O que é o inventário

A definição de inventory diz respeito aos estoques de bens e de materiais que uma empresa tem à disposição.

Esses bens, por sua vez, são utilizados para revenda, produção ou uso.

Para ter uma boa gestão do inventory, é necessário ter uma estrutura destinada a armazém voltada a garantir um bom posicionamento das mercadorias armazenadas.

Gestão do inventory

Para ter uma boa gestão do inventário, é preciso implementar diversas técnicas, ou seja:

  • Garantir o equilíbrio com o lead time;
  • Implementar os custos de gestão do inventário;
  • Gerir melhor os recursos;
  • Prever o que ter à disposição no inventário;
  • Avaliar a eficácia do inventário;
  • Dar visibilidade ao inventário;
  • Gerir a qualidade das mercadorias;
  • Gerir o reabastecimento, as devoluções e os defeitos das mercadorias;
  • Fazer uma previsão precisa da demanda.

Essas precauções levarão a ter um nível de inventory eficaz e ótimo que ajuda a manter um correto sortimento de mercadorias disponíveis, além de manter sob controle os pedidos, o envio e os custos. 

Os investimentos em estoques de uma empresa representam uma parte importante do nível de serviço fornecido ao cliente.

Em particular, quando uma empresa não tem estoques adequados, ocorrem rupturas de estoque.

Isso significa uma consequente perda de clientes e diminuição do faturamento.

A importância do inventory

Ter um inventário eficaz é muito importante por várias razões:

  • Tempo: se houver estoque suficiente, o produtor não precisa encomendar a mercadoria no último momento e o consumidor não espera pelos prazos de entrega;
  • Demanda sazonal: a demanda varia conforme o período, mas os estoques permanecem os mesmos, portanto, há um acúmulo de estoque em previsão do consumo futuro;
  • Incerteza: essencialmente, os estoques são reservas destinadas a atender às incertezas na demanda;
  • Valor: alguns estoques adquirem o valor necessário quando são mantidos por um certo tempo.

    Para concluir, podemos dizer que o inventário é muito importante para alcançar os seus objetivos de venda.

    Compartilhe este artigo nas redes sociais:
    Quer começar a trabalhar com a web?

    Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

    Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

    Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

    Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.