O que é o líder de mercado

Um líder de mercado é o produtor ou a marca que possui a quota de mercado mais alta de um setor específico. 

A quota de mercado, para ser dotada de informações completas, deve ser colocada em relação com outros dados que dizem respeito à concorrência e o mercado.

Em uma empresa, faz-se referência ao brand ou produto que segue o líder através dos volumes de quota de mercado, portanto, nesses casos fala-se de competitor player, que indica a empresa que compete com outra em uma mesma fração de mercado.

Quando se fala de produtos líderes, refere-se aos produtos de marca famosos, que se consolidaram ao longo do tempo associando também uma imagem eficiente e de qualidade . Na GDO (grande distribuição organizada), os produtos líderes são produtos que obtêm uma grande distribuição porque são adquiridos com muita frequência.

Como se tornar líder de mercado?

Partimos do pressuposto que a marketing é uma batalha de conhecimento do mercado e não de produtos.

Na prática, as empresas perceberam que dar uma percepção útil e vencedora da própria empresa inspira confiança ao consumidor e o transforma em cliente.

Portanto, para se tornar líder de mercado é importante posicionar sua marca de modo a superar os concorrentes e aumentar as quotas de mercado.

Para atrair mais clientes, pensa-se em se chocar com mensagens publicitárias contínuas, negligenciando a parte estratégica e importante que serve para se tornar um líder de mercado bem-sucedido. Portanto, para vencer a concorrência é preciso estar ciente de que sua marca deve parecer única e ampla e se posicionar no topo dos outros.

Estudo de caso Barilla: a receita de 2018 aumenta em 3% para 3,48 bilhões

Em 2018 Barilla obteve uma receita de 3.483 milhões de euros, +3% em relação a 2017. Resultados eficazes na categoria de massa a nível global, que permitiram à Barilla confirmar sua liderança mundial. No que diz respeito à categoria produtos de padaria, a Barilla registrou resultados positivos em alguns mercados onde fortaleceu sua posição de líder: Itália, França para pães macios e Países Escandinavos e Europa Central para pães crocantes.

O Grupo Barilla também confirmou o plano de investimentos estabelecido em 2017 (1 bilhão de euros em cinco anos).

Em 2018, por outro lado, foram faturados 6,8% a mais em relação a 2017, com o objetivo de inovar os produtos, aumentar a capacidadeà produtiva e melhorar a eficiência.

Os principais produtos usados em 2018 são principalmente ricos em fibras ou à base de leguminosas com materiais-primas cuidadosamente selecionados.

Na Itália, a Barilla envolveu mais de 5.000 empresas agrícolas através de contratos de cultivo de cadeia, reconhecendo aos agricultores um preço justo e prevendo prêmios de qualidade. 

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.