O que é a taxa de rejeição

A taxa de rejeição, ou seja, a frequência de rejeição, è a porcentagem de usuários que abandonam um site após poucos segundos.

Uma taxa de rejeição elevada indica que os visitantes que aterrissam no site não estão realmente interessados, ou não encontram o que estão procurando.

Na prática, è uma métrica que diz respeito ao monitoramento do desempenho de um site web.

Para reduzir a taxa de rejeição è importante fazer algumas modificações no site para:

  • obter um aumento de usuários mais em target;
  • obter uma boa organização dos conteúdos para garantir que o usuário encontre o que estava procurando;
  • obter um visual mais atraente.

No Google Analytics, a taxa de rejeição è uma sessão que envia um único pedido ao servidor, ou seja: um usuário abre uma única página no site e sai sem ativar outros pedidos ao servidor durante a sessão.

Como medir a taxa de rejeição

A taxa de rejeição é uma sessão que interessa uma única página do site.

Esta é medida através do chamado “índice de sessões" de uma única página.

Elas são divididas por todas as sessões através da porcentagem em um site, nas quais os usuários visualizam apenas uma página e ativam um único pedido ao servidor Analytics”.

Para ser claro, a taxa de rejeição não mede o tempo que um usuário permanece em uma página, mas sim quando o usuário entra no site, não registra atividade e sai.

Além disso, para entender se a Taxa de Rejeição é muito alta, é importante levar em consideração a natureza e as características do projeto: sites web, blogs e e-commerce têm valores médios de taxa de rejeição diferentes  entre si, que estão ligados aos seus objetivos específicos.

Como reduzir a taxa de rejeição

Existem várias maneiras de reduzir a taxa de rejeição, ou seja:

  • Analise seu conteúdo: revise suas páginas com as maiores taxas de rejeição do ponto de vista de um visitante, para que possa modificá-las e melhorá-las;
  • Ofereça conteúdos adicionais ou chamadas para ação: revise seus conteúdos e procure maneiras eficazes de adicionar links aos conteúdos, como follow-ups ou postagens de blog e artigos relacionados;
  • Reduza o tempo de carregamento: na maioria dos casos, o usuário abandona o site porque ele carrega muito lentamente, tente acelerar o desempenho do site. Ninguém gosta de esperar, certo?
  • Revise a navegação, os pop-ups e as imagens: dê uma olhada em outros elementos nas páginas onde sua taxa de rejeição é alta: pop-ups grandes, imagens que demoram muito para carregar e tente melhorar o site para ter uma taxa de rejeição mais baixa.

Tente se colocar no lugar do visitante e pergunte-se o que poderia ser incômodo ou uma fonte de distração, decepcionante ou fora de lugar? Faça qualquer alteração em seu site para resolver o problema!

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