A agência publicitária é uma empresa que oferece diversos serviços relacionados ao planejamento, à gestão e à avaliação das campanhas publicitárias.
Além disso, oferece serviços de consultoria para a comunicação da mensagem, sobre como melhorar a imagem corporativa e à imagem das empresas clientes e suas marcas.
A agência publicitária se divide em duas diferentes tipologias:
- Agência criativa: que cuida de todas as atividades de criação, planejamento, produção e posicionamento de campanhas publicitárias;
- Centro de mídia: onde as empresas planejam a publicidade nos vários meios disponíveis, incluindo: impressos, televisão, rádio, internet.
De quem è composta a agência publicitária
A agência publicitária se divide em 5 departamentos operacionais: Account, Criativo, Mídia, Produção e Administração:
- Departamento de conta: gerencia o orçamento e os relacionamentos com o cliente. Além disso, organiza o brief (documento que expõe os resultados de uma pesquisa de marketing e indica os objetivos de uma campanha publicitária.) para o departamento criativo;
- Departamento criativo: é responsável por idealizar a campanha publicitária. No departamento criativo trabalham o copywriter e o art director. O primeiro é responsável por desenvolver os textos de uma publicidadeà, o segundo cuida da imagem da campanha;
- Departamento de mídia: planeja a campanha publicitária nos meios e a negociação com os respectivos editores e concessionárias publicitárias;
- Departamento de produção: cuida dos aspectos técnicos para a realização de uma campanha publicitária;
- Departamento de planejamento: desenvolve os planos de ação para construir as vantagens do seu produto sobre os concorrentes. Estuda as estratégias voltadas a melhorar o posicionamento do produto no mercado;
- Departamento digital: cuidam das estratégias de comunicação e marketing online, realizam sites web, campanhas publicitárias online e cuidam da gestão dos perfis empresariais nas redes sociais.
Para concluir, podemos definir a agência de publicidade versátil, flexível, criativa, onde falta o trabalho em equipe e o ouvir os clientes.
Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.
Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.