O marketing outbound engloba dentro de sé os principais métodos de promoção dos produtos, definidos como tradicionais.
Por marketing outbound entende-se, portanto, aquele marketing agressivo que prevê uma ação direta por parte da empresa e que tenta convencer o usuário a comprar um produto ou um serviço. Por essa razão, é também definido como interruption marketing porque interrompe a ação do usuário que é persuadido à compra.
O marketing inbound também se enquadra no chamado push marketing, aquela estratégia de venda que baseia sua força nas ações diretas, direcionadas aos clientes.
Tipologias e características do marketing outbound
São exemplos de marketing outbound:
- Os anúncios televisivos e radiofônicos.
- Os pop-ups dos sites.
- A sinalização e todas as formas de publicidade gráfica tradicional.
- O e-mail marketing a frio, ou seja, aquele que não prevê o uso de listas já filtradas.
Diferença entre inbound marketing e outbound marketing
Já falamos sobre inbound marketing e a diferença substancial está na ação da empresa. No inbound marketing, a empresa busca interceptar uma necessidade latente ou expressa do usuário, através dos modernos canais de comunicação como Facebook e Google ADS, ou por meio da geração de conteúdos interessantes (um blog).
O outbound marketing, por sua vez, tenta despertar o desejo e a necessidade do nada para levar o usuário que "fazia outra coisa" à compra.
O marketing outbound é uma excelente ferramenta para pequenos projetos e, como mencionado no artigo sobre marketing inbound, é um tipo de marketing complementar ao outro. Juntos, com equilíbrio, conseguem gerar promoções completas e coerentes com a empresa.
Em definitiva, o marketing inbound é uma forma menos segmentada de marketing promocional útil em casos de prazos curtos, projetos locais e a necessidade de obter resultados tangíveis em pouco tempo.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.