Nesta guia, vamos ver como funcionam as notificações push e como enviá-las graças ao Framework360 nos dispositivos dos nossos clientes ou potenciais clientes.
O que são notificações push?
As notificações push são as clássicas notificações que aparecem no seu celular enviadas pelos aplicativos instalados no dispositivo; além disso, as notificações push também podem ser enviadas para PCs Windows.
Agora vamos ver em poucos passos simples como criar e utilizar da melhor forma as notificações push.
Passo 1: Habilitamos as notificações push
Para habilitar as notificações push, devemos ir à sub-opção do menu principal do Framework360 Preferências Notificações, seguindo os seguintes passos:
Configurações > Notificações Push > Preferências Notificações
Uma vez dentro da tela, precisamos habilitar a opção Solicitar Inscrição ao abrir a página, conforme mostrado na figura:
Dessa forma, na primeira vez que nosso visitante acessar nosso site, aparecerá um popup solicitando que ele permita que nosso site mostre notificações, como destacado na figura:
Uma vez que nosso cliente consente o envio das notificações, ao mesmo tempo na seção do Framework360 Clientes será criada uma ficha de cliente vazia, como vemos no exemplo:
IMPORTANTE!
Estamos falando de um cadastro vazio, pois o cliente não nos deixou nenhum dado… e é exatamente essa a força da notificação push!
Graças à notificação push, nós poderemos contatar nosso cliente mesmo que ele não tenha deixado seus dados para ser contatado.
O cliente poderá ser contatado através de uma notificação que lhe será enviada no momento em que estiver na web, mesmo que não esteja em nosso site!
Passo 2: enviar uma notificação push
Vamos ver agora como enviar uma notificação push.
Ao acessar a área Clientes através do menu principal do Framework360 dentro da lista de cadastro de clientes, como vimos anteriormente, encontraremos também todos os clientes que clicaram em Permitir o envio de notificações push quando eles acessarem nosso site.
Para enviar uma notificação push, devemos clicar no cadastro do cliente que nos interessa e em seguida clicar em Enviar Notificação Push como mostrado na figura:
Uma vez clicado, aparecerá uma tela que nos permitirá personalizar nossa notificação inserindo:
- O título da notificação
- O link de destino para o qual o potencial cliente será redirecionado uma vez clicado na notificação
- A mensagem presente na notificação.
Uma vez configurada a notificação, clicaremos em Enviar e ao nosso potencial cliente aparecerá uma notificação como aquela ilustrada a título exemplificativo na imagem seguinte:
Passo 3: integração das notificações push com o módulo Marketing
Para otimizar a utilização das notificações push e não criar individualmente cada notificação a ser enviada aos potenciais clientes, poderíamos criar campanhas, através do módulo Marketing, que têm como objetivo o envio de uma notificação push.
Para criar uma nova campanha, devemos nos dirigir à subopção do menu principal do Framework360 Campanhas seguindo os seguintes passos:
Marketing > Campanhas
A este ponto, clicaremos no botão no canto superior direito Criar uma nova campanha e selecionaremos que tipo de campanha criar:
- Padrão
- Automação
- Funil
Selecionando uma campanha padrão na fase de criação, poderemos decidir enviar uma notificação push a nosso gosto para todos aqueles que consentiram em receber as notificações push. Para fazer isso, na fase de criação da campanha, devemos, em primeiro lugar, selecionar como destinatário da campanha a lista chamada Notificações Push como mostrado na figura:
Subsequentemente, uma vez salvo com o botão no canto superior direito Salvar, poderemos decidir o que queremos enviar com nossa campanha, neste ponto selecionaremos a opção Criar notificação push e iremos personalizar nossa notificação de forma semelhante ao que foi visto na etapa anterior.
Etapa 4: integração das notificações push com o módulo Notificações
Por último, também podemos utilizar as notificações push em conjunto com o módulo Notificações.
Através do módulo de notificações poderíamos criar notificações push também ao completar um determinado evento como:
- O envio de uma mensagem de boas-vindas aos usuários que se registraram no site
- O envio de uma mensagem de feliz aniversário
- O envio de um lembrete para os clientes que abandonaram o carrinho
- O envio de um lembrete para os clientes que ainda não pagaram seu pedido
- O envio de um lembrete para os clientes que fizeram um pedido