O que é uma campanha publicitária

A campanha publicitária é um conjunto de anúncios publicitários coordenados.

Estes anúncios são veiculados em um ou mais meios de comunicação pagos.

Com base em uma campanha publicitária, há a criatividade de quem a realiza.

Uma campanha publicitária é mais eficaz em comparação a anúncios não coordenados entre si porque todas as mensagens comunicam uma mesma ideia e visam a um mesmo objetivo.

Tipologias de campanhas publicitárias

A campanha publicitária é dividida em diferentes tipologias com base nos veículos e meios utilizados:

  • Mono-midiática: campanha publicitária veiculada através de um único médio;
  • Múltipla-midiática: campanha publicitária que prevê uma mistura de mídias;
  • Mono-sujeito: ou seja, a repetição de um único anúncio publicitário;
  • Múltiplo-sujeito: utiliza mensagens diferentes interligadas para promover o produto.

Além disso, há a campanha de lançamento que introduz o produto no mercado e cria seu próprio target de referência e aquela de manutenção que permite sustentar um produto em todo o seu ciclo de vida.

Estratégias de uma campanha publicitária

O objetivo de uma campanha publicitária é manter a lembrança do produto a longo prazo.

Projetar uma campanha publicitária não é um trabalho fácil, mas também não é impossível.

Primeiro, organiza-se um briefing, ou seja, uma reunião de todos os criativos, o diretor e o account da agência de publicidade.

O briefing é acordado sobre todos os objetivos a serem alcançados com a campanha publicitária: o orçamento, o target e assim por diante.

Após o briefing, a agência criativa cria e produz a mensagem a ser divulgada e o plano de meios.

O centro de mídia, por sua vez, se encarrega de veicular a mensagem com o meio ou veículo mais adequado com a frequência mais apropriada.

Por fim, avaliam-se as performances de uma campanha e sua eficácia.

Classificação de uma campanha publicitária

A campanha publicitária pode se basear em diferentes métodos:
  • Visual: com o uso de um testemunhal, ou de um elemento visual que se destaca imediatamente aos olhos do consumidor;
  • Auditivo: quando a mesma mensagem é divulgada em mídias diferentes;
  • Slogan: que visa ser facilmente memorizável;
  • Estilo: a linguagem e qual tipo de comunicação é usada para a promoção.

Por fim, é importante analisar o produto e o público que se deseja alcançar, assim como planejar uma estratégia direcionada e eficaz.

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