A análise SWOT è uma técnica de análise estratégica que é, muitas vezes, usada na área de marketing para entender quais são os pontos fortes e quais são as fraquezas da sua empresa, além de compreender quais são os fatores dos seus concorrentes que podem ser analisados e explorados.
SWOT è um acrônimo para Strengths (pontos fortes), Weaknesses (pontos fracos), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças).
Os dois primeiros valores, portanto, irão analisar os pontos fortes e fracos da empresa (fatores internos), enquanto os últimos dois (as ameaças e as oportunidades) serão provenientes dos concorrentes (fatores externos).
Fases de desenvolvimento da análise SWOT analysis
O posicionamento de uma empresa ou de um único produto está entre os fatores que geram a brand reputation.
A análise SWOT faz parte, de fato, da fase de análise preliminar estratégica de uma empresa ou de uma campanha de marketing voltada, por exemplo, para o lançamento de um novo produto.
Uma empresa, principalmente nova como uma startup, tende a fazer análises preliminares para entrar no mercado com a intenção de entender como se posicionar (ou como posicionar um produto).
Análises como a SWOT são fundamentais para posicionar o próprio produto (ou a empresa) no mercado e, consequentemente, diversificar-se em relação à concorrência.
A análise SWOT nasce da ideia de Albert Humphrey, um conhecido economista norte-americano, que utilizou essa técnica na transição dos anos 60-70 para um projeto da Universidade de Stanford.
Porém, ao entender como fazer uma análise SWOT, aqui estão os pontos fundamentais para a realização:
- Conhecer os objetivos primários da análise.
- Definir os fatores internos.
- Definir os fatores externos.
- Criar uma matriz SWOT.
- Criar um plano estratégico para aplicar os resultados da análise.
Definição dos fatores da análise SWOT
Como mencionado, a análise SWOT destaca um mapa de fatores (externos e internos) que permitem à empresa entender como se posicionar no mercado e, consequentemente, criar uma campanha de marketing eficaz.
Especificamente, os fatores internos que devem ser analisados são definidos como PRIMO-F.
Os valores considerados pelos fatores internos PRIMO-F (pontos fortes e pontos fracos) são:
- Pessoas (alvo)
- Recursos (risorse)
- Inovação e Ideias
- Marketing
- Operações
- Finanças (budget)
Enquanto os fatores externos (ameaças e oportunidades) que devem ser analisados são definidos PEST:
- Política (politica)
- Economia
- Social
- Tecnologia
Exemplos de valores da análise SWOT
Especificamente, vamos ver alguns exemplos dos quatro fatores da análise SWOT:
Pontos Fortes:
- A Identidade da Marca
- Qualidade do produto
- Atendimento (customer care)
- A Reputação da Marca
- Distribuição e logística
- Precificação
- USP: Proposta Única de Venda (o valor único que apenas aquele produto pode trazer consigo)
Pontos fracos:
- Distribuição e logística (pode ser um ponto forte, mas também um ponto fraco)
- Burocracia interna
- Regime fiscal
Oportunidades
As oportunidades de mercado que se entrelaçam entre os pontos fracos dos concorrentes e os pontos fortes da empresa.
Ameaças:
As ameaças podem ser muitas, mas estão sempre ligadas a fatores externos, como uma linha de montagem muito rápida dos concorrentes em comparação com a sua, só para dar um exemplo.
Em definitiva, os dois primeiros pontos da SWOT (fatores internos) poderão ser ativamente modificados pela empresa, enquanto os fatores externos (os últimos dois pontos) estão fora do controle da empresa, mas podem criar um contexto útil para entender como melhorar o próprio marketing.
Como realizar uma matriz SWOT
A matriz SWOT é criada quando os resultados dos fatores internos e externos são colocados em um gráfico e cruzados.
Combinando as várias áreas, chegar-se-á a uma síntese onde poderão ser avaliados os ajustes a serem feitos.
Valorizar, portanto, seus pontos fortes (alguns você pode descobrir apenas após a SWOT), limitar os pontos fracos e manter sob controle os concorrentes tanto em suas falhas (representadas pelas oportunidades para você) quanto nas ameaças (representadas pelos seus pontos fortes).
Fazer uma análise SWOT significa entender onde sua empresa está posicionada no mercado e como melhorar sua presença em todos os canais.
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