion maker também é muito importante.
Se o decision maker toma decisões sobre estratégias de marketing e sobre a comunicação da mensagem publicitária, o opinion maker è o indivíduo que fornece informações sobre um produto ou serviço específico aos interessados com o objetivo de direcioná-los à compra.
De fato, ele tem um alto potencial relacional e uma boa reputação, porque è capaz de influenciar a opinião pública.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.