O que é a análise de stakeholders

Para conduzir uma análise dos stakeholders, é importante primeiro saber a definição deles.

Os stakeholders são um grupo de pessoas que têm interesse em relação a uma empresa e suas atividades.à

O objetivo deles è dar uma contribuição para o alcance de um objetivo específico da organização.

Em essência, são: os acionistas, os clientes, os funcionários, os fornecedores.

Tipos de stakeholders

Os stakeholders com interesses, expectativas ou direitos semelhantes podem ser divididos em duas categorias:

  • Stakeholders primários: indivíduos dos quais a empresa depende para sua sobrevivência: acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e agências governamentais;
  • Stakeholders secundários: sujeitos que entram em contato com a sociedade por diferentes motivos, como o território onde a empresa opera, as dimensões da empresa e os níveis de emprego garantidos.

O stakeholder pode influenciar a organização de vendas de produtos em uma empresa.

Análise dos stakeholders

A análise dos stakeholders é uma técnica importante usada para a gestão e identificação das necessidades deles.

É utilizada para identificar todos os principais stakeholders que têm interesse no projeto publicitário.

As partes primárias interessadas são aquelas influenciadas positivamente ou negativamente pelo projeto.

O objetivo desta análise é desenvolver uma visão a 360° sobre os temas que mais interessam aos stakeholders.

As técnicas usadas para a análise dos stakeholders são:

Mapeamento dos stakeholders

Após identificar todas as partes interessadas no seu projeto, pode-se mapear os nomes utilizando uma grade de interesse, classificando depois os stakeholders.

Uma vez classificados os stakeholders, pode-se atribuir uma posição para cada um na grade para melhorar as informações visuais.

Modelo de saliência

Outra técnica de análise dos stakeholders é o uso do modelo de saliência, ou seja, um diagrama em que três círculos se intersectam, criando sete regiões dentro e uma oitava região fora dos círculos.

Os três círculos representam:

  • O poder: a capacidade de um stakeholder de influenciar o resultado do projeto;
  • A legitimidade: ou seja, o envolvimento legítimo de um stakeholder no projeto;
  • A urgência: a expectativa de um stakeholder por uma resposta que vem do projeto e da equipe do projeto.

Muito importante!

Em uma análise é importante monitorar eventuais mudanças do estado ou da classificação de um stakeholder.

Como conduzir uma análise dos stakeholders

Existem três passos simples a seguir na análise dos stakeholders:

Identifique quem são os seus stakeholders personas

Comecemos com um brainstorming (debate onde se expõem as várias ideias e se encontra a solução para um problema).

No que diz respeito aos stakeholders, pensa-se em todas as pessoas que influenciam a empresa e têm poder sobre ela.

Certifique-se de identificar os indivíduos stakeholders e que poder exercem sobre a empresa.

Dê prioridade aos seus stakeholders

Uma vez realizada a análise, pode-se ter uma lista das pessoas e organizações que estão interessadas no projeto, como?

Simplesmente mapeando-os.

Por fim, mostra a posição atribuída a cada parte interessada.

Compartilhe este artigo nas redes sociais:
Quer começar a trabalhar com a web?

Você também pode conseguir, só precisa de muito empenho e uma ótima plataforma de marketing e vendas.

Prova grátis por 30 dias. Nenhum cartão de crédito solicitado.

Receber notícias e estratégias setoriais do mundo do marketing digital:

Tranquilo, nunca enviaremos spam e manteremos seus dados seguros.