Enviar as notificações push

Nesta guia, vamos ver como funcionam as notificações push e como enviá-las graças ao Framework360 nos dispositivos dos nossos clientes ou potenciais clientes.

 

O que são notificações push?

As notificações push são as clássicas notificações que aparecem no seu celular enviadas pelos aplicativos instalados no dispositivo; além disso, as notificações push também podem ser enviadas para PCs Windows.

Agora vamos ver em poucos passos simples como criar e utilizar da melhor forma as notificações push.

 

Passo 1: Habilitamos as notificações push

Para habilitar as notificações push, devemos ir à sub-opção do menu principal do Framework360 Preferências Notificações, seguindo os seguintes passos:

Configurações > Notificações Push > Preferências Notificações

Uma vez dentro da tela, precisamos habilitar a opção Solicitar Inscrição ao abrir a página, conforme mostrado na figura:

Dessa forma, na primeira vez que nosso visitante acessar nosso site, aparecerá um popup solicitando que ele permita que nosso site mostre notificações, como destacado na figura:

Uma vez que nosso cliente consente o envio das notificações, ao mesmo tempo na seção do Framework360 Clientes será criada uma ficha de cliente vazia, como vemos no exemplo:

IMPORTANTE!

Estamos falando de um cadastro vazio, pois o cliente não nos deixou nenhum dado… e é exatamente essa a força da notificação push!

Graças à notificação push, nós poderemos contatar nosso cliente mesmo que ele não tenha deixado seus dados para ser contatado.

O cliente poderá ser contatado através de uma notificação que lhe será enviada no momento em que estiver na web, mesmo que não esteja em nosso site!

 

Passo 2: enviar uma notificação push

Vamos ver agora como enviar uma notificação push.

Ao acessar a área Clientes através do menu principal do Framework360 dentro da lista de cadastro de clientes, como vimos anteriormente, encontraremos também todos os clientes que clicaram em Permitir o envio de notificações push quando eles acessarem nosso site.

Para enviar uma notificação push, devemos clicar no cadastro do cliente que nos interessa e em seguida clicar em Enviar Notificação Push como mostrado na figura:

Uma vez clicado, aparecerá uma tela que nos permitirá personalizar nossa notificação inserindo:

  1. O título da notificação
  2. O link de destino para o qual o potencial cliente será redirecionado uma vez clicado na notificação
  3. A mensagem presente na notificação.

Uma vez configurada a notificação, clicaremos em Enviar e ao nosso potencial cliente aparecerá uma notificação como aquela ilustrada a título exemplificativo na imagem seguinte:

 

Passo 3: integração das notificações push com o módulo Marketing

Para otimizar a utilização das notificações push e não criar individualmente cada notificação a ser enviada aos potenciais clientes, poderíamos criar campanhas, através do módulo Marketing, que têm como objetivo o envio de uma notificação push.

Para criar uma nova campanha, devemos nos dirigir à subopção do menu principal do Framework360 Campanhas seguindo os seguintes passos:

Marketing > Campanhas

A este ponto, clicaremos no botão no canto superior direito Criar uma nova campanha e selecionaremos que tipo de campanha criar:

  • Padrão
  • Automação
  • Funil

Selecionando uma campanha padrão na fase de criação, poderemos decidir enviar uma notificação push a nosso gosto para todos aqueles que consentiram em receber as notificações push. Para fazer isso, na fase de criação da campanha, devemos, em primeiro lugar, selecionar como destinatário da campanha a lista chamada Notificações Push como mostrado na figura:

Subsequentemente, uma vez salvo com o botão no canto superior direito Salvar, poderemos decidir o que queremos enviar com nossa campanha, neste ponto selecionaremos a opção Criar notificação push e iremos personalizar nossa notificação de forma semelhante ao que foi visto na etapa anterior.

Etapa 4: integração das notificações push com o módulo Notificações

Por último, também podemos utilizar as notificações push em conjunto com o módulo Notificações.

Através do módulo de notificações poderíamos criar notificações push também ao completar um determinado evento como:

  • O envio de uma mensagem de boas-vindas aos usuários que se registraram no site
  • O envio de uma mensagem de feliz aniversário
  • O envio de um lembrete para os clientes que abandonaram o carrinho
  • O envio de um lembrete para os clientes que ainda não pagaram seu pedido
  • O envio de um lembrete para os clientes que fizeram um pedido
Compartilhe este artigo nas redes sociais:

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.