Para conduzir uma análise dos stakeholders, é importante primeiro saber a definição deles.
Os stakeholders são um grupo de pessoas que têm interesse em relação a uma empresa e suas atividades.à
O objetivo deles è dar uma contribuição para o alcance de um objetivo específico da organização.
Em essência, são: os acionistas, os clientes, os funcionários, os fornecedores.
Tipos de stakeholders
Os stakeholders com interesses, expectativas ou direitos semelhantes podem ser divididos em duas categorias:
- Stakeholders primários: indivíduos dos quais a empresa depende para sua sobrevivência: acionistas, funcionários, clientes, fornecedores e agências governamentais;
- Stakeholders secundários: sujeitos que entram em contato com a sociedade por diferentes motivos, como o território onde a empresa opera, as dimensões da empresa e os níveis de emprego garantidos.
O stakeholder pode influenciar a organização de vendas de produtos em uma empresa.
Análise dos stakeholders
A análise dos stakeholders é uma técnica importante usada para a gestão e identificação das necessidades deles.
É utilizada para identificar todos os principais stakeholders que têm interesse no projeto publicitário.
As partes primárias interessadas são aquelas influenciadas positivamente ou negativamente pelo projeto.
O objetivo desta análise é desenvolver uma visão a 360° sobre os temas que mais interessam aos stakeholders.
As técnicas usadas para a análise dos stakeholders são:
Mapeamento dos stakeholders
Após identificar todas as partes interessadas no seu projeto, pode-se mapear os nomes utilizando uma grade de interesse, classificando depois os stakeholders.
Uma vez classificados os stakeholders, pode-se atribuir uma posição para cada um na grade para melhorar as informações visuais.
Modelo de saliência
Outra técnica de análise dos stakeholders é o uso do modelo de saliência, ou seja, um diagrama em que três círculos se intersectam, criando sete regiões dentro e uma oitava região fora dos círculos.
Os três círculos representam:
- O poder: a capacidade de um stakeholder de influenciar o resultado do projeto;
- A legitimidade: ou seja, o envolvimento legítimo de um stakeholder no projeto;
- A urgência: a expectativa de um stakeholder por uma resposta que vem do projeto e da equipe do projeto.
Muito importante!
Em uma análise é importante monitorar eventuais mudanças do estado ou da classificação de um stakeholder.
Como conduzir uma análise dos stakeholders
Existem três passos simples a seguir na análise dos stakeholders:
Identifique quem são os seus stakeholders personas
Comecemos com um brainstorming (debate onde se expõem as várias ideias e se encontra a solução para um problema).
No que diz respeito aos stakeholders, pensa-se em todas as pessoas que influenciam a empresa e têm poder sobre ela.
Certifique-se de identificar os indivíduos stakeholders e que poder exercem sobre a empresa.
Dê prioridade aos seus stakeholders
Uma vez realizada a análise, pode-se ter uma lista das pessoas e organizações que estão interessadas no projeto, como?
Simplesmente mapeando-os.
Por fim, mostra a posição atribuída a cada parte interessada.
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