Nesta guia, vamos ver como você pode criar um cupom de desconto através da plataforma FRAMEWORK360.
Vamos detalhar como podemos criar cupons personalizados que os clientes podem utilizar na fase de compra em nosso e-commerce.
Primeiro, vá até a opção Desconto, partindo da opção Configuração do menu principal do FRAMEWORK360, seguindo os seguintes passos:
Configurações > Venda > Cupom
Uma vez dentro da seção de cupons, crie um novo cupom através do botão que encontraremos no canto superior direito Adicionar.
O que fazer na seção Geral
Uma vez que entramos na tela para a criação de um novo cupom, nos deparamos com três seções:
- Gerais
- Restrições
- Limites
Agora vamos analisar em detalhes para que servem essas seções e como configurá-las da melhor forma.
Na seção Gerais vamos inserir as informações genéricas do nosso cupom.
Primeiramente, vamos inserir o código do nosso cupom.
Em seguida, o software solicitará, através de um menu suspenso como mostrado na figura seguinte, que tipo de cupom queremos criar. Podemos ter:
- Um cupom de desconto em percentual sobre o produto (por exemplo, um desconto de 10%)
- Um cupom de desconto em percentual no carrinho
- Um cupom de desconto fixo no produto (por exemplo, um desconto de 10 euros)
- Um cupom de desconto fixo no carrinho
- Um cupom de desconto percentual a ser aplicado no produto mais barato
- Um cupom de desconto percentual a ser aplicado no produto mais caro.
Por último, na seção Geral , iremos definir o valor do cupom, uma eventual data de expiração do cupom e decidir se aplicamos ou não o frete grátis.
O que fazer na seção Restrições
Na seção restrições poderíamos, de fato, decidir quais devem ser as restrições do nosso cupom.
Com as vozes Limitar por produto e Limitar por categoria poderíamos decidir se queremos limitar o nosso cupom a um produto específico ou a uma categoria de produtos específicos.
Enquanto isso, com as vozes Excluir produto e Excluir categoria, poderíamos decidir quais produtos ou qual categoria de produtos queremos excluir da aplicabilidade do nosso cupom.
Nesta seção também poderíamos decidir se aplicar o código de desconto apenas na compra de um número mínimo de produtos, ou, no momento em que o cliente realiza um valor mínimo de gasto.
FRAMEWORK360 na seção Restrições também nos dá a possibilidade de não permitir o uso do código de desconto acumulando-o a outros códigos de desconto ativos, ou mesmo não permitir o uso do código de desconto em produtos em promoção.
Por último, nesta seção, poderíamos decidir limitar o desconto apenas a determinados clientes dos quais conhecemos o e-mail, neste caso na parte inferior da seção, como mostrado na figura, poderíamos inserir os e-mails aos quais limitar nosso cupom.
O que fazer na seção Limites
Nesta seção podemos decidir através da opção Limites de utilização para cupom quantas vezes nosso cupom poderá ser utilizado.
Enquanto, com a voz Limites de utilização por usuário podemos decidir quantas vezes cada usuário poderá utilizar o cupom.
Estamos lá!
Uma vez configuradas todas as funções do cupom de acordo com nossas necessidades, só nos resta salvar o cupom e utilizá-lo. O cupom pode ser utilizado, por exemplo, em uma campanha de newsletter a ser enviada para uma lista de clientes, ou podemos usá-lo para notificações personalizadas, como aqueles que completam uma compra ou criam um pedido, mas no final não realizam o pagamento, portanto, para todos aqueles pedidos aguardando pagamento.